CONDE: O melhor do litoral paraibano

Viagem realizada em agosto/2018


Conde fica a apenas trinta quilômetros ao sul de João Pessoa e é dona de algumas das praias mais lindas da Paraíba. Ao contrário da capital (que possui praias completamente urbanas), Conde é mais rústica e selvagem. Esse pedacinho do litoral paraibano é inexplorado e quase deserto. Um verdadeiro paraíso, emoldurado por muuuitos coqueiros e falésias coloridas!

Conheci Conde durante minha viagem à João Pessoa (se você ainda não viu esse post, clique aqui) e fiquei apenas um dia por lá. Contratei o tour Praias da Costa do Conde - Litoral Sul na agência Luck Receptivo. Fiz quatro passeios com essa agência, mas não sei se a contrataria novamente. O atendimento e a qualidade dos guias foram ótimos (ah, e o preço também), mas dependendo do passeio que você contrata, o grupo de turistas é muuuito grande. Sinceramente, este não é o meu tipo de turismo preferido. Nada contra fazer passeios com agências, mas prefiro turistar com grupos menores. Acho bem mais tranquilo e tudo flui com agilidade.

Saímos de João Pessoa bem cedinho e o primeiro local que paramos para conhecer foi uma praça super fofa chamada Doces Tambaba. Esse lugar é muuito charmoso!!! Há diversas casinhas rústicas vendendo doces e artesanatos da região. Também há muitas plaquinhas coloridas, flores e diversos locais para tirar foto. Tudo é muito fotogênico. 

Praça Doces Tambaba
Casinhas super fofas
Olha que charme!

Aí nessa praça contratamos um outro tour chamado Penélope Charmosa. Esse passeio é feito em um carro temático super divertido! O guia é uma figura e a trilha sonora também foi muito boa. Tocou várias vinhetas de desenhos animados antigos! Visitamos três mirantes com vistas espetaculares. O primeiro foi o Castelo da Princesa (onde é possível avistar diversas falésias da Praia de Tambaba), depois o Dedo de Deus (com vista para a Praia de Coqueirinho) e o último tinha vista para outra praia que não me lembro mais o nome, rs. Todos esses mirantes possuem acesso apenas para bugues ou veículos 4x4.

Penélope Charmosa
Estradinha que dá acesso aos mirantes
Castelo da Princesa e a praia de Tambaba
Mirante Dedo de Deus e a praia de Coqueirinho
Mais um mirante!

Nossa segunda parada foi na Praia Bela. Gente, essa praia é lindíssima!!! Fiquei apaixonada pelo trecho onde o rio encontra-se com o mar. É muito bonito mesmo! A estrutura também é ótima! Há diversos restaurantes, sanitários, mesinhas e até caiaques para alugar. Outra coisa que me fez gostar dessa praia é que ela tem muuuito espaço!!! Há diversos trechos mais tranquilos para quem não quer ficar no meio da muvuca dos restaurantes. Enfim, tem espaço e diversão para todos os públicos! Ah, e muuuita paisagem linda para qualquer canto que você olhe.

Praia Bela
Rio e mar em uma mesma praia

A famosa Praia de Tambaba foi outro local que conhecemos e nossa terceira parada do passeio. Tambaba é a primeira praia oficial de nudismo no nordeste brasileiro e por isso é tão conhecida. Ela é dividida em dois trechos: o primeiro pode ser acessado por qualquer pessoa, já o outro é reservado apenas para os naturistas. Fiquei surpresa ao ver que existia uma espécie de "portaria" para entrar nesse segundo trecho da praia. A fiscalização é rigorosa e há algumas normas de acesso (homens desacompanhados de mulheres por exemplo, não entram). Achei isso bastante curioso e interessante! Fiquei apenas na parte "vestida" da praia, que é bem bonita por sinal! Há várias piscinas naturais e um coqueiro super exótico que resolveu nascer em cima de uma pedra.

Praia de Tambaba
Coqueiro exótico (à esquerda) e acesso ao trecho naturista (à direita)
Piscinas naturais

A última parada do dia foi em outra praia belíssima: a Praia de Coqueirinhos. O local faz jus ao nome! Há muuuitos coqueiros espalhados pela orla, o que garante bastante sombra e tranquilidade. A praia é divida naturalmente em dois trechos. O do lado direito possui o mar mais agitado é onde ficam os restaurantes e quiosques. Já o lado direito tem águas bem mais calmas e nenhuma infraestrutura. Claro que minha parte preferida foi essa, né?

Praia de Coqueirinhos
Paisagem cheia de detalhes lindos
Esse trechinho da praia estava semi deserto!

Adorei conhecer esse pedacinho do litoral sul paraibano! Como gosto de praias mais rústicas e selvagens, Conde atendeu perfeitamente às minhas necessidades. Adorei todos os lugares que visitei e super recomendo qualquer um deles. Um dia foi pouco e deixou apenas o gostinho de quero voltar!


GOSTOU DE CONDE?
Visite outras cidades da Paraíba também, como João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Ingá e Cabaceiras.

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.