ILHA DO MOSQUEIRO: Belas praias e muuuita natureza!

Viagem realizada em dezembro/2022


A Ilha do Mosqueiro é mais um dos lugares surpreendentes que conheci no Pará. Ela faz parte do arquipélago de Belém, juntamente com as outras 42 ilhas da região. Por ali você encontrará muitas praias perfeitas para se refrescar do calorão paraense e ficar em contato com uma natureza exuberante. 

Chegar até à Ilha do Mosqueiro é bem fácil já que existe uma ponte interligando-a ao continente. São apenas 76 quilômetros de distância, percorridos em 1h30, aproximadamente. Quem está sem veículo próprio também consegue chegar até lá com facilidade. Há opções de ônibus e vans (em vários horários ao longo do dia) partindo ali do Terminal São Brás, na região central de Belém. A viagem com transporte público demora um pouquinho mais e pode ser desconfortável, principalmente na alta temporada e nos feriados prolongados. Fiz um bate-volta para a ilha no final do ano e o ônibus estava SUPER lotado! Fiquei em pé durante todo o trajeto, mais espremida que sardinha em lata, rs. Foi bem sofrido! Acredito que fora desses períodos seja mais tranquilo (assim espero! :D). Na volta utilizei a van (a passagem é um pouco mais cara) e foi bem mais confortável. Fiz todo o percurso sentada, na delícia do ar condicionado. 

Como eu tinha pouco tempo para conhecer a ilha escolhi duas praias para explorar nessa primeira visita: a Praia do Farol e a Praia do Chapéu Virado. Na verdade uma praia é continuação da outra e ambas são belíssimas! Confesso que me surpreendi quando desembarquei do ônibus. Não esperava que a ilha fosse tão bonita! A orla dessas duas praias é repleta de barracas que servem refeições, bebidas e porções. Também há ciclovia e calçadão para os frequentadores. Achei essa estrutura ótima!

Comecinho da Praia do Chapéu Virado
Praia do Farol e a Ilha do Amor
Calçadão das praias Farol e Chapéu Virado

No canto esquerdo da praia há uma construção muito bonita que me chamou a atenção de longe! Descobri que ali funciona o Hotel Farol, uma das primeiras hospedagens da ilha. Ele foi erguido por volta de 1930 com o objetivo de ser um cassino. Porém, com a proibição dos jogos no Brasil, acabou transformando-se em hospedagem. Em frente ao hotel há uma pequena ilha, chamada Ilha do Amor. Durante a maré baixa é possível chegar até ela caminhando, mas na maré alta a ilha fica completamente isolada no meio do rio.

Hotel Farol, tombado como patrimônio histórico e cultural

Foi uma agradável surpresa conhecer a Ilha do Mosqueiro. Gostei de praticamente tudo vi! Infelizmente fiquei apenas um dia por lá e não deu para explorar muitos lugares. Sinto uma enorme vontade de voltar e passar alguns dias hospedada na ilha. Tô só aguardando uma promoção de passagem aérea! :D


GOSTOU DA ILHA DO MOSQUEIRO?
Conheça outras ilhas paraense, como a Ilha do Marajó e a Ilha de Cotijuba.

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.