ÁGUAS DE LINDÓIA: Esbanjando charme no Circuito das Águas

Última viagem realizada em junho/2022


Provavelmente você já ouviu falar em Águas de Lindóia, afinal é de lá que vem aquela famosa água mineral que você já deve ter provado em algum momento da vida. Essa cidadezinha tranquila e de clima delicioso fica no interior paulista, em uma região conhecida como Circuito das Águas. Ela está localizada a mais ou menos 180 quilômetros da capital e fica quase na divisa com Minas Gerais (acho que foi por isso que gostei tanto de lá, rs). Águas de Lindóia é pacata, tem muuuito verde, ar puro, ruas tranquilas, praças charmosas, montanhas (s2) e comida boa! Diz aí se não é a combinação perfeita?

Já estive por lá duas vezes: em 2019 e em 2022, ambas no estilo bate-volta. O ônibus demorou um pouco mais de três horas para chegar. Achei um pouco cansativo, mas as paisagens da estrada (muuuito verde e céu azul) me ajudaram a relaxar e quase não vi o tempo passar. Mesmo com a longa distância, já adianto que o passeio valeu super a pena! Um dia foi ok para conhecer os principais atrativos do centro da cidade, mas recomendo ficar mais tempo, caso tenha essa disponibilidade. Um final de semana ou um feriadinho prolongado, por exemplo, seriam perfeitos.

Pórtico de Águas de Lindoia

A rodoviária de Águas de Lindóia fica em uma das principais avenidas da cidade. Ali perto está localizado o belíssimo e fotogênico Pórtico de Águas de Lindoia (é uns dez minutos caminhando). Um pouco mais afastado (mas possível de ir andando também) fica a praça mais famosa da cidade: a Praça Adhemar de Barros (projetada pelo paisagista Burle Marx, olha que chique!). Essa praça é MUITO fofa! Fiquei apaixonada assim que cheguei. O gramado é super bem cuidado e verdinho, e tem um lago com pedalinhos. As ruas ao redor da praça são repletas de construções belíssimas que fazem um contraste super bonito com o verde da vegetação.

Praça Adhemar de Barros
Muuuito verde e pássaros no entorno da praça
Tem lago com pedalinhos (à esquerda) e construções belíssimas (à direita)

É dali da Praça Adhemar de Barros que sai o tradicional Passeio de Trenzinho. Confesso que tenho um pouco de receio desses passeios (acho um pouco infantil), mas esse foi bem legal! Além de percorrer algumas ruas da cidade, ele fez uma parada no Mirante do Cristo Redentor, que era um lugar que eu queria muuuito conhecer! Esse mirante fica no topo do Morro do Cruzeiro, a mais de mil metros de altitude, e tem uma vista em 360 graus para as montanhas da Serra da Mantiqueira. O trenzinho demora uns quinze minutos para chegar lá em cima e, já da estrada, fiquei encantada com a vista da cidade do alto. Imagina quando eu cheguei no mirante, aos pés do Cristo? Fiquei apaixonada e não conseguia parar de fotografar, contemplar a paisagem e pensar: Águas de Lindóia é mesmo muito linda!

Cristo Rendentor
Estradinha (à esquerda) e Mirante do Cristo (à direita)
Olha essa vistaaa!!!

Um pouquinho mais adiante da Praça Adhemar de Barros tem outra praça bastante famosa, a Praça Cavalinho Branco. Esse local também é muuuito bonito e repleto de verde. As montanhas ao redor do lago formam uma paisagem linda! E por falar em lago, vi muitos bichinhos por lá, como uma família de simpáticas capivaras e vááários pássaros.

Muito verde ao redor do lago da Praça Cavalinho Branco
A natureza impera neste local
Vi muitos pássaros e capivaras

Águas de Lindóia ficou famosa e se tornou um local turístico por conta de suas águas terapêuticas e medicinais. E ali no Balneário Municipal, também localizado na região central, é possível realizar mais de trinta diferentes tratamentos estéticos e relaxantes utilizando essas águas. Não fiz nenhum desses tratamentos, mas fui conhecer o local e achei bastante agradável. Na área externa há um parque aquático (tem até toboágua) e belos jardins (também projetados por Burle Marx). Já no interior é onde ficam as salas dos tratamentos. Uma delas é aberta ao público e ali dentro é possível degustar a água da Fonte São Roque Emanatório ou relaxar ouvindo seu barulhinho em uma das cadeiras. As paredes dessa sala me chamaram bastante a atenção! Elas são revestidas com diversos mosaicos muito bonitos criados por Livio Abramo. Esse balneário foi construído na década de 1950 e por muitos anos foi considerado o cartão postal de Águas de Lindóia.

Balneário Municipal
Jardim localizado no interior do Balneário
Sala com água da fonte São Roque Emanatório

Depois de almoçar em um dos restaurantes do centro (não me lembro o nome), fui conhecer o Bosque Zequinha de Abreu. Como era um sábado, estava rolando uma feirinha de artesanato e de malhas por lá. Haviam diversas barraquinhas, com os mais variados produtos. Esse bosque fica bem pertinho da Rua Minas Gerais, que é bem tradicional por ter várias lojinhas que vendem lembrancinhas, malhas, doces, queijos e outras delícias da região.

Vi essa igreja durante a caminhada
Comércio da Rua Minas Gerais

Bom, nem preciso comentar que adorei Águas de Lindóia, não é? Achei a cidade perfeita para um descanso de final de semana, feriado ou até um bate-volta (cansativo, mas super bem aproveitado). Gostei muito de todos os lugares que visitei e faltou tempo para conhecer os atrativos mais distantes do centro, como o Thermas Water Park, o Morro do Pelado e o Recanto dos Nefelibatas. Bom, não faltam para voltar, né? :D


GOSTOU DE ÁGUAS DE LINDOIA?
Conheça Monte SiãoSocorro, Amparo, Serra Negra e Monte Alegre do Sul também! Ficam super pertinho.

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.