LAGUNA: A terra de Anita Garibaldi

Viagem realizada em outubro/2011



Laguna é tuuuuuuuuuudo!!!!! É a terceira cidade mais antiga de Santa Catarina e fica beeeem no litoral sul (quase na divisa com o Rio Grande do Sul). Uma pena termos passado tão pouco tempo neste lugar. Simplesmente me apaixonei pelo Farol de Santa Marta e senti uma vontade imensa de morar lá (mas imensa mesmo!!). Foram os trinta minutos mais inesquecíveis da viagem toda e fui embora com a certeza de que voltarei naquele lugar.

Chegamos em Laguna cedíssimo: 8h30 da manhã. Conhecemos o Centro Histórico (ele tem mais de seiscentos prédios bem conservados), fomos na Casa da Anita Garibaldi (super interessante, também é um museu) e às dez e pouco saiu o ônibus para o Farol de Santa Marta (e imaginar que eu me questionei se deveríamos ir ou não para o Farol... rs). 


Centro Histórico de Laguna
Estátua de Anita Garibaldi
Antiga casa da Anita Garibaldi, hoje abriga um museu
Casinhas no Centro Histórico

O ônibus leva quase uma hora e meia para chegar lá e ele passa por paisagens lindas e muito diferentes do que eu já tinha visto em toda a minha vida. Começando pelo ônibus ter que entrar em uma balsa para fazer a travessia para o outro lado do canal. Nunca tinha visto isso! As pessoas descem do ônibus, o ônibus entra na balsa, faz a travessia e quando chega do outro lado, as pessoas sobem no ônibus novamente e a viagem continua, rs. Do outro lado do canal, a paisagem muda completamente. Me senti no sertão nordestino. Ele vai por uma estradinha de terra que parece não acabar nunca! Quase perto de chegar no Farol, começam a aparecer as dunas! É muito lindo!!!! A estrada bem demarcada de terra desaparece e o ônibus passa pelo meio das dunas. Achei super radical e o visual lindo demais!


O ônibus que nos levou até lá
Estradinha no meio das dunas

O vilarejo do Farol é uma graça! Parece que o tempo parou por lá. O ônibus chegou às 11h30 e ele ia voltar para o centro de Laguna ao meio dia. Tivemos apenas trinta minutos para subir no Farol e ficar apreciando a linda paisagem que se tem lá de cima. Foi inesquecível! 

Farol de Santa Marta
Vilarejo do Farol
Praia do Cardoso

Chegamos na rodoviária de Laguna à uma e meia em ponto. Descemos do ônibus do Farol e já entramos no ônibus para Florianópolis. Precisávamos pegar este ônibus para chegar a tempo em Floripa e não perder nosso voo de volta à São Paulo. Foi corrido e deu tudo certo no final! 

Pretendo voltar para Laguna muitas outras vezes. Com certeza este lugar entrou na listinha das praias em que gostaria de morar. Agradeço imensamente as pessoas que me indicaram ir para lá e me disseram “você TEM que ir pra Laguna”!


GOSTOU DE LAGUNA?
Conheça outras cidades próximas, como Imbituba e Garopaba. Ambas ficam no litoral sul catarinense.

NOSSA AVALIAÇÃO:





Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.