SANTA RITA DO SAPUCAÍ: Tecnologia, cultura, história e natureza

Viagem realizada em maio/2023


Santa Rita do Sapucaí fica no meio das montanhas e vales do sul de Minas Gerais, em uma região bastante famosa pela excelente produção cafeeira. Também é conhecida como Vale da Eletrônica, pois existem muitas empresas e centros educacionais dessa área espalhados por suas ruas. O turismo ainda não é o forte dessa cidade, apesar de ter vários lugares belíssimos e interessantes, repletos de história e natureza. Ela também fica mais próxima de São Paulo do que de Belo Horizonte, por exemplo. São aproximadamente duzentos quilômetros de distância da capital paulista, percorridos em três ou quatro horas de viagem.

Fui conhecer Santa Rita do Sapucaí meio que por acaso. Estava procurando um lugar econômico para viajar em um feriado e acabei encontrando o Real Palace Hotel. Além da excelente reputação, ele também estava com um ótimo preço e ficava perto de tudo: restaurantes, lojas, supermercados, rodoviária e pontos turísticos. Mas o fator determinante foi mesmo o fato dele estar localizado dentro de um dos casarões históricos da cidade. E eu amo construções antiguinhas, né? Quando vi umas das fotos daquele casarão charmosíssimo, com arquitetura colonial super preservada e ainda pintado de azul e branco (minhas cores preferidas), me apaixonei. s2 Este casarão já abrigou o Banco da Lavoura, o Hotel Melo e a primeira agência do Banco Nacional.

Real Palace Hotel
Detalhes do hotel

O Real Palace Hotel atendeu todas as minhas expectativas! O atendimento foi super gentil, o café da manhã era maravilhoso (me acabei no pão de queijo quentinho e no bolo de banana caramelizado) e o quarto, apesar de simples (já que optei pelo mais econômico), era confortável. A única coisa que acho que poderia melhorar é a decoração das suítes. Elas tinham um ar frio e impessoal, não eram aconchegantes, sabe? Mas de resto foi tudo perfeito!

Minha suíte
Piscina do hotel

Santa Rita do Sapucaí é aquele tipo de cidade para você ir caminhando despretensiosamente por suas ruas e descobrindo essa misturinha boa entre o antigo e o novo. E outro detalhe legal é que a cidade é toda plana e para onde você olhar verá montanhas verdinhas. s2 Além do Rio Sapucaí que também passa por ali deixando a paisagem ainda mais bonita e contrastante. 

Rio Sapucaí

Ali na região central há diversas construções históricas. Se você gosta de arquitetura colonial, Santa Rita é um prato feito! Uma dessas construções que chamaram bastante minha atenção foi o casarão do Grande Armazém de Secos e Molhados. A arquitetura dele é linda e remete ao início do século XX. Foi construído mais precisamente em 1920 a pedido de um português para ser um hotel, o Hotel d'Ouro. Também gostei da antiga Estação Ferroviária (foi construída em 1894 e, nessa época, ainda era toda de madeira), apesar de parecer um pouco mal cuidada.

Ponte sob o Rio Sapucaí (à esquerda) e Grande Armazém de Secos e Molhados (à direita)
Antiga Estação Ferroviária

Santa Rita possui apenas um museu, o Museu Histórico Dr. Delfim Moreira, que infelizmente não consegui conhecer. Como estive na cidade durante um feriado, ele estava fechado para visitação. O casarão onde o museu está localizado era a antiga residência de Delfim Moreira, ex-vereador de Santa Rita do Sapucaí, ex-governador de Minas Gerais e ex-presidente do Brasil. Li que ali dentro estão expostos diversos documentos, fotografias, objetos e mobiliários que narram um pouco da história e cultura de Santa Rita. O museu fica em uma bonita praça que também leva o nome do ex-presidente.

Museu Histórico Dr. Delfim Moreira
Praça Dr. Delfim Moreira

Outro local super importante na cidade é a bonita Praça Santa Rita. É nela onde ocorrem boa parte das tradicionais festividades de Santa Rita do Sapucaí. Ela também abriga o Santuário Santa Rita de Cássia. Sua arquitetura é uma mistura de vários estilos, prevalecendo o neoclássico e ecletismo. Ali na praça também há um coreto, muuuitas árvores e bancos e o lindíssimo prédio do Fórum Doutor Arlete Telles Pereira (construído entre os anos de 1910 e 1915, foi recentemente restaurado e é tombado como patrimônio).

Praça Santa Rita
Santuário Santa Rita de Cássia, por fora e por dentro
Fórum Doutor Arlete Telles Pereira

Gostei bastante de Santa Rita do Sapucaí e me senti muito segura caminhando por lá, até mesmo à noite. Apesar de ser uma cidade interiorana, ela é bastante movimentada e cheia de vida, até aos finais de semana e feriados. A infraestrutura é muito boa também! Há uma ótima variedade de restaurantes, cafeterias, supermercados, lanchonetes, lojas... enfim, o comércio é bem diversificado. Como estive na cidade a pé, não consegui conhecer os atrativos turísticos mais distantes do centro, como o Morro do Cruzeiro e as tradicionais fazendas de café da região. Quem sabe um dia eu volto! :)


GOSTOU DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ?
Conheça outras cidades próximas, como Cristina e Ouro Fino.

NOSSA AVALIAÇÃO:



Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.