SÃO JOÃO DEL REI: A viagem ao passado está garantida por aqui!

Viagem realizada em novembro/2013


Fomos para São João del Rei em uma emenda de feriado. Nos hospedamos no Hotel Calcinfer por duas noites. Escolhemos este hotel por ficar próximo à rodoviária de São João, mas o centro histórico não era muito perto. Tínhamos que andar por uns vinte à trinta minutos. E não é um local muito confortável e bonito. É o tipo de hotel só para dormir mesmo.

Em São João del Rei conhecemos o centro histórico. Tem umas igrejas e casinhas super bonitas, mas muitas delas estão bem caidinhas, precisando de uma restauração urgente. A cidade estava bem deserta para um feriado, quase não encontrávamos turistas pelas ruas. A praça mais movimentada foi a da Igreja de São Francisco de Assis. Essa igreja é a mais famosa da região. A praça é muito bonita, tem um jardim super bem cuidado e umas palmeiras imperiais enooooormes. As ruas em torno da igreja também tem casinhas históricas.

Igreja de São Francisco de Assis (à esquerda) e lateral da igreja (à direita)
Casinhas da rua Ribeiro Bastos

Outro local interessante do centro de São João são as avenidas paralelas ao Córrego do Lenheiro. Tem muitos prédios coloniais bem bonitos, além da Ponte da Cadeia, que também é um dos cartões postais da cidade. Passamos pelo Teatro Municipal, Museu da Força Expedicionária Brasileira, Prefeitura Municipal, Memorial Presidente Tancredo Neves e pela Capela Nossa Senhora das Dores (é linda, mas não fica na avenida beirando o córrego, porém é próximo de lá).

Prédios coloniais e Ponte da Cadeia
Outra das inúmeras pontes que cruzam o córrego e uma escola estadual muito bonita
Memorial Tancredo Neves
Memorial Tancredo Neves

O único local que estava cheio era a estação de onde parte a famosa maria-fumaça para Tiradentes. Esse trem circula desde 1881 e é o mais antigo que ainda está em operação no Brasil. Fizemos esse passeio no segundo dia e foi bem gostoso. São doze quilômetros por uma estrada de ferro (inaugurada por Dom Pedro II) que vai margeando a Serra de São José. As paisagens são bem bucólicas (só montanhas, árvores e mato), mas mesmo assim foi legal. Saímos de São João no primeiro trem e passamos o dia todo em Tiradentes. O trem lota! É bom comprar as passagens com antecedência.

Lateral da maria-fumaça com destino a Tiradentes
A Serra de São José

Na Rua Getúlio Vargas também estão concentradas outras construções históricas importantes, como a Igreja do Rosário, Solar das Famílias Neves e Lustosa, Igreja Nossa Senhora do Pilar, Igreja Nossa Senhora do Carmo, entre outras. Essa foi a minha rua preferida em São João del Rei. É uma volta ao passado!

Um passarinho (à esquerda) e Igreja Nossa Senhora do Carmo (à direita)
Muitos detalhes lindos nesses prédios coloniais
Igreja Nossa Senhora do Pilar

São João del Rei não se tornou minha cidade histórica mineira preferida, mas gostei de lá. Tem muitos casarões coloniais bonitos e ruas bem charmosas! Além da importância história e cultural presente em toda a cidade. Valeu super a pena conhecê-la!


GOSTOU DE SÃO JOÃO DEL REI?
Conheça Tiradentes também! São cidades vizinhas.

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.