Viagem realizada em outubro/2011
Garopaba fica no litoral sul de Santa Catarina, a aproximadamente 75 quilômetros de distância da capital Florianópolis. O principal atrativo turístico da cidade são as praias, mas também há outras atividades que podem ser feitas por lá, como trilhas para mirantes e cachoeiras, caminhadas pelo centro histórico e os tradicionais passeios de barco para observação de baleias francas (que aparecem nessa região durante os meses de junho à novembro). Meu sonho era ver baleias e este foi o principal motivo que me fez visitar a cidade durante minhas férias no litoral catarinense, em outubro de 2011.
Escolhi a Pousada Emery Village para me hospedar e foi uma boa experiência! Ela possui apenas cinco charmosos chalés que ficam espalhados em um bonito jardim. Há opções com um ou dois quartos e todos possuem uma cozinha super bem equipada. Achei o chalé muuuito bonitinho e aconchegante. A decoração tinha aquele estilo mais rústico, sabe? Tipo casa de vó, s2. Na área externa havia uma piscina com uma vista muito bonita e churrasqueira. Os únicos dois detalhes que não agradaram tanto foi a ausência de café da manhã e a localização. Como estava a pé pela cidade, foi bem cansativo ficar indo e voltando todos os dias para o centrinho (eram dois quilômetros de caminhada).
Chalezinhos da Pousada Emery Village |
O chalé era muito charmoso e super bem equipado |
Garopaba possui dez praias: Praia Gamboa, Praia do Siriú, Praia de Garopaba, Praia da Preguiça, Praia da Vigia, Praia do Silveira, Praia da Ferrugem, Praia da Barra, Praia do Ouvidor e Praia Vermelha. Conheci apenas três delas, a Praia de Garopaba, a Praia da Ferrugem e a Praia da Barra.
A Praia de Garopaba está localizada na região central, mas ainda preserva aquela deliciosa vibe típica de uma vila de pescadores. Ela é a praia que tem a melhor infraestrutura turística da cidade e boa parte das hospedagens e dos restaurantes ficam por ali. O centrinho histórico, repleto de construções dos séculos XVIII e XIX, é outro atrativo bastante interessante dessa região. Infelizmente a viagem foi um pouco corrida (fiquei só dois dias) e não deu tempo de curtir e conhecer tudo com calma. Estive nesta praia apenas para fazer o embarque do passeio de observação de baleias, mas me pareceu ser um ótimo local para passar o dia e se hospedar.
Calçadão da Praia de Garopaba |
Barquinhos de pescadores |
Vista da praia e do centrinho de Garopaba |
Como comentei no início do post, meu sonho era ver baleias e fui para Garopaba apenas para realizar esse desejo. Fiz o passeio com a agência Turismo Vida, Sol e Mar, mas nem sei se eles ainda existem. O pessoal da tripulação e os guias foram ótimos, mas cometi o erro de criar MUITA expectativa e acabei terminando o passeio um pouco frustrada. Vi algumas baleias, mas foi de longe e de uma forma bem tímida. Elas não pularam pertinho do barco como eu imaginei, rs. Como este foi o primeiro passeio desse tipo que fiz, eu ainda não tinha maturidade e experiência para entender que a natureza tem seu próprio tempo e que o avistamento de animais (ou aves) pode ou não ter sucesso (é sempre uma caixinha de surpresas). Hoje em dia, compreendo isso de uma forma melhor e me frustro bem menos. :)
Passeio de observação de baleias francas |
Onde está o leão marinho? |
Chegando na Guarda do Embaú |
E finalmente elas apareceram: mamãe e filhote |
Pertinho da praia |
Outras duas praias que conheci foram a Praia da Ferrugem e a Praia da Barra, que ficam a uns sete quilômetros do centro. Há uma linha de ônibus (em pouquíssimos horários) que sai dali do centrinho e vai para lá. A Praia da Ferrugem fica em um bairro bastante residencial, com muitas casas de veraneio e até algumas opções de hospedagem. Ela é considerada uma das mais bonitas de Garopaba! A faixa de areia é bem larga, com um quilômetro de extensão, mais ou menos. A Praia da Barra fica ao lado da Praia da Ferrugem e a divisão entre elas é feita por um pequeno córrego (que só alcança o mar nas épocas de cheia ou maré alta) e pelo Morro do Índio. Estive por lá na época seca, então pude transitar entre as praias pela faixa de areia mesmo (o córrego estava bem rasinho). Achei as duas praias bem bonitas, mas como o tempo estava meio nublado e era dia de semana (na baixa temporada), tudo estava muito vazio e fiquei com receio de caminhar por ali sozinha. Acabei dando apenas uma volta, tirando umas fotos e retornando para o centrinho.
![]() |
Morro do Índio e o pequeno córrego que separa a Praia da Ferrugem da Praia da Barra |
Gostei bastante de Garopaba e fiquei com MUITA vontade de voltar para conhecer a cidade com mais tempo e calma. Achei a infraestrutura do centrinho ótima! Sem falar na vibe gostosa de vila de pescador. Foi uma pena ter ficado tão pouco... Já pode comprar a passagem pra voltar?
GOSTOU DE GAROPABA?
Visite Imbituba também. É do ladinho e é lá que fica a famosa Praia do Rosa!
MINHA AVALIAÇÃO:
Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.