É na região central onde está concentrada boa parte da infraestrutura turística da cidade. Tem de tudo por ali: diversos tipos de hospedagens, restaurantes, lojas, shopping, mercados... enfim, todo tipo de comércio. A Praia Central é beeem urbana e repleta de prédios em sua orla, além de ter uma ótima infraestrutura. Ela tem cerca de sete quilômetros e é dividida em Barra Norte e Barra Sul. A praia é bonita, porém não chamou tanto a minha atenção. Quem acompanha o blog já deve estar cansado de saber que praias urbanas não costumam ganhar meu coração, rs. Nas extremidades dessa praia há atrativos bem legais! Na ponta da Barra Norte, por exemplo, fica a Roda Gigante Big Wheel (com 65 metros de altura!), o Molhe da Barra Norte e uma passarela de quase oitocentos metros que dá acesso à Praia do Buraco (chamada Deck do Pontal Norte). Dali da ponta da Barra Norte também é possível ter acesso ao Morro do Careca (ouvi dizer que a vista lá de cima é incrível, principalmente no amanhecer) e ao Cristo Luz (o Cristo tem 33 metros de altura e dizem que a paisagem do mirante é linda). Infelizmente não consegui visitar nenhum desses atrativos da Barra Norte, pois concentrei meu pouco tempo na cidade na Barra Sul.
Na ponta da Barra Sul fica o Molhe da Barra Sul (a vista dali é linda) e o Parque Unipraias. Também é neste cantinho da praia que o Rio Camboriú desagua no mar, proporcionando uma belíssima paisagem. É uma delícia caminhar no calçadão que margeia esse rio! É deste local que acontece o embarque para o tradicional passeio do Barco Pirata e onde fica a Passarela da Barra, que dá acesso a uma parte mais histórica do bairro.
![]() |
Molhe da Barra Sul |
Vista para a Praia Central e o Rio Camboriú |
Garça (à esquerda) e Barco Pirata (à direita) |
O Parque Unipraias foi o meu local preferido! Esse parque fica no topo do Morro da Aguada e para chegar lá é necessário embarcar em um bondinho que parte da Estação Barra Sul. A subida é bem íngreme e super emocionante! Conforme vai ficando mais alto, a paisagem fica ainda mais incrível. O desembarque acontece na Estação Mata Atlântica, localizada a 240 metros de altura! Por ali há diversos atrativos, como quiosques, lojinhas, auditório, pequenas passarelas no meio da mata, dois mirantes BELÍSSIMOS (um com vista para a região central e outro para a Praia da Laranjeiras) e um oratório. Algumas atividades (pagas à parte) também podem ser feitas por ali. Fui no trenó do Youhooo e AMEI! Foi super divertido e emocionante!!! Pés na Areia recomenda muuuito!
![]() |
Bondinho partindo da Estação Barra Sul |
Amei andar no trenó Youhooo! |
A Praia de Laranjeiras também pode ser acessada pela Rodovia Interpraias, assim como as outras três praias de Balneário Camboriú: Praia de Taquaras, Praia do Estaleiro e Praia do Estaleirinho. Todas são beeem mais tranquilas e menos movimentadas do que as da região central (e repletas de natureza ao redor).
![]() |
Praia de Laranjeiras |
![]() |
Lotadaaa! |
![]() |
A tripulação se veste a caráter no Barco Pirata |
Apesar de ter ficado pouquíssimo tempo, gostei bastante de Balneário Camboriú! A cidade me pareceu super bem estruturada (turisticamente falando) e com várias opções de atrativos, além das praias, óbvio. Do pouco que vi, o que mais gostei foi do Parque Unipraias. Me apaixonei pela vista dos mirantes e pelo divertidíssimo trenó Youhooo! Tenho bastante vontade de voltar para conhecer a cidade com mais calma. :)
GOSTOU DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ?
Aproveite e conheça Porto Belo, que também fica no litoral norte catarinense.
MINHA AVALIAÇÃO:
Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.