GUARAPARI: Belas praias no litoral sul capixaba

Viagem realizada em dezembro/2016


Acho que Guarapari é a cidade litorânea mais famosa do Espírito Santo. Ela sempre é citada quando o assunto é praias mais bonitas do litoral capixaba. Apesar de não concordar 100% com essa afirmação (pois também existem praias lindas em outras cidades do estado), adorei quase todas as que conheci durante os quatro dias em que estive por lá. Guarapari fica no litoral sul do Espírito Santo, a aproximadamente sessenta quilômetros de Vitória. Dizem que na alta temporada a cidade fica lotada e o trânsito, infernal. Felizmente minha viagem foi no comecinho de dezembro e pude conhecer uma Guarapari sossegada, cheia de praias vazias e lindas!

Quando estava planejando a viagem tive muitas dúvidas de onde me hospedar: no centro ou na Praia do Morro. De última hora, resolvi ficar no centro e foi a melhor decisão! Me hospedei no Hotel Maryland (parece que mudou de administrador e hoje se chama Pousada Castanheira). Apesar de estar na região central, ele fica a poucos metros das praias Castanheiras e Areia Preta, ou seja, tem localização excelente! Há muito comércio e restaurantes por perto. Os ônibus que vão para as outras praias também passam ali pertinho. A infraestrutura do hotel é simples, mas o wi-fi pegou super bem e o café da manhã era gostoso, apesar de bem básico. O quarto não era tããão confortável, mas achei condizente com o preço da diária (que foi ótimo por sinal, rs). Considero esse hotel aquele tipo de hospedagem apenas para dormir (sem área de lazer e sem luxo), ou seja, tudo o que eu precisava!

Fachada do hotel (à esquerda) e meu quarto (à direita)

O foco do turismo em Guarapari são as praias, que chegam a mais de trinta! Dizem que a mais famosa e a que tem melhor infraestrutura é a Praia do Morro, mas sinceramente não gostei tanto dela... Há muitos hotéis, restaurantes e lojinhas espalhados pela orla, que é muuuito movimentada. Acho que isso tirou um pouco da tranquilidade e beleza natural do lugar (ainda bem que não me hospedei aí)!

Praia do Meio
Calçadão

As praias Areia Preta, do Meio e Castanheiras são muito mais charmosas, apesar de também ficarem no centro. Na verdade, adorei essas três praias (que ficavam pertinho do hotel), principalmente a Castanheiras! Ela é linda e quando a maré está baixa, formam-se diversas piscinas naturais. É uma delícia! A Praia Areia Preta também é bonita, mas não tão charmosa (pelo menos na minha opinião). A areia é monazítica, mas apenas alguns trechos tem o tom escuro mais evidente.

Areia Preta
Praia das Castanheiras

Ao lado da Castanheiras fica a pequena e romântica Praia dos Namorados. Essas duas praias são separadas por uma pedra enoooorme chamada Pedra do Trampolim. É uma delícia sentar aí e ficar apreciando a vista! Se você continuar caminhando pela avenida (coisa de cinco minutinhos), chegará na pequena Praia das Virtudes, que tem ondas bem fortes.

Praia dos namorados
s2

Saindo da região central e indo em direção ao sul, as praias ficam ainda mais bonitas e selvagens! Você já sente essa diferença assim que pega a estrada beirando a Praia do Ipiranga, que depois vira a Praia do Riacho e, finalmente, a Praia de Graçaí, totalizando oito quilômetros de areia e mar! s2 O finalzinho dessa praia é uma delícia! Há um costão rochoso onde é possível subir e curtir uma vista de tirar o fôlego! Vi até tartaruga aí! Fiquei muito apaixonada!

Estradinha para o litoral sul
Olha a cor desse mar!
Vi tartarugas!

Ali ao lado ficam mais duas praias MARAVILHOSAS: Guaibura e Bacutia. Esse trecho de Guarapari é conhecido como Enseada Azul. O mar tem uma cor muuuito linda e é super tranquilo, quase não tem ondas. Certamente, são praias ideais para ir com crianças. Se você continuar indo para o sul, encontrará mais praias, como a dos Padres, Meaipe, Porto Grande...

Guaibura
A sombra é garantida pelas castanheiras
Bacutia

Apesar de não ser o chamariz turístico de Guarapari, a cidade também tem algumas construções históricas dos séculos XVI e XIX bem interessantes. A Igreja Matriz é uma delas. Ela foi construída em 1585 a pedido do Padre José de Anchieta. Essa igreja teve uma importância muito grande na história da cidade, pois foi a partir de sua construção que começou o povoamento da região. Ela é tombada como patrimônio nacional pelo IPHAN. Ali na mesma rua fica outro ponto histórico bem interessante: as ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição (do ano de 1677). Esses foram os locais históricos que visitei, mas há outros espalhados pela cidade.

Igreja Matriz

Ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição

De uma forma geral, gostei bastante de Guarapari. A cidade me surpreendeu de forma muito positiva. Achei as praias lindas e com uma infraestrutura excelente. Outro ponto importante é que foi super possível se locomover pela cidade de ônibus. Quem acompanha o blog sabe que isso é algo muito importante pra mim, pois não dirijo e dependo muito de transporte público quando viajo. Infelizmente não deu tempo de conhecer todas as praias da cidade (principalmente as do litoral norte), mas certamente devem ser muito bonitas também!


GOSTOU DE GUARAPARI?
Conheça Anchieta, Vila VelhaVitória e Ibiraçu também.

ACESSE TAMBÉM:
www.guarapari.es.gov.br

MINHA AVALIAÇÃO:


Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.