CABREÚVA: Templo Kadampa, muita paz aos pés da Serra do Japi

Viagem realizada em fevereiro/2018


Cabreúva fica no interior de São Paulo, a uns setenta quilômetros da capital. Fiz um bate e volta pra lá para conhecer um lugar muuuito especial: o Templo Kadampa. Quem acompanha o blog já deve ter notado que eu adoro templos budistas, apesar de não entender nada dessa filosofia/religião. Gosto do estilo arquitetônico das construções, da forma como os budistas se relacionam com a natureza e da paz que sinto quando visito esse tipo de lugar. Sempre que viajo e descubro que existe um templo na cidade onde estou, faço questão de ir conhecê-lo. Já visitei dois em Cotia (SP), um em Foz do Iguaçu (PR) e outro em Três Coroas (RS). Quando fiquei sabendo do Templo Kadampa, em Cabreúva, imediatamente quis ir lá conhecê-lo também!

Minha visita aconteceu em um sábado após o almoço e demorei cerca de 1h30 para chegar. Depois que saí da rodovia, percorri uma estradinha de terra por mais uns quinze minutos. Assim que me aproximei da entrada do templo, a paisagem mudou completamente: muito verde, ar puro e uma paz que pareceu invadir a alma!

Estradinha de terra
Muita natureza no entorno da Serra do Japi

O templo fica no entorno da reserva biológica da Serra do Japi, uma das últimas áreas florestais remanescentes do estado de São Paulo. Por conta disso tem muuuita natureza ao redor e a paisagem é linda! Antes de estacionar o carro, já consegui ver o templo de longe e ele é super lindo! Sua arquitetura em estilo tradicional é bem diferente dos outros que já visitei. Ele tem tantos, mas tantos detalhes que não conseguia parar de admirá-lo.

Templo Pela Paz Mundial
A arquitetura é rica em detalhes
Olha que lindo!

Fiquei um tempão do lado de fora admirando cada pedacinho da construção. Depois segui para o interior, onde é preciso retirar os calçados para entrar. Por dentro o templo parece ser ainda mais grandioso. As paredes são cheias de detalhes e o teto é lindíssimo! Nos altares estão expostos diversas imagens de budas e outras representações.

Área interna do templo
Budas
Detalhe do teto

Na área externa do templo há vários jardins muito bonitos e algumas praças de meditação, locais perfeitos para relaxar, meditar ou apenas apreciar a natureza. Também há lojinha, livraria, cafeteria (provei um bolo delicioso aí) e alguns chalés de madeira para os visitantes que participam de cursos e retiros.

O templo promove diversas atividades relacionadas ao budismo e às práticas de meditação. Eles também possuem uma visita guiada que só ocorre em alguns dias da semana e em horários específicos. Infelizmente não consegui chegar a tempo e perdi a visita monitorada. Caso você tenha interesse em visitar o templo, sugiro consultar os dias e horários no site deles antes de sair de casa.

Área externa do templo
Chalés de madeira

Gostei bastante de visitar esse templo budista! Ele foi o primeiro que conheci nessa linha mais moderna. Foi uma experiência muito enriquecedora conhecer mais uma vertente dessa filosofia/religião. Me apaixonei pela arquitetura e pela paisagem ao redor do templo. Foi uma tarde muito relaxante e de muita paz!


GOSTOU DO TEMPLO KADAMPA, EM CABREÚVA?
Visite outros templos budistas espalhados pelo Brasil. Aqui em São Paulo tem o Templo Zu Lai e o Templo Budista Odsal Ling (ambos em Cotia), e lá no sul tem o Templo Budista Khadro Ling (em Três Coroas, no Rio Grande do Sul) e o Templo Budista de Foz do Iguaçu (em Foz do Iguaçu, no Paraná).

MINHA AVALIAÇÃO:

Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.