ITU: Exageradamente bela!

Passeio realizado em abril/2018


Itu fica no interior de São Paulo e é super pertinho da capital, perfeita para um bate-volta ou para uma viagem rápida de final de semana. São apenas cem quilômetros de distância, percorridos em menos de duas horas. Essa cidade é bastante conhecida como a "terra dos exageros". É só percorrer a praça central para dar de cara com um orelhão de cinco metros de altura, um semáforo gigante e um monte de lojas vendendo centenas de lembrancinhas divertidas em tamanhos extremamente exagerados. Essa fama começou por causa do humorista Simplício, do programa "A praça é nossa". Ele nasceu em Itu e, certo dia, fez uma brincadeira dizendo que essa cidade tinha coisas enormes. Foi ele falar isso e pronto, a piada pegou!

Essa brincadeira dos exageros de Itu é divertida e bem humorada, mas a cidade tem muuuito mais a oferecer do que "coisas gigantes". Ela é uma das mais antigas do estado e sua história é bem interessante. Até hoje é possível encontrar marcas desse passado repleto de riqueza espalhados pelas ruas e casarões do centro histórico. Fiz um bate-volta pra lá com o objetivo de conhecer um pouquinho dessa história. Fui de ônibus, daqui de São Paulo, e a viagem é bem tranquila. A rodoviária de Itu fica próxima ao centro histórico e consegui fazer todos os passeios a pé.

Meu tour pelo centro começou no Quartel de Itu. Essa belíssima construção foi erguida em 1867 para abrigar o Colégio São Luis, um dos primeiros internatos para meninos no Brasil. Algum tempo depois, esse colégio foi transferido para São Paulo e a construção acabou sendo utilizada pelo Exército Brasileiro, a partir de 1918.

Quartel de Itu
Pátio interno da construção
Detalhes da construção

Dentro dessa construção ficam o Museu do Quartel e a Igreja São Luis Gonzaga. O museu é pequeno e ocupa apenas uma sala, mas tem um rico acervo composto de vários objetos, indumentárias e armamentos militares. A igreja foi construída em 1891 exclusivamente para os alunos do colégio interno. Porém, depois que o exército se instalou nessa construção (em 1918), a igreja foi fechada e passou a ser utilizada como alojamento para os soldados. Ela foi reaberta apenas em 1979. Tanto o museu quanto a igreja são abertos à visitação e gratuitos.

Museu do Quartel
Alguns dos objetos expostos
Igreja São Luis Gonzaga
Interior da igreja

Depois que saí do quartel, visitei mais três igrejas em um percurso de menos de um quilômetro! Não imaginava que Itu tivesse tantas igrejas. Foi uma surpresa e me lembrou as cidades históricas mineiras, como Ouro Preto e Tiradentes, por exemplo. Passei pela Igreja Nossa Senhora do Patrocínio (do ano de 1820), pela Igreja Nossa Senhora do Carmo (construída em 1777 no mesmo local onde ficava o Convento Carmelita de 1777) e pela Igreja de Santa Rita (a mais antiga da cidade, erguida em 1728). Infelizmente essas três igrejas estavam fechadas para visitação e tive que me contentar em apenas admirá-las pelo lado de fora.

Azulejo que vi pelo caminho (à esquerda) e alameda da Praça Regente Freijó (à direita)
Igreja Nossa Senhora do Patrocínio
Igreja e Convento Nossa Senhora do Carmo
Igreja de Santa Rita

Bem pertinho da Praça da Matriz fica o Museu Republicano "Convenção de Itu". Assim que vi o casarão já me apaixonei pelos azulejos portugueses que revestem sua fachada. São lindos! E depois que entrei no primeiro salão, me apaixonei mais ainda! Todas as paredes também eram revestidas com azulejos pintados. Porém, não era uma pintura qualquer, era a história de Itu que estava sendo retratada nesses desenhos. Achei impressionante e lindo!

Esse casarão foi erguido em 1867 e nele aconteceu uma reunião importantíssima para o país: a "Convenção Republicana de Itu". Foi nessa reunião onde foram discutidas as bases que formaram o Partido Republicano Paulista, dando início à campanha republicana. Estavam presentes diversos políticos e proprietários de fazendas de café. Por causa dessa reunião, Itu também ficou conhecida como "o berço da república".

O acervo do museu é bastante interessante. Há mobiliários de época, documentos e fotografias antigas, pinturas e muitos outros objetos que fizeram parte da história de Itu entre os séculos XIX e XX. Nos fundos do casarão há um belíssimo jardim inspirado na França. Ah, e a entrada é gratuita!

