FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO: O Velho Chico deságua aqui

Viagem realizada em agosto/2017


Conhecer o lugar onde o Rio São Francisco deságua foi mais uma das alegrias que a viagem à Aracaju me proporcionou (se você ainda não viu esse post, clique aqui). Depois de percorrer mais de três mil quilômetros e passar por cinco estados brasileiros (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe), o Velho Chico (como é conhecido pelos ribeirinhos) termina ali no mar do nordeste, bem na divisa de Alagoas e Sergipe.

Navegar pelas águas de um rio tão importante e genuinamente brasileiro foi muito emocionante e um dos momentos mais especiais dessa viagem. Esse passeio é vendido na maior parte das agências receptivas lá de Aracaju (também é possível fazê-lo a partir de Maceió). Contratei uma delas, a CrystalTur, e eles foram ótimos em todos os tours que realizei (e olha que foram vários, rs!). De Aracaju até Brejo Grande (local de onde saem os barcos) são cerca de 130 quilômetros, percorridos em menos de duas horas. Assim que desci da van, me surpreendi pela simplicidade do local e das pessoas que moram lá. Pude ver com meus próprios olhos (e sentir com meu próprio coração) como esse rio é importante para os ribeirinhos. Haviam muitas mulheres lavando suas roupas na beira do rio, homens pescando, crianças brincando... É uma realidade bem diferente da minha e foi muito enriquecedor presenciar isso.

Esse passeio é bem típico para turistas (semelhante ao do Cânion Xingó, clique aqui para ler esse relato). Mais uma vez o barco estava cheio, com música alta, muita bagunça e um guia suuuper animado interagindo com os turistas (rolou até concurso de forró). Confesso que esse não é o meu tipo preferido de passeio (e está longe de ser), mas como estava sozinha e sem veículo próprio, essa foi a forma que encontrei de conhecer a região. Que é linda por sinal!

Píer em Brejo Grande
Navegando
Pescadores no rio

Enquanto navegávamos pelo rio, passamos por vários lugares muito bonitos, tanto do lado de Sergipe, como de Alagoas. Vi mangue, casas de ribeirinhos, um pedacinho da cidade de Piaçabuçu/AL... E quando nos aproximamos da foz, surgiram as belíssimas dunas cheias de coqueiros! Ah, e o rio, que até então estava super tranquilo, começou a balançar o barco de tão agitado. Foi muito legal!

Piaçabuçu, em Alagoas
Paisagens do percurso
As dunas branquinhas

O encontro do rio com o mar não é tão perceptível, mas é muito bonito de se ver. O barco atracou em uma prainha deliciosa (do lado de Alagoas) e ficamos aproximadamente uma hora e meia por lá, curtindo rio, mar, dunas e sol, muuuito sol!

Encontro do rio com o mar... s2
Atracamos!
Areia de duas cores

Aí nessa prainha também havia diversas barraquinhas vendendo de tudo um pouco. Tinha artesanato local, petiscos, bebidas e muita cocada! Comprei várias, uma de cada sabor. E eram deliciosas! Recomendo! Enquanto os turistas do barco andavam em bando junto com o guia, aproveitei para caminhar livremente e fotografar bastante. Depois, fui curtir o sol no alto das dunas. Foi um dia delicioso!

Muitas barraquinhas vendendo cocadas, petiscos e artesanatos
Barquinhos
Paisagens

Gostei muito de conhecer a foz do Rio São Francisco. As paisagens naturais são lindas e inquestionáveis (assim como todo litoral do nordeste), mas acho que não foi isso que me chamou a atenção nesse dia... Mais do que contemplar o encontro do rio com o mar, esse passeio me mostrou um pouco da importância do Velho Chico para os ribeirinhos. Eles dependem desse rio para viver e foi muito bonito ver a simplicidade e o carinho deles por esse pedacinho do Brasil. Adorei conhecer esse lugar! O Rio São Francisco ganhou um espação no meu coração... s2


GOSTOU DA FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO?
Conheça outras cidades que visitei durante minha viagem à Sergipe: Aracaju (SE), Canindé de São Francisco (SE), Estância (SE) e Mangue Seco (BA).

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.