BERTIOGA: Praia, ecoturismo e história em um único destino

Viagem realizada em setembro/2022


Bertioga é a primeira cidade do litoral norte de São Paulo. Ela fica entre o Guarujá e São Sebastião, a aproximadamente 120 quilômetros de distância da capital paulista. Chegar até ela é muito fácil, tanto para quem está de carro, como para quem depende de ônibus. Há duas viações que partem da rodoviária do Tietê (mais demorado) e da rodoviária do Jabaquara (mais rápido). Optei em ir com a viação Ultra (que sai do Jabaquara) e o trajeto foi muito tranquilo (durou menos de duas horas).

O motivo dessa viagem foi minha estadia no Sesc Bertioga (clique aqui para acessar o post completo desse rolê). Passei três dias por lá (sexta, sábado e domingo) e já adianto que a viagem foi muito legal! Obviamente que não consegui visitar tudo, mas conheci alguns lugares que me surpreenderam. Descobri por exemplo que 90% do território de Bertioga faz parte de uma reserva de preservação ambiental permanente. Por conta disso seus atrativos turísticos vão muito além das praias. As inúmeras cachoeiras e rios fazem de Bertioga um destino ideal para a prática de atividades de ecoturismo. Há várias opções de trekking, trilhas, observação de aves, canoagem... 

Um dos passeios de ecoturismo que fiz foi a visita à Reserva Natural do Sesc, uma área de proteção e preservação ambiental com mais de sessenta hectares. Apesar de estar localizada em área urbana (mais precisamente no bairro Maitinga), aí nessa floresta é possível ter contato com inúmeras espécies de fauna e flora da região por meio de uma trilha suspensa (chamada Trilha do Sentir). Esse percurso (de quase um quilômetro) é perfeito para observar os detalhes da natureza. Tive o privilégio de ver, por exemplo, um pica-pau de cabeça amarela. Foi um momento muito lindo e especial! 

Reserva Natural do Sesc Bertioga
Todo o percurso da Trilha do Sentir é feito em uma plataforma suspensa 
Bichinhos que vi durante a trilha

O acesso à Reserva é gratuito e a trilha pode ser feita com ou sem o acompanhamento de um monitor ambiental. Como gosto de ter informações sobre os lugares que visito, preferi fazer acompanhada do monitor e foi uma excelente experiência. Recomendo fortemente! O monitor foi muito atencioso e me deu vááárias informações que enriqueceram ainda mais a visita. Essa trilha guiada acontece em alguns horários específicos. É só chegar nesses horários e fazer, não precisa de agendamento. Outro detalhe muito legal da Trilha do Sentir é que ela foi desenvolvida com base na arquitetura com desenho universal. Isso significa que seu trajeto é acessível para todas as pessoas, com ou sem deficiência. Não há degraus, os corrimões têm três alturas diferentes e as placas de sinalização também possuem a opção de leitura em Braille. Achei isso MUITO legal e inclusivo! Além da trilha, ali na Reserva também há o Jardim das Brincadeiras (perfeito para as crianças) e o Domo Geodésico (muito interessante).

Domo Geodésico

Outro passeio que valeu muito a pena fazer foi a Canoagem no Rio Jaguareguava. Esse passeio foi feito com a agência Jaguareguava Ecoturismo, em parceria com o Sesc Bertioga. O rio Jaguareguava é um afluente do Rio Itapanhaú (o maior da região), que nasce lá no alto da Serra do Mar. Suas águas calmas, cristalinas e rasas são perfeitas para relaxar e observar a natureza. Foi uma delícia andar de canoa e ir apreciando a paisagem. Vi muuuitas espécies de plantas e aves durante todo o trajeto. Em alguns momentos paramos em pequenas prainhas que se formavam nas margens do rio (quando a maré está baixa). Esse passeio durou uma hora e meia, mais ou menos, e foi acompanhado por dois monitores (que deixaram o passeio ainda mais rico e informativo). 

