CHAPADA DOS GUIMARÃES: Foi amor à primeira vista!

Viagem realizada em janeiro/2019


Conhecer a Chapada dos Guimarães foi uma das coisas mais lindas que me aconteceu em 2019. Fui pra lá meio que de última hora, sem muito planejamento. Comprei uma passagem promocional (sempre, né? rs) para Cuiabá, a capital mato-grossense, e acabei dando uma passadinha na Chapada (já que as duas cidades ficam super pertinho). Foi amor à primeira vista! E aconteceu logo na estrada. s2

Mas vamos começar do começo. Era um feriado de apenas três dias e minha ideia inicial era aproveitar apenas Cuiabá. Mas aí comecei a pesquisar o que fazer pela cidade (e nos arredores) e descobri a Chapada dos Guimarães ali do ladinho. Para quem não sabe (assim como eu não sabia), apenas 70 quilômetros separam as duas cidades. É tão perto que algumas agências receptivas de Cuiabá até fazem passeios no estilo bate e volta. Mas infelizmente esses tours só saem em apenas dois dias na semana que coincidiram com os dias em que minha viagem já teria acabado. Foi um banho de água fria...

Daí decidi ir de ônibus mesmo! Eles saem lá da rodoviária de Cuiabá (deixei a plaquinha com os horários atualizados aqui embaixo, mas acho melhor confirmar antes). Se você precisar ir do aeroporto para a rodoviária (e quer economizar), dá para usar transporte público. Há um ônibus urbano que pára no ponto do Várzea Grande Shopping, quase em frente ao aeroporto. Mas atente-se: esses ônibus não tem cobrador e não aceitam dinheiro como pagamento. É preciso comprar um bilhete e recarregá-lo antes de embarcar. Foi um pouco confuso na primeira vez, mas depois deu tudo certo! A viagem durou uma hora e meia, mais ou menos, e o trajeto é lindo! Não conseguia tirar o olho da janela do ônibus. A estrada passa por dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e é possível observar os enormes paredões rochosos. É muito lindo mesmo! Fiquei apaixonada antes mesmo de chegar.

Olha essa paisagem da estrada!
É muito lindo!
Horário dos ônibus para a Chapada dos Guimarães e Cuiabá (fev/2019)

Como comentei no início do post, minha viagem à Chapada foi super curtinha e dormi apenas uma noite por lá. Não costumo ficar em hostel, mas dessa vez (para economizar) escolhi o Di Casa Hostel para me hospedar. A avaliação deles no Booking.com é excelente, mas para mim foi uma experiência ok. Eles ficam bem próximos ao centrinho, possuem dormitórios privativos (mas o banheiro é compartilhado), cozinha, sinal de wifi e atendimento hospitaleiro. Faltou apenas um café da manhã. Não sei se me hospedaria de novo, pois prefiro pousadas e hotéis, mas indico para quem gosta e tem perfil mais mochileiro.

Di Casa Hostel
Meu quarto

O centrinho da Chapada é uma graça! Tudo acontece em torno de uma grande praça, super arborizada e cheia de passarinhos. A simplicidade da Igreja Nossa Senhora Santana do Santíssimo Sacramento chama atenção no meio de tantas casinhas coloridas. Essa igreja é uma das poucas construções barrocas preservadas no estado do Mato Grosso. Ela foi construída por volta de 1779 e é tombada como patrimônio histórico e artístico pelo Iphan. Apesar de super pequeno, o centro da Chapada possui uma boa estrutura turística. As casinhas que ficam as redor da praça e da igreja, por exemplo, abrigam restaurantes, mercados, pousadas, lojas de artesanato e muitos outros tipos de comércio.

As agências de turismo também ficam aí nessa região. E por falar em agência, visitei uma delas para tentar fazer um passeio e fiquei chocada com os preços. Como tudo é caro para quem está sozinha e sem transporte próprio! Boa parte dos atrativos da Chapada devem ser visitados obrigatoriamente com um guia e, como eles ficam longe do centro, só podem ser acessados de carro. Geralmente os turistas já chegam de veículo próprio e pagam apenas o guia. Quem vem de ônibus, precisa contratar o combo guia + transporte e os preços literalmente dobram! Foi bem frustante e acabei não fechando nada, mas a recepcionista me deu várias dicas de lugares que eu poderia ir sozinha e por conta própria (bem mais minha cara). E lá fui eu ser feliz na Chapada dos Guimarães com meus passeios alternativos!

