SÃO JOSÉ DE RIBAMAR: Muita religiosidade e belezas naturais

Viagem realizada em novembro/2024


São José do Ribamar fica na região metropolitana de São Luís, a capital maranhense. O turismo religioso é muito forte por lá e atrai milhares de visitantes ao longo do ano, principalmente durante o mês de setembro, quando ocorre o Festejo de São José de Ribamar. Para quem não sabe (assim como eu não sabia), São José do Ribamar é considerado o padroeiro do Maranhão. Isso explica a quantidade de devotos que a cidade recebe e a importância desse festejo para os maranhenses. Na intensa programação estão incluídas muitas romarias, novenas e missas. Porém, não é apenas a fé que movimenta o turismo na cidade. São José de Ribamar também é dona de quilômetros e quilômetros de belíssimas praias.

Fiz um bate e volta pra lá durante uma de minhas viagens à capital maranhense (clique aqui para ver o post completo dessas viagens). O acesso é muito fácil, tanto para quem está de carro, como para quem utiliza transporte público. São apenas quarenta quilômetros de distância (a partir do centro de São Luís). Como uma boa viajante econômica, obviamente que fui de ônibus. Embarquei ali perto do centro histórico, em uma parada que fica em frente ao Terminal de Integração Praia Grande. Depois de uns noventa minutos, mais ou menos, já estava desembarcando bem no centrinho de São José do Ribamar, mais exatamente na Praça São José (também conhecida como Praça da Matriz).

É aí nesta praça onde fica a Igreja Matriz de São José de Ribamar, erguida em 1915 para substituir uma outra capelinha bem antiga (construída lá no século XVII). Essa igreja está estrategicamente posicionada em frente ao mar por conta de uma lenda envolvendo um navegador português, uma tempestade e um milagre atribuído ao santo São José. Ao redor da igreja há alguns casarões que abrigam um centro pastoral, um salão paroquial e a Casa dos Milagres. Já em frente fica o belíssimo Caminho de São José, composto por diversas esculturas que contam a história da Sagrada Família de Nazaré. Um pouco mais a frente, há uma concha acústica (que tem o formato de uma bíblia aberta e é utilizada em eventos religiosos), a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes (foi construída em 1957 e é uma réplica de uma gruta francesa famosa por ter recebido algumas aparições de Nossa Senhora) e o Monumento a São José de Ribamar. Este monumento possui 33 metros de altura e é um dos maiores do país. Nele está retratado o santo São José segurando a mão do menino Jesus. Quando estive na cidade, em novembro/2024, o monumento estava interditado por conta de uma reforma e, infelizmente, não pude visitá-lo de pertinho. Todos esses espaços ao redor da igreja matriz formam o Complexo Santuário São José de Ribamar.

Igreja Matriz de São José de Ribamar
Algumas esculturas do Caminho de São José
Monumento a São José de Ribamar

Ali ao lado da igreja matriz há uma escadaria que dá acesso a uma das mais de dez praias de São José de Ribamar: a Praia de Banho. Essa praia não é tão grande e deve ter uns quatrocentos metros de extensão. Como ela fica bem no centro, a infraestrutura é ótima! Há diversos restaurantes, comércios e pousadas espalhados por sua orla, que também conta com o comprido Espigão Costeiro Quebra-Mar. A vista dali é muito bonita e vale a caminhada! 

Como comentei, além da Praia de Banho, São José de Ribamar também tem outras praias que ficam um pouco mais afastadas da região central. Anota aí as mais conhecidas: Praia do Guarapiranga, Praia do Juçatuba, Praia da Boa Viagem, Praia do Caúra, Praia de Panaquatira, Praia do Araçagy e Praia do Meio (essas duas últimas fazem fronteira com São Luís). Como estava a pé pela cidade (e não tinha muito tempo disponível), não consegui conhecer nenhuma dessas praias, infelizmente.

A infraestrutura da Praia de Banho é ótima!
A faixa de areia da Praia de Banho tem uns quatrocentos metros de extensão
Espigão Costeiro Quebra-Mar

Outro local que gostei de conhecer e que também fica na Avenida Beira-Mar foi o Cais do Ribamar. A estrutura deste lugar é ótima e perfeita para contemplar a natureza ou praticar alguma atividade física. Por ali há pista para caminhada, ciclovia, banquinhos para sentar e um quiosque estrategicamente localizado na entrada do caís. A vista dali é MUITO bonita!!! Dá para ver o centro da cidade (incluindo o monumento a São José), o mar e a praia repleta de coloridos barquinhos de pescadores.

Cais do Ribamar
Muitos barquinhos de pescadores
A natureza e a paz reinam por ali

Gostei de conhecer São José de Ribamar! Achei a cidade muito bem cuidada e com atrativos bastante interessantes. Foi bem fácil me locomover a pé pela região central, mas acredito que estar de carro me possibilitaria o acesso aos outros locais mais afastados, como por exemplo as praias. Consegui visitar apenas a Praia de Banho, a única acessível para os não motorizados. Mesmo com essa restrição, gostei de conhecer a cidade e super recomendo!


GOSTOU DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR?
Conheça outras cidades próximas, como São Luís e Raposa.

MINHA AVALIAÇÃO:


Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.