ANCHIETA: Aquela mistura gostosa de praia, história e cultura

Viagem realizada em dezembro/2016


Geralmente cidades litorâneas são famosas por suas praias, mas o caso de Anchieta é bem diferente. Essa cidade histórica, localizada no sul do Espírito Santo, é conhecida por ter sido moradia do jesuíta mais importante da história do estado: o Padre José de Anchieta. Ele viveu por aqui durante seus últimos anos de vida. Por conta disso, o turismo religioso é muito forte nessa região. Existe até uma tradicional caminhada, chamada de "Passos de Anchieta", que sai de Vitória e percorre cerca de cem quilômetros até chegar nessa charmosa e tranquila cidade, refazendo uma trilha que era feita quinzenalmente por esse padre jesuíta espanhol há centenas de anos atrás.

Conheci Anchieta durante minhas férias no litoral do Espírito Santo (clique aqui para acompanhar meus posts capixabas). Estava hospedada em Guarapari e foi muito fácil me locomover usando transporte público. Em menos de uma hora já estava passeando por lá. Um detalhe importante: boa parte da estrada beira as praias, então prepare-se para ver paisagens lindas durante todo o trajeto!

O local mais famoso da cidade certamente é o Santuário Nacional São José de Anchieta. Esse complexo religioso é composto pela Igreja Nossa Senhora de Assunção e pelo Museu Nacional de Anchieta. As duas construções são tombadas como patrimônio histórico e cultural pelo Iphan e estão localizadas no alto de um morro, na região central. Essa igreja foi construída em 1569 em frente a uma bela praça que tem uma castanheira lindíssima e enooorme, e que garante uma boa sombra nos dias de sol e calor. A vista para a cidade, para a praia e para o Rio Benevente também é muuuito bonita! A arquitetura da igreja é simples, mas charmosíssima (adorei a pintura branca e azul)! Ah, sabe o que mais me surpreendeu por lá? Tinha acesso wi-fi gratuito! Não é surpreendente? Uma das igrejas mais antigas do Brasil com acesso wi-fi? É a união perfeita entre o antigo e o novo! rs

Pórtico do Santuário Nacional São José de Anchieta
Igreja Nossa Senhora de Assunção

Também visitei o Museu Nacional de Anchieta e achei bem interessante! O museu é composto por três salas onde estão expostos algumas peças de arte sacra super antigas, móveis, vestes religiosas, documentos, objetos indígenas e outras relíquias relacionadas a esse jesuíta que fundou a cidade (e que foi canonizado em 2014). Na parte externa do museu há uma área de escavações arqueológicas que também achei bem interessante. A entrada ao museu não é gratuita.

Telha feita nas coxas
Um parte do acervo do museu
Escavações arqueológicas na área externa

Por ser uma cidade histórica, Anchieta está cheia de construções super antigas. Ali ao lado da Igreja Nossa Senhora de Assunção fica uma outra capelinha super charmosa (que infelizmente não me recordo o nome). O antigo Hotel Anchieta, construído em 1940, também faz parte do patrimônio histórico da cidade e foi o primeiro hotel da região. Atualmente ele funciona como o Centro Cultural Anchieta, onde acontecem exposições, aulas de música e arte e outras ações culturais. Ele também está localizado no centro e tem uma vista privilegiada para a praia.

Capelinha, por fora e por dentro
O antigo Hotel Anchieta

Por falar em praia, Anchieta está cheinha delas! São mais de vinte para escolher! Infelizmente não deu tempo de conhecer as mais famosas, como a UbuCastelhanos, ParatiBalneário de Iriri... A única que fui foi a do centro e não era muito bonita... O Rio Benevente desemboca aí nessa praia e ele é muuuito lindo! Fiquei apaixonada! De verdade. Foi uma pena ficar apenas um dia na cidade e não ter tido tempo de fazer um passeio de barco para conhecer os manguezais, as Ruínas do Rio Salinas (super famosas e cheias de mistério) e ver de pertinho todos os bichinhos que devem morar por ali...

Praia do centro
Barquinhos no Rio Benevente
Calçadão beirando o rio

Gostei bastante de conhecer Anchieta! A cidade me pareceu bem tranquila e cheia de bons atrativos, tanto históricos e culturais, como naturais. Também achei que Anchieta tem uma boa infraestrutura turística, com restaurantes, hotéis e boa sinalização. É bem fácil de se locomover por lá! Realmente foi uma pena ter ficado apenas um dia... Queria ter conhecido as praias e ter feito o passeio de barco pelo Rio Benevente. Acho que quero voltar! :)


GOSTOU DE ANCHIETA?
Conheça GuarapariVila VelhaVitória e Ibiraçu também.

ACESSE TAMBÉM:
anchieta.es.gov.br
www.costaeimigracao.com.br
turismo.anchieta.es.gov.br

MINHA AVALIAÇÃO:


Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.