FARROUPILHA: O Salto Ventoso fica aqui!

Viagem realizada em fevereiro/2018


Farroupilha é uma cidade gaúcha localizada lá no meio das montanhas da região serrana do estado, conhecida como Serra Gaúcha. Foi aí nessa cidade onde se instalaram os primeiros imigrantes italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul, no final do século XIX. Fiz um bate-volta pra lá durante minha viagem à Caxias do Sul (clique aqui para ver o post completo). Essas duas cidades são vizinhas e o acesso é super fácil. Lá em Caxias tem ônibus para Farroupilha e vice-versa. De Farroupilha também dá para ir facilmente à Bento Gonçalves. É tudo perto!

Lá no centro fui apenas na Igreja Matriz. Ela tem arquitetura gótica e foi construída em 1935. Amei o piso que tem na parte interna e o altar talhado em madeira. É muito bonito! Não visitei mais nenhum atrativo da região central, pois meu maior interesse na cidade era conhecer o Parque Salto Ventoso. Chamei um Uber ali em frente à igreja mesmo e combinei com o motorista dele me levar, esperar eu visitar a cachoeira e depois me trazer de volta ao centro.

Igreja Matriz, por dentro e por fora
Esse piso é lindo!

O Salto Ventoso não é muito próximo ao centro, são uns doze quilômetros de distância, aproximadamente. Demoramos uns vinte minutos para chegar e boa parte das estradinhas são de terra (e repletas de paisagens lindas). Como fui em um dia da semana, só havia eu de visitante e tive o parque todo só para mim. Achei o local bem cuidado e super agradável, com muuuito verde ao redor.

Entrada do Parque Salto Ventoso
Um pedacinho do parque
Muito verde e um ipê amarelo

Logo ali perto da entrada há estacionamento, sanitários, lanchonete e dois mirantes com vistas muito bonitas. Nos dois é possível observar a lateral da queda d'água e as belíssimas montanhas da região. Depois de curtir um pouquinho a paisagem, comecei a trilha. O caminho é bem tranquilo e super curtinho. Não demorei nem dez minutos para chegar na cachoeira. Durante todo percurso, há plaquinhas com informações e curiosidades do local. Fiquei sabendo, por exemplo, que ali já foram gravadas cenas de alguns filmes e minisséries brasileiras, como O quinto dos infernos, O quatrilho e Prova de Coragem.

Vista de um dos mirantes
Lateral da queda d'água (à esquerda) e trilha (à direita)

Fiquei super impressionada quando cheguei na cachoeira. Ela é muuuito linda e me deixou sem palavras... A queda d'água tem mais de cinquenta metros de altura, mas não é só ela que impressiona. Há um paredão por atrás, que forma uma espécie de gruta. E é enooorme! E lindo também! E faz você se sentir super pequeno perto da grandiosidade e perfeição da natureza. Ali dentro da gruta tem uma passarela metálica que permite contornar todo o paredão, passando por trás da cachoeira. Eu NUNCA tinha passado por trás de uma cachoeira. Foi uma experiência única e inesquecível!

Cachoeira e passarela dentro da gruta
Passando por trás da cachoeira

Depois de uma hora mais ou menos, voltei para a entrada do parque e conheci mais alguns cantinhos bonitos, como a Pinguela (uma espécie de ponte pênsil que cruza o Rio Pinhal) que dá acesso ao outro lado do rio onde há algumas mesinhas e bancos que podem ser usados pelos visitantes. Além desses locais que citei, o parque ainda tem outros atrativos, como uma trilha que passa pelas ruínas de uma antiga residência.

Quando estava planejando a viagem e pesquisando sobre o Salto Veloso, li que todo o parque foi reestruturado recentemente para melhorar a segurança e o conforto dos visitantes. A passarela metálica que contorna a gruta, por exemplo, não existia e era possível descer até a base da cachoeira. Hoje em dia o acesso à queda d'água e ao rio é bem restrito. Não é mais permitido banhar-se.

Ponte pênsil
Rio Pinhal

Na volta para o centro de Farroupilha, paramos no Mirante da Cascata Salto Ventoso, que fica no meio da estrada. Esse mirante também tem uma vista linda! Gostei muito de visitá-lo, pois pude ver a cachoeira de um ângulo bem diferente do que vi nos mirantes do parque. E o acesso é gratuito!

Vista do mirante no meio da estrada
Vista da cachoeira. Linda demais!

Gostei muito de conhecer esses dois atrativos da cidade de Farroupilha. Amei o Parque Salto Ventoso e acho que esse foi um dos lugares mais lindos que já visitei na vida! Infelizmente, não tive tempo de conhecer outros pontos turísticos, como o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, o Parque dos Pinheiros e a Casa de Pedra. Ah, e de fazer comprinhas nas inúmeras lojas de malharia (Farroupilha tem um excelente pólo industrial nesse segmento). Tenho vontade de voltar com mais calma.


GOSTOU DE FARROUPILHA?
Visite também as outras cidades da Serra Gaúcha! Caxias do Sul e Bento Gonçalves ficam bem pertinho.

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.