ÁGUAS DE SÃO PEDRO: Muita água, charme e tranquilidade

Viagem realizada em abril/2017


Águas de São Pedro fica no interior de São Paulo, a apenas 180 quilômetros de distância da capital. Fui visitá-la no mesmo feriado que conheci Piracicaba (se você não viu esse post, clique aqui). As duas cidades são vizinhas e é quase inevitável fazer um bate e volta entre elas. Como o próprio nome diz, Águas de São Pedro tem água pra tudo quanto é lado! E acredite: suas fontes hidrominerais foram descobertas por acaso, durante uma escavação em busca de petróleo, por volta de 1920. Hoje em dia, essas águas milagrosas (repletas de propriedades medicinais) podem ser encontradas nos parques aquáticos, balneários, fontes e termas espalhados por suas ruas. Por ser pequena, Águas de São Pedro é super charmosa, aconchegante e tem até aquela calmaria que lembra as cidades mineiras. Ah, e quase todos seus atrativos podem ser conhecidos a pé, com uma curta caminhada.

Fiquei apenas um dia na cidade e gostei bastante do que vi. A rodoviária fica no final da avenida principal, a Avenida Carlos Mauro, onde está boa parte das lojinhas, restaurantes, docerias (a João e Maria é uma graça!) e hospedagens. Essa parte da cidade é uma tentação para quem gosta de compras! Achei os preços das lojas ótimos e até levei umas coisinhas pra casa. Essa avenida é bastante arborizada e cheia de bancos e flores. Estive em Águas de São Pedro durante o feriado de Páscoa e toda cidade estava enfeitada com coelhinhos, ovos e cenouras. Uma graça! As crianças faziam a festa! Aí nessa avenida também fica outro local que amei conhecer: o Escadão! Conhecer um escadão pode parecer sem graça, mas esse aí é muito bonito e super vale a pena, pois todos seus 88 degraus foram pintados com figuras da fauna e flora típicos da região pelo artista Lajur Oliveira. É muito bonito e super colorido!!!

Avenida Carlos Mauro
Canteiro central na Avenida Carlos Mauro
Escadão (à esquerda) e loja de doces João e Maria (à direita)

Além de muito comércio, é nesta avenida onde fica o SPA Thermal (antigo Balneário Municipal Doutor Octavio Moura Andrade) e o Fontanário Municipal, outros dois pontos bastante procurados pelos turistas e moradores. No balneário é possível fazer alguns tratamentos terapêuticos, estéticos e medicinais (como banhos, massagens e sauna) utilizando as águas termais e hidrominerais retiradas das três fontes da cidade: a Gioconda, a da Juventude e a Almeida Salles. Já ali no Fontanário (que tem uma arquitetura linda) é possível degustar essas águas gratuitamente.

Fontanário Municipal
Arquitetura linda do Fontanário (à esquerda) e Fonte da Juventude (à direita)
Spa Thermal

O quiosque do Atendimento ao Turista também fica aí nessa avenida, mas sinceramente não gostei muito do atendimento. Entrei rapidamente para perguntar sobre os pontos turísticos da cidade e tive uma leve impressão de que eles estavam mais interessados em vender passeio de trenzinho do que em dar explicações para quem quer conhecer a cidade a pé. Esses passeios de Trenzinho são oferecidos em diversos pontos da avenida (e tem roteiros diferenciados). Não me interessei em fazer nenhum deles.

Quiosque de Atendimento ao Turista
Uma das paradas do passeio de trenzinho

O final da Avenida Carlos Mauro é na Praça Doutor Octávio Moura Andrade, também conhecida como Praça Monumento das Águas. Essa praça é super bonita e bem cuidada (assim como quase tudo na cidade). Em alguns horários do dia as fontes de água são ligadas, dando um show e molhando tudo! É água jorrando pra tudo quanto é lado! :D Atrás da praça fica o Parque Doutor Octávio Moura Andrade. Ali dentro é possível fazer arvorismo, cavalgada ou trilha, e também andar de kart em uma minipista. Dentro do parque há algumas casinhas de madeira onde funciona uma feirinha de artesanato.

Praça Monumento das Águas
As águas dançantes

Em uma rua próxima a avenida principal, fica a Igreja Matriz Imaculada Conceição, uma das principais da cidade. Apesar de ter estilo moderno, achei essa igreja super bonitinha (quem acompanha o blog sabe que tenho preferência pelas mais antiguinhas). Ali na praça dessa igreja há uma imagem do Apóstolo Santiago e algumas plaquinhas do Caminho do Sol. Esse caminho tem aproximadamente 240 quilômetros e começa na cidade de Santana de Parnaíba, finalizando em Águas de São Pedro (ou vice-versa). O trajeto, que pode ser feito a pé ou de bicicleta, passa por Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu, Indaiatuba, Salto, Elias Fausto, Campos do Jordão, Mombuca, Saltinho, Piracicaba e São Pedro. Ele é similar ao espanhol Caminho de Santiago de Compostela e é feito por peregrinos que buscam introspecção e despojamento material.

Igreja Matriz Imaculada Conceição
Apóstolo Santiago

O ponto final dessa caminhada é na Casa de Santiago, que fica dentro do Mini horto, ali pertinho da igreja. Esse parque é super arborizado e tem várias trilhas, além de quiosques, ponte-pênsil e uma fonte dos desejos. Também há um altar super bonito com duas imagens: uma de São Francisco de Assis (o protetor dos animais) e outra de Santiago de Compostela (o patrono dos peregrinos). Como o local está passando por reformas, senti um ar de abandono em algumas áreas (estive no horto em 2017, então pode ser que tenha melhorado de lá pra cá). Ah, isso sem falar nos inúmeros pernilongos e mosquitos! Recomendo passar repelente antes da visita.

Mini horto
Plaquinha na entrada do parque
Altar no meio da mata

Gostei de Águas de São Pedro (me lembrou muuuuito uma cidade mineira)! Ela é super tranquila e tem lugares bonitos, perfeita para um final de semana ou até um bate e volta (dependendo da cidade que você estiver). Como estava a pé pela cidade, conheci apenas os atrativos que ficavam próximos ao centro, mas quem estiver de carro pode explorar melhor a região. Vi que há outros parques e até cachoeiras nos arredores! Foi uma pena não conseguir conhecê-los.


GOSTOU DE ÁGUAS DE SÃO PEDRO?
Visite Piracicaba também! Ela fica ao lado, super pertinho.

MINHA AVALIAÇÃO:


Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.