Canoagem no Rio Jaguareguava
Detalhes do passeio que durou 1h30, aproximadamente
O Rio Jaguareguava é raso, calmo e cristalino

Essas atividades de ecoturismo são um grande diferencial e o ponto forte do turismo de Bertioga. Isso a diferencia grandemente das outras cidades litorâneas da região. É claro que, além das trilhas, cachoeiras e rios, Bertioga também tem praias. E não são poucas, viu? Os turistas que visitam a cidade tem 33 quilômetros de areia e mar à disposição. Anota aí o nome delas: Enseada, Indaiá, São Lourenço, Itaguaré, Guaratuba, Itaguá e Boracéia. Infelizmente só consegui conhecer uma delas, a Praia da Enseada, que fica ali no início da cidade, ao lado do canal que separa Bertioga do Guarujá. Essa praia tem doze quilômetros de extensão e termina lá no costão rochoso do Indaiá. O Sesc Bertioga fica exatamente nessa praia. 

Praia da Enseada

E por falar no Canal de Bertioga, é daí que saem os passeios de barco/escuna pela região (inclusive para a famosa trilha da Prainha Branca, no Guarujá). O calçadão que beira esse canal é uma delícia! É muito gostoso caminhar ou sentar em um dos banquinhos e ficar observando o vai e vem dos barcos e das aves. Essa região é uma das áreas mais movimentadas e mais bem estruturadas da cidade (turisticamente falando). Há muitas lojas, sorveterias, lanchonetes e pousadas.

Bertioga começa exatamente aqui!
Detalhes do Canal de Bertioga 
Esse píer é ótimo para observar o vai e vem dos barquinhos

Também é aí no Canal de Bertioga que fica o Forte de São João, uma construção tombada como patrimônio histórico. Esse forte teve uma participação muito importante na colonização da cidade. Ele foi erguido em 1547 para defender a vila de Santos e de São Vicente de ataques e foi a partir dele que originou-se o povoado Buriquioca, que posteriormente deu origem à Bertioga. Entre os primeiros moradores estavam portugueses, mestiços e os indígenas da etnia Tupiniquins (que já habitavam a região). O Forte de São João também foi a primeira construção edificada do país e palco de muitos acontecimentos, lá na época colonial. Hoje em dia funciona como uma espécie de museu e é aberto à visitação. A vista do pavimento superior é muito bonita!

Uma das salas do Forte São João
Amei a instalação desse corredor (à esquerda) e essa armadura (à direita)! 
Pavimento superior do forte com vista para o Canal de Bertioga
A vista daí de cima é muito bonita!

O forte fica dentro do Parque dos Tupiniquins, uma bonita área verde que homenageia essa etnia (que foi aliada dos portugueses durante a época colonial). Além de muitas árvores e plantas (e passarinhos), há várias estátuas espalhadas por lá. Uma delas é (curiosamente) do Hans Staden. A princípio não entendi o porquê da estátua, mas depois descobri que, lá em 1552, Hans Staden esteve em Bertioga, após seu barco ter naufragado. Alguns anos depois, quando ele conseguiu retornar à Alemanha, escreveu um livro de crônicas relatando o que viveu durante este período aqui no Brasil. Curioso, não? Não fazia ideia que isso tinha acontecido em Bertioga! 

O Forte de São João fica dentro do Parque dos Tupiniquins
O parque é repleto de estátuas que homenageiam a etnia Tupiniquins

Gostei muito de conhecer Bertioga! Não imaginava que a cidade tivesse tantos atrativos e que fosse um destino tão completo e diversificado. É ecoturismo, praia e história/cultura em um único lugar. Ah, quase esqueci de contar que também descobri que existe uma aldeia indígena por lá. Cerca de quinhentos índios guaranis vivem nas proximidades no Rio Silveiras, quase na divisa com São Sebastião. Muito legal, não é?


GOSTOU DE BERTIOGA?
Conheça Santos e Guarujá, ficam super próximos. Ou hospede-se no Sesc Bertioga.

NOSSA AVALIAÇÃO:


Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.