OURO FINO: A cidade do menino da porteira

Viagem realizada em maio/2023


É bem provável que você já tenha ouvido falar de Ouro Fino. Essa cidade, localizada no sul de Minas Gerais, ganhou uma certa notoriedade por conta da música O menino da porteira, escrita por Teddy Vieira e Luiz Raimundo, lá em 1954. Toda vez que eu viajava pela estrada de Ouro Fino, de longe eu avistava a figura de um menino... Essa canção é super famosa e já foi interpretada por mais de dez cantores brasileiros, entre eles Tonico e Tinoco, Sérgio Reis, Chitãozinho & Xororó, Michel Teló, entre outros. Apesar de fazer parte da região do Circuito Turístico das Malhas, o forte de Ouro Fino não é o turismo, mas a música deixou a cidade tão, mas tão conhecida que começou a atrair muitos visitantes. Inclusive eu!

Fui conhecer Ouro Fino durante minha viagem à Santa Rita do Sapucaí (clique aqui para ler o post desse rolê). As duas cidades não são tão próximas (são oitenta quilômetros de distância aproximadamente), mas mesmo assim fiz uma parada no meio do caminho só para visitar a cidade musa inspiradora da canção. A viação que faz o trajeto São Paulo/Ouro Fino e Ouro Fino/Santa Rita do Sapucaí é a Expresso Gardênia. Sinceramente não gostei dessa empresa de ônibus. A viagem demorou mais do que o previsto (e olha que nem pegamos trânsito), o ônibus era bem velho, o ar condicionado e o banheiro não estavam funcionando e não houve pontualidade. #foitenso

O ponto turístico mais famoso de Ouro Fino fica na entrada da cidade, beirando a rodovia MG-290. Impossível passar por ali e não enxergar o enooorme monumento de um menino acenando na frente de uma porteira. O Monumento Menino da Porteira foi inaugurado em 2001 e mede dez metros de altura e dezesseis de largura. Gigante, não é? Ali em frente também fica um letreiro com o nome da cidade e um casarão super bonito onde funciona uma cafeteria e uma loja de artesanatos e produtos típicos da região.

Monumento Menino da Porteira
Plaquinha com o nome da cidade
Casarão que abriga uma cafeteira e uma lojinha de artesanatos e produtos típicos da região

Outro local ótimo para conhecer e comprar produtos ali da região é o Mercado Municipal. Ele fica em frente à rodoviária e super pertinho do monumento do menino da porteira. Ali dentro há diversos boxes que comercializam um pouco de tudo. No pavimento superior há alguns restaurantes também.

Mercado Municipal

Além do monumento do menino da porteira localizado na entrada da cidade, Ouro Fino também tem três outros espaços que homenageiam e fazem referência à canção. São eles: Monumento Boi sem Coração (fica na Rua Guarda Mor Lustosaua e mede cinco metros de altura e nove de comprimento), a Praça do Berrante (onde há a escultura de um berrante com mais de dezesseis metros de comprimento) e o Monumento Boiadeiro (que fica na Praça da Baronesa e foi recentemente inaugurado). Todos esses monumentos estão localizados no centro de Ouro Fino e podem ser acessados com uma curta caminhada.

Monumento Boi sem Coração
Praça do Berrante
Monumento Boiadeiro

Ouro Fino começou a se formar lá em 1746, quando um grupo de bandeirantes chegou na região e encontrou ouro por ali. E assim deu-se início ao conhecido "ciclo do ouro", impulsionando o desenvolvimento do vilarejo durante todo o século XVIII. Porém foi apenas com a chegada do "ciclo do café", no século XIX, que realmente ocorreu um salto econômico, fazendo com que Ouro Fino crescesse ainda mais e fosse elevada a categoria de cidade. Muitas construções centenárias dessa época ainda podem ser encontradas lá nas ruas da região central.

Uma das mais lindas, na minha humilde opinião, é o Santuário de São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima. Achei a arquitetura dessa igreja MARAVILHOSA! Ela foi fundada em 1749 e é considerada uma das construções mais antigas da cidade. Sua arquitetura tem estilo eclético, com alguns elementos góticos. O interior da igreja é bem bonito também (não consegui fotografar, pois estava rolando um casamento bem na hora). A Praça da Matriz, onde está a igreja, também é super bonita e bastante arborizada. Como ela fica em uma das partes mais altas de Ouro Fino, a paisagem ali de cima é muito bonita! Ah, a praça também abriga a histórica Fonte Luminosa, construída na década de 1960. 

Santuário de São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima

Outras construções antiguinhas que super merecem a visita ali no centro é o prédio da Casa do Café com Leite (foi aí nesse casarão do século XIX que foi assinado o acordo Café com Leite, firmando o revezamento da Presidência da República entre os governos paulista e mineiro, que durou de 1913 a 1930), o Fórum e a antiga Estação Ferroviária de Ouro Fino (tinha lido que aí funcionava o Pavilhão das Malhas, mas quando estive na cidade o local estava em obras e não havia nenhum comércio).

Casa do Café com Leite
A construção do Fórum é belíssima
Antiga estação ferroviária de Ouro Fino

Além das referências ao menino da porteira, Ouro Fino também fez questão de homenagear o sanfoneiro Luiz Gonzaga, que morou ali na cidade por alguns anos da década de 1930, quando serviu o exército local (ele era o corneteiro da tropa). Dizem que foi ali em Ouro Fino que ele aperfeiçoou sua habilidade de tocar sanfona e que fez suas primeiras apresentações em público em um clube, o Clube Édem. Luiz Gonzaga e sua sanfona ganharam uma estátua que fica em frente ao Centro de Memória Pedagógica, ali no centro também.

Homenagem ao sanfoneiro Luiz Gonzaga

Apesar de ter ficado apenas uma tarde na cidade, gostei bastante de Ouro Fino. Como estava me locomovendo a pé não consegui conhecer todos os atrativos. Faltou ir no Lago dos Palomos, no Monumento Bateador e nas cachoeiras que ficam na área rural. Taí um motivo pra voltar! :D


GOSTOU DE OURO FINO?
Conheça outras cidades próximas, como Cristina e Santa Rita do Sapucaí.

NOSSA AVALIAÇÃO:


Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.