PENEDO: A Finlândia é aqui!

Viagem realizada em janeiro/2012


Sabe aquela cidade fofa, cheia de detalhes bonitinhos? Penedo é assim! Confesso que nunca tinha ouvido falar de lá. Até que um dia comecei a pesquisar possíveis lugares legais para viajar e encontrei Penedo ali no Rio de Janeiro, mas quase do ladinho de São Paulo. São apenas 270 quilômetros de distância, nada muito longe. Ficamos cinco dias por lá e foi muito gostoso! Voltei pra casa apaixonada pelas montanhas!

Nos hospedamos no Hotel Vilar Formoso. O café da manhã era ótimo! Ele não fica muito perto do centro, mas dava para fazer tudo a pé numa boa. Eram cerca de dez minutinhos caminhando até a Avenida das Mangueiras (onde ficam as lojinhas e os restaurantes).

Hotel Vilar Formoso

Saímos de São Paulo de manhã cedo e chegamos em Resende por volta do horário do almoço. Lá na rodoviária pegamos outro ônibus para Penedo. Resende é bem pertinho de Penedo, não demoramos nem vinte minutos para chegar. O centrinho de Penedo é uma graça! Tudo é muito fofo! São inúmeras lojinhas de doces, chocolates, artesanatos, roupas... Ah, as lojinhas... Nunca me esqueci dos artesanatos lindos que tem por lá. E os doces? Quanta tentação!!! Dava vontade de comer tudo e de comprar tudo! Fui com uma mochilinha e voltei com três! Gostei de tudo que tinha lá no centrinho, menos da Casa de Papai Noel. Achei tudo muito antigo e mal cuidado. E o Papai Noel que estava lá não parecia muito animado...

A Pequena Finlândia, um mini shopping a céu aberto
Ruas da Pequena Finlândia ainda decoradas do Natal
Mais lojinhas fofas na Avenida das Mangueiras
Museu Finlandês, só vimos por fora

Além da parte de compras (que é ótima!! rs), Penedo também tem atrações de ecoturismo. A cachoeira mais próxima do centro é a Três Cachoeiras. Ela tem esse nome porque é composta de três quedas, uma seguida da outra. Quem tiver disposição pode ir andando do centro até lá, não é muito longe (dá para ir de ônibus também). Nós fomos a pé e voltamos de ônibus. Aproveitamos e descemos no começo da rua que vai para o Pico do Penedinho. Antes de subir, tem que pegar uma autorização na Casa do Chocolate (nada a ver isso..). Subimos tudo a pé. Foi bem cansativo (mais do que chegar na cachoeira), mas a vista lá de cima recompensa todo esforço!

Três Cachoeiras, a cachoeira mais perto do centro
Entrada do Pico do Penedinho
Vista para a vila de Penedo
Vimos um pica-pau durante a trilha

Nos dias seguintes, fizemos um passeio para Itatiaia (com uma agência que não me lembro o nome) e também para Visconde de Mauá (fomos de ônibus de linha mesmo, saindo de Resende). No último dia que ficamos em Penedo, demos mais uma voltinha pelo centro e depois voltamos para São Paulo. Adorei Penedo e toda essa região de montanhas que conhecemos!! Vale muito a pena trocar uma praia pelas montanhas de vez em quando!!!


GOSTOU DE PENEDO?
Então conheça suas vizinhas Visconde de Mauá e Itatiaia.

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.