BARRA GRANDE: O paraíso pés na areia do Piauí

Viagem realizada em setembro/2019


Taí um lugar que conquistou o meu coração de primeira! Quem acompanha o blog sabe que sou apaixonada por vilarejos "pés na areia". Gosto tanto desse clima tropical e descontraído que até o blog ganhou esse nome! Foi assim com Caraíva (na Bahia), com Jericoacoara (no Ceará) e agora com Barra Grande (no Piauí). Esse vilarejo fica no litoral sul piauiense, em uma cidade chamada Cajueiro da Praia (quase na divisa com o Ceará). Fui conhecê-lo durante minha viagem ao Piauí (clique aqui para ver todos os posts dessa viagem). Chegar até lá foi uma aventura! Rolou avião de São Paulo para Teresina, ônibus até Parnaíba e finalmente outro ônibus até Barra Grande. Ufa! Foi cansativo, mas valeu muito a pena e se precisasse faria tudo novamente!

Escolher uma pousada nesse vilarejo não foi tarefa fácil! Essa praia está cheia de hospedagens MUITO charmosas. Juro que fiquei com vontade de passar um dia em cada lugar. Sério! Depois de pesquisar muito (mas muuuito mesmo), acabei optando pelo Hotel Boutique La Plage. Quando vi as fotos dessa pousada toda branquinha (ela foi inspirada naquelas construções da Grécia) e da piscina m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a, rolou paixão a primeira vista. s2 O La Plage está localizado na rua principal de Barra Grande, bem no centrinho onde ficam os restaurantes. A praia é bem pertinho também, coisa de três minutos caminhando. O hotel é exatamente como nas fotos, perfeito! Minha suíte era muito bem decorada, cheirosa, iluminada, ampla e tinha uma varandinha com vista para a piscina e para a vila. Tudo era de excelente qualidade: os lençóis, as toalhas, os travesseiros e até os amenities do banheiro (pasmem, eram da L'occitane). Minha única objeção foi em relação ao atendimento (achei um pouco frio, nada acolhedor) e ao café da manhã (muito simples em relação ao valor da diária). Mas de resto, foram três dias perfeitos! Ah, no rooftop há um mirante (com vista para a praia) e um restaurante.

Hotel Boutique La Plage
Minha suíte
Banheiro (à esquerda) e varanda (à direita)
Piscina!
Bar da piscina
Vista do rooftop

O vilarejo de Barra Grande é composto por poucas ruas (todas de areia) e tudo é muito pertinho. Na rua principal é onde está concentrada boa parte dos restaurantes, lanchonetes, sorveterias e barzinhos. As construções são muito charmosas e bem decoradas, com aquela pegada rústico-chique, sabe? É muito gostoso caminhar por ali.

Ruas de areia
A igreja da praça principal, onde as vans e os ônibus param

Assim como o vilarejo, a praia de Barra Grande também é uma delícia e super sossegada. Porém, na época do ano em que estive por lá (setembro), o vento estava MUITO forte e era impossível tomar sol deitada na areia. Tudo voava! Canga, areia na cara... rs Acabei pegando sol apenas na piscina do hotel. Esse vento forte é bem característico de Barra Grande e ele atrai diversos praticantes de kitesurf, principalmente entre os meses de agosto a dezembro. O mar fica lotado de velas coloridas e é muito legal sentar na areia e ficar olhando as manobras super radicais que eles fazem no mar. O entardecer em Barra Grande também é um dos momentos mais aguardados do dia! É muito lindo ver o sol se pondo no mar.

Velas colorem o mar e a areia de Barra Grande
Um trecho da praia é reservado aos praticantes de kitesurf (à esquerda) e barquinho na praia (à direita)
Olha esse pôr do sol! Imperdível!

Minha estadia em Barra Grande foi muito tranquila. O único passeio que fiz pela região foi aquele dos cavalos marinhos. Esse passeio é bem tradicional no vilarejo e é feito pela agência Barratur. Eles te buscam na pousada de charrete e te levam até a beira do Rio Camurupim, onde é feito o embarque em uma espécie de canoa. De lá navegamos tranquilamente por algumas áreas de igarapés e manguezais. Nesse trajeto é possível observar diversas aves e caranguejos enooormes! Em um determinado trecho do passeio acontece duas paradas: uma para banho no rio e outra para observar os cavalos marinhos (que são cuidadosamente coletados em potes de vidro pelos guias). Esse passeio é bem tranquilo e dura umas duas horas. Ele é ótimo para ter contato com a natureza e conhecer a fauna e a flora da região.

Paisagens rústicas pelo caminho
Local de embarque no Rio Camurupim
Navegando por igarapés e manguezais
Olha o caranguejo (à esquerda) e o cavalo marinho (à direita)
Minha definição de paz!

Bom, nem preciso dizer que adorei a vibe de Barra Grande, né? Amei o vilarejo pés na areia, a tranquilidade, o estilo rústico (mas ao mesmo tempo sofisticado) das casinhas, a praia, o sol, as flores... enfim, de tudo! Por mim eu voltaria hoje mesmo pra lá. Pena que é um pouco longe de São Paulo, né? :D


GOSTOU DE BARRA GRANDE?
Visite a cidade de Parnaíba também!

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.