Igreja Nossa Senhora Santana do Santíssimo Sacramento
Interior da igreja
Casinhas coloridas e muitos passarinhos no entorno da praça 

O primeiro lugar que fui conhecer foi o Balneário Salgadeira. Ele fica na estrada que liga Cuiabá à Chapada. Para chegar aí, peguei o mesmo ônibus do dia anterior. É só avisar o motorista que você vai descer na Salgadeira que ele pára em um ponto que fica em frente. É super tranquilo! Gostei bastante desse balneário. Ele foi recentemente reformado e reinaugurado (estava há oito anos fechado!). Tudo está novinho e bem cuidado.

Entrada do Balneário Salgadeira
Estacionamento com vista para os paredões
Plataformas suspensas de madeira te levam aos atrativos

Após passar pela portaria, há diversas plataformas suspensas de madeira onde os turistas podem transitar entre os atrativos com segurança e sem causar impacto à natureza. Há vários mirantes onde é possível observar e fotografar as belezas naturais da Chapada. O Rio Salgadeira, que nasce aos pés dos paredões, corre por ali e em algumas áreas é permitido banhar-se. O local mais concorrido é a Cachoeira Salgadeira. Essa queda d'água é muito bonita!

O balneário também possui sanitários, restaurante, lojinha de artesanatos, playground e um minimuseu. Para mim, os principais destaques da Salgadeira foram o contato com a fauna e flora da região e a vista para os paredões. É lindo demais! Fiquei apenas uma hora e pouquinho por ali, mas deu para curtir as paisagens e tirar muitas fotos. Se você vier de ônibus, fique atento aos horários que eles passam, senão você corre o risco de ficar horas esperando, na margem da rodovia. Ah, a entrada ao balneário é gratuita! Eba!!!

Uma das quedas d'águas onde é permitido banhar-se
Rio Salgadeira
Passarinho fofo (à esquerda) e Cachoeira Salgadeira (à direita)

Outro local que amei conhecer foi o Mirante Morro dos Ventos. Dessa vez nem de ônibus eu precisei (fui a pé mesmo). Caminhei uns vinte/trinta minutos desde o centrinho da Chapada e foi bem tranquilo. O mirante fica no mesmo terreno onde funciona o Restaurante Morro dos Ventos, dentro de um condomínio fechado (é preciso pagar uma pequena taxa para entrar). O lugar é lindo e muito bem cuidado! Tem um jardim super gramado e verdinho, várias árvores e flores, banquinhos e mesas para relaxar, lanchonete, lojinha de artesanatos e dois mirantes com vistas de tirar o fôlego!

Portaria do Mirante Morro dos Ventos
Olha essa vista!
A estrutura é perfeita!

Fiquei embasbacada com a beleza dos dois mirantes! Não há palavras que descrevam a sensação de poder ver e sentir tudo aquilo. É muito, MUUUITO lindo! Super recomendo a visita!

Vista de tirar o fôlego para os paredões
Gafanhoto fofinho!
Consegue ver uma cachoeira ali?
Morri com tanta beleza!

Eu sei que um dia e meio não é nada suficiente para conhecer a Chapada dos Guimarães. Mas já que estaria em Cuiabá, não podia perder a oportunidade de conhecer (pelo menos um pouquinho) esse lugar M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O. Tentei aproveitar ao máximo dentro do possível e acho que consegui! Amei o centrinho e a vista dos paredões, tanto na estrada, como no balneário Salgadeira e no Mirante Morro dos Ventos. Foi inesquecível e muito intenso! A Chapada é linda e essa pequena viagem só me deixou com mais vontade de voltar. Mas da próxima vez será de carro! rs


GOSTOU DA CHAPADA DOS GUIMARÃES?
Conheça Cuiabá também! Fica ao lado.

ACESSE TAMBÉM:
casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2012/09/um-final-de-semana-na-chapada-dos.html

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.