ATIBAIA: Muitas montanhas e ar puro ao lado da capital paulista

 Última viagem realizada em abril/2022 


Já fazia um tempão que eu queria conhecer Atibaia. Na verdade já estive por lá uma vez, mas não conheci praticamente nada. Passei um feriado de três dias em uma pousada delícia na área rural da cidade, a Pousada Paiol (clique aqui para ler o post exclusivo dessa hospedagem pet friendly). Isso foi lá em 2019. Recentemente decidi voltar à Atibaia, mas dessa vez para conhecer os atrativos turísticos localizados na região central. 

Para quem não conhece, Atibaia fica super perto da capital paulista. São apenas sessenta quilômetros de distância. A viagem de ônibus (partindo da Rodoviária do Tietê) durou cerca de noventa minutos. Se você for de carro será mais rápido ainda! Essa cidade tranquila, repleta de montanhas e onde respira-se um ar de excelente qualidade atrai muuuitos visitantes ao longo do ano. Por conta disso, há diversas opções de hotéis, tanto na área rural, como no centro. Tem hotéis econômicos, pousadinhas charmosas, resorts super bem estruturados, hotéis fazendas... Enfim, Atibaia me pareceu ser bastante democrática para todos os tipos de viajantes.

Como minha intenção era fazer uma viagem econômica, optei em me hospedar ali no centro mesmo, no Grande Hotel Atibaia. Encontrei esse hotel no Booking.com e era uma das opções mais em conta. A avaliação dele não é tão boa (nota 7.7), mas particularmente achei o custo benefício ótimo. A localização é excelente! Ele fica bem no centro, perto de restaurantes, supermercados, sorveterias, lojas... Tudo é muito perto! Ah, e vários pontos turísticos também ficam próximos (me locomovi a pé o tempo todo). A estrutura do hotel é antiga (ele foi construído em 1932) e precisa de reparos, mas não senti falta de nada. O quarto era amplo, a cama confortável, o chuveiro quentinho... E a janela da minha suíte tinha uma vista MARAVILHOSA para a área de lazer (cheia de verde e com uma piscina delícia) e para o principal ponto turístico de Atibaia: a Pedra Grande. O atendimento também foi gentil e o café da manhã, apesar de simples, era muito gostoso. 

Grande Hotel Atibaia: um dos hotéis mais antigos da cidade
Minha suíte
A vista do quarto, s2

O centro de Atibaia é pequeno e pode ser percorrido a pé tranquilamente. O primeiro local que visitei assim que desembarquei na rodoviária foi o Museu Municipal João Batista Conti. Esse museu, que infelizmente estava fechado, fica em um casarão histórico do ano de 1836 (as paredes são de taipa de pilão e pau-a-pique). Esta construção (tombada como patrimônio histórico pelo Iphan) já foi a Casa de Câmera e Cadeia da cidade. Li que o acervo do museu é composto por centenas de objetos e documentos antigos, lá da época em que o Brasil era colônia, império e, posteriormente, república.

Museu Municipal João Batista Conti

Pertinho do Museu Municipal fica a Igreja Matriz de Atibaia (a Paróquia São João Batista). Essa igreja está localizada no marco zero da cidade e foi construída em 1665 (nessa época ela era uma singela capelinha). Em seu entorno há uma bonita praça (conhecida como Praça da Matriz), repleta de árvores e banquinhos. Também há sorveterias, lojas e algumas construções históricas ao redor (como o Casarão Júlia Ferraz). O Centro Cultural André Carneiro também fica aí pertinho. Neste espaço rolam exposições temporárias, apresentações artísticas... Inclusive no feriado em estive em Atibaia tinha uma banda juvenil tocando por lá. Foi muito legal! Ao lado do centro cultural há uma cafeteria com um belíssimo mirante para a Pedra Grande.

Igreja Matriz de Atibaia
Coreto e o Centro Cultural André Carneiro
Detalhes do Casarão Júlia Ferraz

A rua mais charmosa do centro de Atibaia (na minha humilde opinião) é a Rua José Lucas, também chamada de Rua Direita. Ela é uma graça! Cheia de casinhas coloridas antigas e luminárias charmosas. Uma coisa que chamou muito a minha atenção foi a ausência de postes e fios de eletricidade. A paisagem ficou tão mais limpa e bonita! Sem empecilhos pra ver o céu e a arquitetura das construções, s2. No final dessa rua fica a belíssima Igreja Nossa Senhora do Rosário (que infelizmente estava fechada). Achei bastante curioso a localização dessas duas igrejas centrais de Atibaia: cada uma fica em uma extremidade da rua. Li que a Igreja do Rosário foi construída (por volta de 1763) para que as pessoas escravizadas pudessem frequentar um templo religioso, pois a Igreja Matriz só permitia a entrada de pessoas com a pele branca.  

