PRAIA DO GUNGA E PRAIA DO FRANCÊS: As queridinhas do litoral sul alagoano

Viagem realizada em fevereiro/2020


Acho que a Praia do Gunga e a Praia do Francês são os lugares mais visitados por quem vai à Maceió. Ambas ficam no litoral sul de Alagoas, a apenas uns trinta quilômetros de distância da capital. Conheci as duas em um passeio bate-volta que fiz com a agência Pergentino (eles foram ótimos desde o primeiro contato por e-mail até o final do passeio) quando estava hospedada em Maceió (clique aqui para ver todos os post dessa viagem pelo litoral alagoano).

Primeiro visitamos a Praia do Gunga, que fica na cidade de Roteiro e é considerada uma das mais bonitas de Alagoas. Realmente ela é belíssima! Do lado direito a praia é banhada pelas águas tranquilas da Lagoa do Roteiro, e do lago esquerdo é pelo mar. Na maré baixa formam-se até piscinas naturais! A faixa de areia entre a lagoa e o mar é onde ficam os quiosques, os restaurantes e as lojinhas. A infraestrutura é ótima e tudo costuma lotar, principalmente aos finais de semana e na alta temporada. Se você é do time que prefere lugares mais sossegados como eu, fique tranquilo que lá tem também! É só se afastar um pouco desse "centrinho" e haverá quilômetros e quilômetros de pura tranquilidade.

Entrada da Praia do Gunga
A Praia do Gunga é sempre movimentada
Calango (à direita) e plaquinha fofa para fotos (à esquerda)
Aqui rola muuuita diversão!

Ali na Praia do Gunga você pode contratar alguns passeios pela região. Tem passeio de barco pela Lagoa do Roteiro ou para a Praia de Barra de São Miguel (que também é super famosa e movimentada), disco boat animadíssimo (que dá uma voltinha pela praia), vôo panorâmico em um paramotor e passeio de buggy (ou quadriciclo) para as Falésias do Gunga. Fiz esse passeio de buggy e gostei bastante! O trajeto dura umas duas horas e passa por paisagens incríveis! Um dos momentos mais legais é atravessar o coqueiral da Fazenda do Gunga. Gente, é muuuito coqueiro junto! Também gostei das falésias. Elas são lindas, super altas e coloridas! O visual é bem exótico e me senti dentro de um cenário de filme. A última parada foi em uma lagoa que ficava entre a praia e as falésias. Apesar de rápido, super recomendo esse passeio! @blogpesnareia curtiu!

Passeio de buggy no meio do coqueiral
Chegando nas falésias
Parece cenário de filme
Tinha uma lagoa no meio do caminho
A última parada

Ao lado da entrada do estacionamento da Praia do Gunga tem outro local que super merece a visita: o Mirante do Gunga. Esse mirante tem a vista mais linda de Alagoas! É sério! Dá pra ver o mar, a lagoa e milhaaares de coqueiros. A entrada é paga, mas achei que valeu a pena.

Mirante do Gunga

A segunda parada do dia foi na Praia do Francês, que fica em Marechal Deodoro. Eu não sabia, mas Marechal Deodoro foi a primeira capital de Alagoas e tem até um centrinho histórico. Queria muito ter conhecido, mas infelizmente não deu tempo. :(

Chegamos na Praia do Francês no meio da tarde e ficamos pouco tempo por lá. A praia é muito bonita e tem uma ótima infraestrutura, com orla, quiosques a beira-mar, hotéis/pousadas, restaurantes, lojinhas e muito comércio. É um vilarejo bem completo e me pareceu um bom lugar para se hospedar por alguns dias (caso tenha interesse em desbravar com calma as praias do litoral sul, por exemplo). Por ser uma das praias mais famosas de Alagoas, quase sempre está cheia, principalmente na faixa de areia mais próxima do centrinho. Mas se você quiser um pouco de tranquilidade, é só caminhar para uma das laterais.

O disputadíssimo letreiro "Eu s2 Francês"
A Praia do Francês tava bombando
A orla é pequena, mas super simpática
Adorei a pintura na parede deste restaurante

Gostei bastante de conhecer a Praia do Gunga e a Praia do Francês! Ambas são lindas e possuem uma ótima infraestrutura. Dá para passar o dia todo por lá ou, quem sabe, até se hospedar pela região. Apesar de ter curtido o passeio, essas duas praias não fazem muito o meu tipo. Tenho preferência por lugares mais rústicos, com pouca ou nenhuma estrutura, e bem menos movimentados. Mas pra quem curte uma boa estrutura e movimento, Gunga e Francês são imperdíveis!


GOSTOU DA PRAIA DO GUNGA E DA PRAIA DO FRANCÊS?
Conheça também Maceió, o complexo Dunas de Marapé e o resort Salinas Maceió. Ficam super próximos! 

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.