JOINVILLE: Como não se apaixonar por suas casinhas tão charmosas?

Última viagem realizada em outubro/2018



Joinville é uma das maiores cidades catarinenses! Ela está localizada em uma região conhecida como Caminho dos Príncipes. Antigamente, esse pedacinho de Santa Catarina fazia parte do dote imperial da princesa Francisca (filha de D. Pedro I e irmã de D. Pedro II) na época do seu casamento com o príncipe de Joinville (de origem francesa). Por conta disso, a cidade acabou sendo colonizada por alemães, austríacos e suíços. Essa mistura cultural é fortemente observada na arquitetura de suas construções, na comida típica e nos costumes do seu povo.

Meu interesse em conhecer Joinville surgiu durante minhas viagens à Florianópolis. Durante o trajeto, o ônibus sempre passava pelo moinho enoooorme que tem ao lado do pórtico, beirando a rodovia. Acho esse moinho lindo e acreditem: foi ele que despertou em mim a vontade de conhecer essa cidade! rs

Já estive em Joinville duas vezes, em 2014 e em 2018. Na primeira vez, fiquei apenas um dia, mas na segunda, passei um feriado de três dias e pude aproveitar bem mais. Me hospedei no Hotel Sabrina, mas não sei se o recomendaria... A localização é ótima (dá para ir caminhando a vários pontos turísticos) e a estrutura é bastante confortável, mas o wifi não funcionou em metade do período de minha hospedagem. O café da manhã é bem servido e há uma variedade enorme de bolos, frutas, sucos e pães. Porém, como fui em um feriado, o hotel estava recebendo um grupo enorme de hóspedes e não havia lugar suficiente para todos se acomodarem. Rolou um verdadeiro tumulto, com muita falação e bagunça. Foi bem desagradável.

Hotel Sabrina
Minha suíte

O centrinho de Joinville pode ser explorado a pé facilmente. Aliás, acho que essa é uma das melhores formas de se conhecer uma cidade. Fui caminhando tranquilamente e me apaixonando pelas casinhas em estilo enxaimel. Uma mais fofa que a outra!!!

Há várias casas antigas espalhadas pela cidade
Mais casinhas típicas
Acreditem, é um banco Itaú!

Durante essa caminhada conheci alguns pontos turísticos. O primeiro local que visitei foi a antiga estação ferroviária de Joinville, a Estação da Memória. Sua arquitetura é muito bonita e me chamou a atenção de longe. O prédio tem estilo germânico e é tombado como patrimônio histórico. O Mercado Municipal foi outro atrativo que conheci (ele ficava em frente ao hotel onde me hospedei). O mercado ocupa uma construção centenária muito bonita! Lá dentro há diversas lojas que comercializam peixes e frutos do mar, verduras e frutas, além de produtos típicos e artesanais. Também há restaurantes e um parquinho infantil. Ali perto fica a Praça da Barca (bem bonitinha) e a Prefeitura Municipal (o prédio é super moderno).

Antiga Estação Ferroviária
Mercado Municipal
Prefeitura Municipal

Um dos lugares que mais gostei de conhecer foi o Museu Nacional da Imigração e Colonização. Ele também ocupa uma construção histórica muito bonita, conhecida como Palácio dos Príncipes. Ali dentro estão expostos mobiliários e muitos objetos da época da colonização da cidade. Nos fundos há algumas casinhas típicas, em estilo enxaimel. Em frente ao museu fica outro ponto turístico super famoso, a Rua das Palmeiras. Essa rua possui mais de cinquenta palmeiras imperiais altíssimas que foram plantadas em 1873 e permanecem na cidade até hoje.

Museu da Imigração, construído em 1870
Casas típicas no fundo do museu
Rua das Palmeiras, com o Museu da Imigração lá no fundo

Joinville também é a única cidade do mundo que tem uma filial da Escola do Teatro Bolshoi (tirando a Rússia, claro! rs). Passei em frente à escola, mas como era feriado, estava fechada para visitação. Uma pena... Fiquei encantada com as pinturas da entrada principal. São lindas!

Filial da russa Escola do Teatro Bolshoi

Outro lugar que adorei conhecer foi o Mirante do Morro da Boa Vista. Ele também fica próximo ao centro e fui caminhando do hotel até lá (deu uns vinte minutos). Após passar pela portaria, há uma estradinha no meio da mata que termina no topo do morro (a entrada é gratuita). Essa subida só pode ser feita a pé, de bicicleta ou com um ônibus exclusivo que sai lá do Terminal Urbano Central. Carros não podem transitar e devem ficar estacionados ao lado da portaria. Escolhi subir a pé e, apesar de ficar um pouco cansada (principalmente no último trecho), achei que valeu super a pena. O percurso é repleto de verde e ar puro, e estava bastante movimentado, pois muitas pessoas usam essa estrada para fazer caminhadas e atividades físicas.

Lá no topo do Morro da Boa Vista há dois mirantes que podem ser visitados. Um menor e com uma vista mais restrita (conhecido como Janela do Mirante) e o principal que fica no alto de uma torre que proporciona uma visão em 360 graus da cidade e de toda a Baía da Babitonga. A subida a este mirante principal é feita por uma escadaria, mas também há elevadores que podem ser usados por idosos ou deficientes. Gostei dos dois mirantes, mas a vista do da torre é muito mais bonita! Infelizmente, o tempo estava nublado durante minha visita e não pude curtir tanto a paisagem. :(

Pertinho dos mirantes há uma Trilha Ecológica. O trajeto no meio da mata é feito por plataformas suspensas. O percurso é curtinho (não dura nem quinze minutos), mas o contato com a natureza é bem gostoso. Ah, tive a sorte de ver alguns macaquinhos. Foi bem legal!

Entrada do Mirante do Morro da Boa Vista
Janela do Mirante
A torre do mirante principal (à esquerda) e um pedacinho da vista (à direita)
Outro pedaço da vista do mirante principal. Pena que estava nublado... :(
Trilha no meio da mata

O Parque Zoobotânico é outro ponto turístico de Joinville e fica um pouquinho depois da portaria dos mirantes. Esse local é muito bonito e repleto de verde, mas como não gosto de ver bichinhos presos em gaiolas, não fiquei nem dez minutos lá dentro. Mas recomendo a visita para quem gosta desse tipo de atração.

Parque Zoobotânico
A paisagem é linda!
Detalhes

Gostei bastante de conhecer Joinville! Meu lugares preferidos foram o Museu da Imigração e o Mirante da Boa Vista. As construções em estilo enxaimel também são muito fofas e charmosas. Apesar de já ter ido duas vezes à cidade, ainda não consegui fazer o famoso passeio no Barco Príncipe de Joinville e nem visitar o Pórtico. Acho que tenho bons motivos para voltar! rs


GOSTOU DE JOINVILLE?
Vá para São Francisco do Sul também! É ali pertinho.

MINHA AVALIAÇÃO:


Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.