CAMBARÁ DO SUL: A cidade dos mais belos cânions

Viagem realizada em janeiro/2013


Fomos passar um dia em Cambará do Sul durante nossas férias na Serra Gaúcha. Cambará fica a uns cem quilômetros de distância de Gramado (onde estávamos hospedadas) e faz divisa com o estado de Santa Catarina. O principal atrativo dessa cidade são os parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral. É lá onde estão localizados os famosos cânions Itaimbezinho e Fortaleza.

Como é muito corrido conhecer os dois cânions no mesmo dia, optamos em visitar apenas o Itaimbezinho (e deixar o Fortaleza para uma próxima viagem). Fechamos esse passeio com a agência Jardineira de Gramado. Eles foram perfeitos desde o primeiro atendimento por e-mail até o final do passeio. O guia era muito divertido e nos passou muitas informações sobre o lugar.

Demoramos umas duas horas para chegar, pois uma parte da estrada é de terra, o que fez com que a van andasse mais devagar. Depois de entrar no parque, caminhamos uns três quilômetros pela Trilha do Vértice até chegar em um mirante com uma vista panorâmica do cânion. É lindo, lindo!!!

Estradinha de terra para chegar ao parque Aparados da Serra
Entrada do Parque Nacional de Aparados da Serra
Trilha do Vértice
Só paisagem bonita durante a trilha
Rio (à esquerda) e cânion Itaimbezinho (à direita)

Depois de visitar esse mirante, fizemos outras trilhas menores que nos levaram a outros mirantes com vista para o mesmo cânion só que em ângulos diferentes. Foi muito legal também! Em uma delas foi possível ver a Cascata Véu de Noiva. Muito bonita!

Outra trilha do parque
Cascata Véu de Noiva

O guia também fez um tour rápido pela cidade de Cambará do Sul e São Francisco de Paula. O principal atrativo de São Francisco de Paula é o Lago São Bernardo. Ele é muito bonito e bastante frequentado pelos moradores nos dias quentes. No final do dia voltamos para Gramado, exaustas!!

Igrejinha no centro de Cambará do Sul
Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula
Patinhos no Lago São Bernardo
Construção em frente ao Lago São Bernardo

Fiquei impressionada com a grandiosidade do cânion Itaimbezinho! É um lugar lindo e valeu muuuuuito a pena ter feito o passeio! Foi um dos locais mais bonitos que conhecemos na Serra Gaúcha!

GOSTOU DE CAMBARÁ DO SUL?
Visite Praia Grande também! Essa cidade pertence à Santa Catarina, mas fica bem perto de Cambará. Ali também é possível visitar os cânions e cachoeiras da região.

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.