MARAGOGI: O mar mais hipnotizante do Brasil

Viagem realizada em fevereiro/2020


Maragogi estava na minha wishlist há muuuito tempo! Essa famosa cidade fica no litoral norte de Alagoas, quase na divisa com Pernambuco, e é considerada um dos destinos mais imperdíveis do nordeste brasileiro. A primeira vez que tentei ir pra lá foi em 2013, durante uma viagem à Porto de Galinhas/PE (clique aqui para ver o post desse rolê). Porém, justo na semana em que estava pertinho desse paraíso, a maré estava alta e não rolou o passeio bate-volta. Depois de alguns anos a viagem deu certo! Peguei maré de 0.1! Para quem não sabe, o maior atrativo de Maragogi são as piscinas naturais. Os barcos só saem para os passeios se a maré estiver baixa e isso só acontece em alguns dias do mês. Consultar a tábua de marés é um dos itens mais importantes ao planejar uma viagem para essa região. Anota aí: sem maré baixa não tem passeio. #ficaadica

Por estar no meio do caminho entre Maceió e Recife, tanto faz o aeroporto que seu voo chegará. Mas isso só é válido se você estiver motorizado. Se for depender de transfer ou transporte público, indico chegar por Maceió, pois lá possui muito mais opções de agências receptivas e tem até van na rodoviária que vem direto pra Maragogi (são umas 3h30 de viagem). Os preços também são mais em conta. Fiz a cagada de comprar minha ida por Maceió e a volta por Recife. Quem disse que em Maragogi tem transporte público direto pra Recife? Tem nada, minha gente. Tive que pegar três conduções: duas vans (Maragogi-Peroba, Peroba-Barreiros/PE) + um ônibus (Barreiros-Recife) para chegar ao aeroporto. Deu certo? Deu, mas é um rolê bem cansativo.

A escolha da hospedagem também não foi muito assertiva... Reservei a Pousada Estrela do Mar e não gostei. Ela até tinha uma boa avaliação no Booking.com, mas achei a estrutura e o atendimento bem precários. Tudo era muito informal. O café da manhã foi ok, a limpeza era ótima e o sinal do wifi funcionou perfeitamente durante os quatro dias que fiquei por lá. A localização também era muito boa! Ela ficava bem no centrinho de Maragogi (muito perto dos comércios), na rua de trás da praia principal. Apesar de ter alguns pontos positivos, não me hospedaria lá novamente. O custo-benefício não compensou.

Pousada Estrela do Mar

Me julguem, mas também não gostei do centro de Maragogi. Não rolou uma química, não sei explicar. Acho que esperava mais. Mais charme, mais receptividade, mais estrutura turística... Tudo parecia muito amador. Nem a praia central me agradou. Ela era bonita, mas comum. Infelizmente também tive o desprazer de ver esgoto sendo despejado no mar. Foi bem triste.

Minha ideia inicial era conhecer as praias principais e fazer alguns passeios bate-volta pela região (tipo Praia de Carneiros, Porto de Galinhas...). E quem disse que encontrei agência para fazer esses passeios? Entrei em umas três e nenhuma tinha grupo formado pra me encaixar (e olha que era fevereiro, verão bombando). Só me ofereciam o passeio das piscinas naturais... Enfim, tive que me virar sozinha (e usando transporte público).

Praia central de Maragogi
A praia é bonita, mas bem comum
Será? Acho que não volto não...

É bem fácil se locomover em Maragogi usando transporte público. Lá do centrinho saem duas vans que atendem as praias: Peroba (vai para o norte, passa em Barra Grande e Antunes) e Porto Calvo (vai para o sul, passa em São Bento e Japaratinga), além da que vai para Maceió. É só avisar onde você quer descer que o motorista para exatamente no local. Gostei bastante de usar essas vans. Achei bem funcional!

AMEI a Praia de Antunes! Essa sim é a Maragogi que esperava conhecer (vocês me perdoam, alagoanos?). A cor do mar é linda!!! O mar é tão, mas tão azulzinho que chega a te hipnotizar. Eu não conseguia parar de admirar. É tipo a praia perfeita! Logo que cheguei já vi aquele famoso bar que funciona dentro de um ônibus, o "Bar de Antunes". Achei divertido! Esse pedacinho da praia é onde tem mais infraestrutura, com quiosques, mesinhas e espreguiçadeiras. Mas é só caminhar um pouquinho que a praia vai ficando mais tranquila (em direção ao norte, onde começa a Praia do Xaréu, ou Praia da Bruna). Bem do jeitinho que gosto! Uma das coisas que chamou bastante minha atenção foi a quantidade de cantinhos charmosos pensados estrategicamente para fotografar. Tem redes coloridas, balanços decorados, molduras de coração e estrelinhas, e até cenários montados na areia! Nunca tinha visto isso. Alguns espaços cobram para fotografar, outros são gratuitos.

