BAEPENDI: A cidade de Nhá Chica

Viagem realizada em abril/2017


Conheci Baependi durante minha viagem à Caxambu e São Lourenço. Assim como suas vizinhas, essa tranquila cidade fica lá no meio das montanhas do sul de Minas Gerais e faz parte do Circuito das Águas e da Estrada Real. Ela não é tããão conhecida, mas ganhou uma certa fama após a beatificação de Nhá Chica, que vivia por lá. Além do turismo religioso, as belezas naturais também atraem muitos turistas. Quase metade do Parque Estadual da Serra do Papagaio fica em Baependi e isso explica a enorme quantidade de cachoeiras, trilhas e atividades de ecoturismo. Segundo o site oficial da cidade, há mais de cinquenta cachoeiras!

Lá em Caxambu (onde estava hospedada) tem ônibus que vai até Baependi. É bem fácil (e rápido) se locomover entre as duas cidades. As paisagens do caminho são bem bonitas! Passei por diversas montanhas verdinhas. Tudo muito bucólico e simples. Do jeitinho que eu gosto! s2 Fiquei apenas uma manhã na cidade e foi o suficiente para conhecer o centrinho. Infelizmente não visitei nenhuma cachoeira, pois elas são distantes do centro e acessíveis apenas para quem está de veículo próprio.

Paisagens da estrada

A rodoviária fica bem próxima da Praça Monsenhor Marcos, a principal da cidade. Como toda praça típica de interior, ela é bastante arborizada, tem diversos banquinhos e coreto. A Igreja Matriz Nossa Senhora do Montserrat também fica por lá. Essa igreja foi construída em meados do século XVIII e é tombada como patrimônio histórico e artístico pelo Iphan. Sua arquitetura é eclética. No altar principal, por exemplo, foi usado o estilo rococó. Já nos das laterais, predomina o barroco.

Outra igreja super importante em Baependi é o Santuário Nossa Senhora da Conceição, mais conhecido como Igreja Nhá Chica. Nhá Chica ficou bastante conhecida na cidade por dedicar sua vida à religião e à caridade (se você quiser conhecer mais detalhes de sua história, visite o site oficial do santuário aqui). Durante todo o ano, o santuário recebe a visita de milhares de peregrinos e devotos. Além da igreja, ali dentro há um memorial, uma lojinha e o túmulo onde estão guardados os restos mortais da beata. Inicialmente, esse santuário era uma pequena capela, construída por meio de doações ao lado da casa onde ela viveu. Com o passar dos anos, as instalações foram sendo ampliadas para atender o número de devotos que não parava de crescer. A Casa de Nhá Chica também é um local turístico aberto à visitação. Lá dentro é possível conhecer um pouco da história da moradora por meio de seus objetos pessoais.

Coreto da Praça Monsenhor Marcos
Igreja Matriz (à esquerda) e Santuário Nossa Senhora da Conceição (à direita)
Casa de Nhá Chica

Durante minha caminhada pelo centro, vi muitos casarões em estilo colonial super bonitos! A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi outro local que visitei. Ela foi construída em 1820 e tem uma arquitetura bastante simples, também em estilo colonial. Como ela fica em uma parte um pouco alta da cidade, tem uma vista bonita.

Casarão colonial
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Interior da igreja

Gostei de conhecer o centrinho de Baependi. A cidade me pareceu tranquila e tem várias construções históricas bem conservadas e bonitas. Acho que o ponto forte de lá deve ser as cachoeiras e trilhas, mas infelizmente não consegui conhecer nenhuma. Fica pra próxima, né? :)


GOSTOU DE BAEPENDI?
Não deixe de conhecer Caxambu e São Lourenço. Essas duas cidades ficam super próximas!

MINHA AVALIAÇÃO:


Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.