ELDORADO: A surreal Caverna do Diabo

Viagem realizada em dezembro/2015


Gente, pára tudo! A Caverna do Diabo é simplesmente fascinante, encantadora, surreal!!! Sério! Parece um universo paralelo, tipo cenário de filme! Seu nome pode assustar um pouquinho, mas relaxe porque essa caverna é coisa de Deus, de tão linda, grandiosa e perfeita! Fomos para lá durante nossa viagem ao Petar (o Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira), onde ficam aquelas famosas cavernas e cachoeiras, no sul do Estado de São Paulo. Na volta para casa, paramos um pouquinho para conhecê-la e adoramos! Ela fica na cidade de Eldorado, que é vizinha de Iporanga, a trezentos quilômetros da capital paulista. O acesso é super fácil, mas só dá para chegar de carro ou com excursão. Infelizmente, não existe nenhuma opção de transporte público. :(

O Parque Estadual Caverna do Diabo foi criado em 1969 e tem mais de 150 mil hectares! Além da Caverna do Diabo (que certamente é o maior atrativo turístico do parque), também há outras opções de atividades para os visitantes, como trilhas para cachoeiras e mirantes, área para piquenique, restaurante, lojinha de produtos artesanais e um centro de visitantes com informações sobre a fauna e a flora da região. Deu para perceber que a infraestrutura é ótima, né?

Entrada do Parque Estadual Caverna do Diabo
Centro de visitantes

Depois de deixar o carro no estacionamento, é preciso andar um pouquinho para chegar na entrada da caverna. Esse trajeto tem aproximadamente quinhentos metros e é super tranquilo e gostoso de ser percorrido. Como estamos dentro de uma área remanescente de Mata Atlântica, há muuuito verde com várias espécies de borboletas e passarinhos. Ah, e até cruzamos um riozinho (o rio das Ostras)!

No final desse percurso, fica uma guarita onde os visitantes são recepcionados pelos monitores ambientais que guiarão toda a visita dentro da caverna. Os pequenos grupos vão sendo formados conforme os turistas vão chegando. Como todo o parque é protegido ecologicamente, há um número restrito de visitantes por dia. A administração recomenda que a visita seja feita, preferencialmente, no período da manhã. Se você chegar mais pro final do dia, pode ser que esse número já tenha sido atingido e aí rola uma viagem perdida e frustrada... :(

Entrada da caverna
Descendo a primeira escadaria
O comecinho da caverna

A Caverna do Diabo tem cerca de seis quilômetros de extensão. Porém, apenas seiscentos metros disso tudo está aberto à visitação, ou seja, 10%. Para auxiliar o acesso foram construídas diversas passarelas e escadas de cimento e madeira, além de um projeto de iluminação artificial bem legal. Toda essa adaptação turística demorou cerca de dois anos para ficar pronta e é graças a ela que conseguimos conhecer mais de perto todos os detalhes e ver a grandiosidade da caverna. A parte mais alta tem 75 metros de altura!

Passarelas auxiliam a visitação
Um dos trechos mais altos da caverna

Durante todo o passeio o guia vai explicando muitas coisas sobre a história da caverna e mostrando detalhes de sua formação, além de contar curiosidades e lendas do lugar. Porém, confesso que não me lembro de quase do que ele falou... rs Há uma infinidade de estalactites, estalagmites, colunas, salões gigantes, formações rochosas de formatos curiosos... É muito doido saber que demorou quase dois milhões de anos para a caverna se formar. E tudo ainda está em constante transformação. É muito surreal mesmo!

Um paraíso de estalactites e estalagmites
A caverna está repleta de formações exóticas

Infelizmente nada do que eu contar por aqui vai relatar ao certo a minha experiência por lá. A Caverna do Diabo é aquele tipo de lugar que você tem que ir pra ver. Adorei conhecê-la e foi um passeio muito enriquecedor. Lá no site oficial deles (o link tá aqui embaixo) tem mais informações sobre os dias e horários de visitação, além do valor da taxa de entrada, detalhes de como chegar... Super indico a todos visitar esse lugar fascinante e muuuito lindo do meu estado! Amei, amei!!! s2


GOSTOU DA CAVERNA DO DIABO?
Visite o Parque Estadual do Alto da Ribeira, mais conhecido como Petar. Tem cavernas, cachoeiras e muitos outros atrativos naturais!

ACESSE TAMBÉM:
www.cavernadodiabo.com.br

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.