Tem um bar dentro do ônibus!
Isso sim é Maragogi!
Olha que charme!
Maragogi é cidade mais instagramável do nordeste

A Praia da Barra Grande é a continuação da Praia de Antunes (indo em direção ao sul) e é bem fácil transitar entre elas. O mar é igualmente lindo, mas nessa região a praia é um pouco mais movimentada. Em Barra Grande há uma vila com bastante infraestrutura, por isso o número de banhistas é maior. Também é ali onde se forma (na maré baixa) o famoso Caminho de Moisés. Provavelmente você já deve ter visto fotos desse banco de areia (joga aí no Google se você nunca viu). No dia em que estive em Barra Grande a maré estava começando a baixar, então só vi um pedacinho desse caminho. E deixa eu te falar: ele fica lotado de turistas e bem diferente das fotos do Google. Se você quer curtir o caminho e tirar fotos menos muvucadas, vá beeeem cedo!

Praia de Barra Grande
O "Caminho de Moisés" começando a se formar
Delícias de verão!

O passeio mais tradicional e famoso de Maragogi é o das piscinas naturais. Existem três locais onde esses passeios acontecem: nas galés (em frente ao resort Salinas Maragogi), nas taocas (em frente à praia central de Maragogi) e nas piscinas naturais de Barra Grande (em frente à praia de Barra Grande). O passeio que fiz foi para as taocas e fui com uma lancha indicada pela pousada. O trajeto durou uns vinte minutos e as paisagens do percurso são muito bonitas!

Chegando lá fiquei um pouquinho frustrada. Mais uma vez não era como imaginava (ai, a tal da expectativa de novo, rs)... Primeiro que as piscinas não são tão rasas e eu tenho um pouco de medo do mar. Quando desci da lancha a água estava batendo no meu ombro (e olha que sou alta, tenho 1,70). A maré neste dia estava em 0.1, que é considerada baixíssima, mas para mim estava altíssima, rs. Outra coisa que estranhei foi a quantidade de peixinhos. Não havia muitos, mas sabe o motivo? Os peixinhos ficavam aglomerados ao redor dos fotógrafos, que os atraíam com ração. Sim, existem fotógrafos profissionais que ficam lá nas piscinas oferecendo seus trabalhos. E o que achei mais triste é que dentro da lancha se falou muito na preservação ambiental das piscinas. E quando chego lá vejo peixe sendo alimentado com ração. Que preservação ambiental estranha é essa?

Vista do centro de Maragogi 
Chegando nas piscinas naturais
As piscinas naturais de Maragogi

Outro local que conheci usando transporte público foi Japaratinga, a vizinha de Maragogi. Fiquei apenas na praia central que, neste dia, estava com a maré baixíssima. A praia é bem bonita e super menos povoada do que Maragogi. Foi um passeio bem tranquilo.

Praia de Japaratinga
Barquinho
A maré estava baixíssima neste dia

Acho que criei expectativas demais em relação à Maragogi e talvez por isso minha viagem tenha sido um pouco frustante em alguns momentos. Teve lugares que amei (como a Praia de Antunes) e outros que não gostei tanto assim (como as famosas piscinas naturais e o centrinho). O fato de viajar sem carro também dificultou tudo. Se estivesse motorizada poderia ter me hospedado nas praias mais distantes do centro (que são bem melhores) e certamente seria mais fácil me locomover entre os atrativos, sem depender de agência ou de transporte público. Fiquei quatro dias na cidade, mas acho que quase não aproveitei. Todos os lugares que conheci poderiam ter sido visitados em apenas dois dias. Enfim, às vezes o planejamento não dá certo. E também é bom não criar tantas expectativas, já diziam os sábios. :D


GOSTOU DE MARAGOGI?
Conheça também outras cidades do litoral alagoano, como as praias da Rota dos Milagres e Maceió.

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.