Viagem realizada em janeiro/2013
A cidade de Cambará do Sul fica no Rio Grande do Sul, em uma região conhecida como Campos de Cima da Serra. Ela está localizada a aproximadamente 180 quilômetros de Porto Alegre, ali na divisa com o estado de Santa Catarina. O principal atrativo dessa região são os famosos cânions Itaimbezinho e Fortaleza, ambos localizados em seus dois parques nacionais: o Parque Nacional dos Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral, respectivamente. Além dos cânions, a cidade também tem muitas outras belezas naturais, uma excelente gastronomia e uma cultura riquíssima.
Já adianto que conheci apenas o Cânion Itaimbezinho e AMEI. Infelizmente a viagem foi curta e não deu tempo de visitar os demais atrativos da cidade (mas fica aí um motivo pra voltar). Fiz um passeio bate e volta para Cambará durante uma viagem à Gramado (clique aqui para ler o relato completo sobre esta cidade). Caso você não saiba, Cambará fica super pertinho da Serra Gaúcha e é bem comum acontecerem esses passeios de um dia para lá. Contratei a agência Jardineira das Hortênsias (não sei se eles ainda existem) que fica lá no centrinho de Gramado. O atendimento foi perfeito desde a primeira troca de e-mail até o final do passeio. O guia era muito divertido e nos passou muitas informações sobre o lugar.
Saímos de Gramado bem cedinho e, depois de umas duas horas aproximadamente, chegamos em Cambará do Sul. O centro é bem pequeno, mas possui uma boa infraestrutura turística, com algumas opções de hospedagem, restaurantes e comércio. Na praça principal, a Praça São José, fica a Igreja Matriz São José. Essa igreja demorou dois anos para ficar pronta e foi inaugurada em 1945. Sua torre mede 32 metros de altura! De lá seguimos em direção ao Parque Nacional dos Aparados da Serra. Este trecho da viagem foi bem demorado pois uma parte da estrada era de chão, o que fez com que a van andasse beeem mais devagar.
Igreja Matriz São José, no centro de Cambará do Sul |
O último trecho do caminho é uma estradinha de terra |
O Parque Nacional dos Aparados da Serra é um dos parques nacionais mais antigos do Brasil. Por lá há diversas opções de trilhas ao redor da borda do Cânion Itaimbezinho (todas de nível leve), totalizando quase oito quilômetros de belíssimas paisagens. Por conta disso este parque é bastante recomendado para crianças, idosos ou pessoas com algum tipo de dificuldade de locomoção. Iniciamos nosso passeio com a Trilha do Vértice, que tem cerca de 1,5 quilômetros e passa por um mirante com uma vista panorâmica M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A. É lindo demais!!! Pés na areia garante! ;)
Finalmente chegamos no parque |
Trilha do Vértice |
Paisagens do percurso |
Caminhada pela lateral do cânion (à esquerda) e Cânion Itaimbezinho (à direita) |
Depois de visitar o mirante, fizemos um pedacinho da Trilha do Cotovelo, que tem cerca de três quilômetros e passa por mais alguns mirantes. As vistas são todas para o mesmo cânion, o Itaimbezinho, porém em ângulos diferentes. Em um desses mirantes vimos a Cascata Véu de Noiva, que é muuuito bonita! Finalizamos o passeio no Centro de Visitantes.
O Parque Nacional dos Aparados da Serra possui mais uma opção de trilha, a Trilha do Rio do Boi. O acesso é feito pela parte baixa do parque, que fica na cidade de Praia Grande, em Santa Catarina. Essa trilha é belíssima, mas tem nível difícil e é bastante longa (são dezesseis quilômetros, ida e volta). Tive a alegria (e o cansaço, rs) de fazer esse trajeto em uma outra viagem. Caso queira ler o relato completo, basta clicar aqui.
Outra trilha que fizemos |
Cascata Véu de Noiva |
Centro de Visitantes |
Saímos do parque no meio da tarde e, no retorno à Gramado, paramos rapidamente em São Francisco de Paula. Por lá conhecemos apenas o charmoso Lago São Bernardo, que é o principal cartão postal da cidade. Este lago é rodeado por jardins e árvores, e perfeito para relaxar, apreciar a natureza e para praticar atividades de lazer e esportivas. Por ali também fica a hospedagem mais tradicional da cidade: o Hotel Cavalinho Branco. A história desse casarão é bastante interessante. Sua construção começou em 1930 e a ideia inicial era que ali funcionasse um cassino. Porém, com a proibição dos jogos de azar no Brasil, o local acabou fechando e, com o passar dos anos, o abandono e a falta de cuidados fizeram com que a construção fosse ficando em ruínas. Na década de 1970, o casarão foi comprado, reformado e, em 1978, reinaugurado como hotel. E assim ele permanece até hoje!
Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula |
Moradores do lago |
Hotel centenário |
Gostei MUITO de conhecer um pedacinho de Cambará do Sul. É impossível não se impressionar com a grandiosidade e a beleza do Cânion Itaimbezinho. As vistas dos mirantes eram perfeitas e não dava vontade de parar de contemplar a paisagem. É um lugar realmente lindo e a longa viagem que fiz para conhecê-lo valeu super a pena! Na minha opinião, este cânion é um dos locais mais bonitos e impressionantes da Serra Gaúcha. Quero muito voltar para conhecer o Cânion Fortaleza também, no Parque Nacional da Serra Geral! Pode ser agora?
GOSTOU DE CAMBARÁ DO SUL?
Visite Praia Grande também! Essa cidade pertence à Santa Catarina, mas fica bem perto de Cambará. Ali também é possível visitar os cânions e cachoeiras da região.
MINHA AVALIAÇÃO:
Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.