Rua José Lucas, mais conhecida como Rua Direita
Igreja Nossa Senhora do Rosário

O Parque Edmundo Zanoni fica um pouco mais distante do centro, mas ainda assim é possível chegar até ele a pé. A caminhada durou cerca de vinte minutos. Esse parque é um dos atrativos turísticos mais famosos de Atibaia, pois é aí onde acontece a tradicional Festa das Flores e do Morango. Ele é enorme: são quase quarenta mil metros quadrados repletos de muuuito verde! Gostei muito desse parque e acho que foi o meu preferido na cidade. Ele é super bem cuidado, tranquilo, tem um lago lindo (com uma torre super fotogênica), pista para caminhada, playground... Enfim, é um excelente local para relaxar, se divertir, ter contato com a natureza, praticar atividades físicas ou simplesmente passear. 

Parque Edmundo Zanoni
Um dos principais cartões postais de Atibaia
Pedalinho e muuuito verde
Mais detalhes do parque

Além das áreas de lazer e da natureza exuberante, é aí no Parque Edmundo Zanoni onde ficam o Salão do Artesão (um ótimo lugar para comprar doces, lembrancinhas e artesanato da região) e o Museu de História Natural (infelizmente estava fechado quanto estive por lá).

Salão do Artesão, dentro do Parque Edmundo Zanoni
Museu de História Natural

Outro local que gostei muito de conhecer foi o Teleférico de Atibaia. A estação principal fica no Lago do Major, mas também é possível embarcar (ou desembarcar) na estação secundária, que fica na parte mais alta da Alameda Professor Lucas Nogueira (quase ao lado do hotel em que eu estava hospedada). Um detalhe que gostei neste passeio foi que você pode comprar apenas um trecho do percurso (caso queira economizar) ou os dois trechos (ida e volta). O trajeto tem cerca de quinhentos metros e dura em torno de quinze minutos. A paisagem lá de cima é muito bonita! 

Teleférico de Atibaia (à esquerda) e Balneário Municipal (à direita)
Atibaia tem muito verde!
A estação principal do teleférico e o Lago do Major

O Lago do Major é outro ponto turístico de Atibaia bastante famoso! Ele é muito bonito e ao redor há uma pista para caminhada, banquinhos e playground para as crianças. Essa parte de Atibaia é bastante movimentada, com muito comércio, bares e restaurantes.

Os pedalinhos no Lago do Major
Área para caminhada ao redor do lago

Ali pertinho do Lago do Major há outros lugares legais para conhecer como o Balneário Municipal (as piscinas são perfeitas para um dia de calor), o Centro de Convenções Victor Brecheret (onde também funciona o Museu Olho Latino, ali ao lado tem uma escadaria muuuito linda), o letreiro Eu amo Atibaia (ideal para fotos) e o Recanto Japonês (a tranquilidade mora por lá).

Museu Olho Latino
Olha essa escadaria! Muito linda!
Recanto Japonês

Gostei de conhecer Atibaia. A cidade me surpreendeu de forma muito positiva! Achei as ruas limpas, bem sinalizadas (foi bastante fácil me locomover entre os atrativos turísticos) e os atibaianos foram bastante receptivos comigo. Outro detalhe que chamou a minha atenção é que para todo lado que eu olhava via montanhas verdinhas. Isso me fez tão bem! s2 Voltei de lá renovada. Também achei que Atibaia tem uma integração ótima com a natureza. Os espaços públicos são bastante arborizados e bem cuidados. Meus lugares preferidos foram o Parque Edmundo Zanoni e o Teleférico. Como eu estava a pé pela cidade, meus passeios se restringiram ao centro, mas tenho muita vontade de voltar para desbravar os atrativos turísticos mais afastados (como a famosíssima Pedra Grande) ou me hospedar em um dos resorts da região!


GOSTOU DE ATIBAIA?
Conheça a Pousada Paiol que fica na área rural de Atibaia. É uma excelente opção de hospedagem pet friendly.

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.