Museu Republicano
Me apaixonei por esses azulejos que contam a história de Itu
Sala da Convenção
Jardim localizado nos fundos do museu

Finalmente cheguei na praça mais famosa de Itu, a Praça Padre Miguel, também conhecida como Praça da Matriz. Aquele orelhão e semáforo gigantes que comentei no início do post (os cartões postais da cidade) estão localizados justamente nesta praça. As lojinhas repletas de lembrancinhas, quer dizer, lembrançonas também ficam aí. Mas a praça também tem outros atrativos, como a Igreja Nossa Senhora da Candelária (a Igreja Matriz), o Coreto e um bonito conjunto arquitetônico do século XIX (algumas dessas casas abrigam restaurantes, docerias, cafeterias, bares e antiquários). A Igreja Matriz é do ano 1780 e possui estilo barroco e rococó. A parte interna é muuuito bonita e rica em detalhes! Mais uma vez me lembrou as igrejas históricas mineiras.

Conjunto arquitetônico do século XIX
O orelhão gigante (à esquerda) e Igreja Matriz (à direita)
Detalhes da Igreja Matriz
O interior da igreja

Continuei a caminhada pelo centro histórico e visitei mais um lugar muuuito interessante: o Museu da Energia! Esse museu fica em um casarão do ano de 1847 e mais uma vez me apaixonei pelo azulejos coloridinhos da fachada. Aí nesse local funcionou a Companhia Ituana da Força e Luz, a primeira companhia de distribuição elétrica da região. O museu conta com duas exposições: uma temporária localizada no térreo (gratuita) e outra permanente que fica no primeiro andar ("História, Energia e Cotidiano"). Gostei de conhecer as duas, mas acho que a exposição permanente foi a minha preferida. Foi muito interessante acompanhar a evolução da energia e dos aparelhos elétricos entre os anos de 1850 e 1950. Também achei muito legal ver como a arquitetura das casas mudou com a chegada da eletricidade. Nos fundos do casarão, há um jardim.

Museu da Energia
Azulejos da fachada
Detalhes do casarão (à esquerda) e piso do salão de entrada (à direita)
Acervo do museu
Uma sala típica do século XIX

Na mesma rua do Museu da Energia fica a Igreja do Bom Jesus. Essa igreja foi construída em 1765 no mesmo local onde existiu a primeira capela da época da fundação de Itu. Lá no ano de 1610, o próprio bandeirante Domingos Fernandes (junto com seu genro) ergueu essa capelinha, dando início a um povoado, o último do estado de São Paulo, no caminho para Mato Grosso e Goiás. Com o passar dos anos, o povoado foi crescendo e ficando cada vez mais estruturado. Esse desenvolvimento também aconteceu por causa do cultivo da cana-de-açúcar e do café na região. Por volta de 1840, Itu se transformou na cidade mais rica do estado!

Casarão em frente ao Museu da Energia
Casinha na Praça Padre Anchieta (à esquerda) e Igreja do Bom Jesus (à direita)
Praça Padre Anchieta e a Igreja do Bom Jesus

Esses tempos áureos de Itu fizeram com que a cidade tivesse a primeira fábrica de tecidos movida a vapor do estado, a Fábrica São Luiz. Ela foi inaugurada em 1869 e funcionou por mais de um século. Hoje, ela abriga um espaço para eventos.

Antiga Fábrica São Luiz
Hoje o espaço é usado para eventos
Pátio interno da fábrica

Minha visita ao centro histórico de Itu terminou na Praça Dom Pedro, onde ficam o Cruzeiro de São Francisco e a Casa Imperial. Aí nessa praça havia uma igreja, um convento e um colégio (construídos em 1692), porém eles foram destruídos por um incêndio e só sobrou o cruzeiro. A Casa Imperial ficou conhecida por ter recebido a ilustre visita da Princesa Isabel e seu marido, em 1884. A construção é cheia de requinte e possui diversos detalhes que demonstram poder, como a imponente porta talhada em madeira, as vidraças com desenhos de tulipas e os condutores de água do telhado no formato de serpentes.

Praça Dom Pedro e o Cruzeiro de São Francisco
Lateral da Fábrica São Luiz
Casa Imperial
Detalhe da porta

O patrimônio histórico de Itu me surpreendeu! Não imaginava que a cidade tivesse tantas construções tão bem preservadas e uma história tão cheia de riqueza e poder. É difícil dizer o que mais gostei por lá. Acho que foi caminhar pelas ruas e ficar observando os detalhes arquitetônicos dos casarões. Adorei as portas coloridas! Também me impressionei com a quantidade de igrejas. Conheci umas seis em um percurso de menos de dois quilômetros! Acho que é por isso que Itu também é conhecida como a "Roma Brasileira", rs. Como minha intenção era visitar apenas o centro histórico de Itu, algumas atrações ficaram de fora, como a Praça dos Exageros (repleta de esculturas gigantes), o Parque Geológico do Varvito (já havia conhecido esse parque em 2009) e as fazendas históricas. Será que eu volto? :)


GOSTOU DE ITU?
Visite o Templo Kadampa, em Cabreúva. Ele fica bem próximo à Itu.

ACESSE TAMBÉM:
https://saopaulosemmesmice.com.br/o-que-fazer-em-itu/

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.