TAMANDARÉ: A paradisíaca Praia dos Carneiros

Viagem realizada em setembro/2013


Tamandaré fica no litoral sul de Pernambuco, a cerca de cem quilômetros de distância da capital Recife. Essa cidade é bastante conhecida por suas belíssimas praias de águas mornas e tranquilas, perfeitas para relaxar e ficar em contato com a natureza. Outra característica muito marcante é a cor de seu mar: um azul esmeralda simplesmente h-i-p-n-o-t-i-z-a-n-t-e. Resumindo: Tamandaré é um verdadeiro paraíso e dona de um dos trechinhos mais lindos do litoral pernambucano. Pés na Areia recomenda: só vai!

No total, são dezesseis quilômetros de orla (repleta de coqueiros), onde ficam a Praia Boca da Barra (é praticamente deserta e fica ao lado da foz do Rio Mamucabas, que separa as cidades de Tamandaré e Barreiros), a Praia do Forte (onde está localizado o histórico Forte de Santo Inácio de Loyola, construído no século XVII), a Praia Pontal do Lira (fica próxima à região central e tem pouca infraestrutura), a Praia de Tamandaré (é a praia central da cidade, possui uma ótima infraestrutura e algumas piscinas naturais que se formam na maré baixa), a Praia das Campas (também possui deliciosas piscinas naturais, além de uma igrejinha super charmosa do século XIX: a Igreja de São Pedro) e a famosíssima Praia dos Carneiros. A Praia de Carneiros é um destino oferecido como opção de passeio bate e volta em boa parte das agências receptivas de Recife e Porto de Galinhas (que também fica bem pertinho). Foi exatamente dessa forma que a conheci: estava hospedada em Porto de Galinhas (clique aqui para ler o post completo dessa viagem) e contratei o passeio na agência Algarve Turismo (gostei bastante deste receptivo e super recomendo). 

O pessoal da agência me buscou na pousada por volta das nove da manhã e, em menos de uma hora, já estávamos em Tamandaré (que fica à 56 quilômetros de distância de Porto de Galinhas), onde embarcamos em um catamarã ali no Rio Ariquindá. Esse rio tem cerca de sete quilômetros de extensão e é um afluente do Rio Formoso (que separa as cidades de Tamandaré e Sirinhaém). Ele é super bem preservado e possui uma rica biodiversidade. Vi muitas paisagens lindas pelo trajeto (que durou uma hora, mais ou menos), desde manguezais até belíssimas praias. Essa parte do passeio foi feita em parceria com a Manguezal Ecoturismo. Eles foram ótimos e super recomendo!

Embarcando no catamarã
Navegando pelo Rio Ariquindá
Olha a beleza dessa praia!

Neste passeio fizemos três paradas. A primeira delas foi na Praia de Guadalupe, localizada do outro lado do Rio Formoso, na cidade de Sirinhaém. Essa praia tem três quilômetros de extensão e possui dois trechos bem distintos: um deles é banhado pelo mar (onde há algumas opções de hospedagens e um pouquinho de infraestrutura) e o outro pelo rio (essa parte é bem mais isolada e com uma natureza praticamente intocada). Desembarcamos nessa parte banhada pelo rio para experimentarmos o tradicional banho de argila da região, que dizem ter propriedades medicinais. Quase nunca acredito nesses banhos (me parecem o típico rolê pega turista), mas, na dúvida, passei a argila no corpo todo, rs. Essa parada foi bem rápida (coisa de quinze minutos) e, na sequência, já reembarcamos no catamarã.

Cantinho direito da Praia de Guadalupe, onde rolou o banho de argila

Navegamos mais um pouquinho até um banco de areia localizado em frente à Praia de Guadalupe, ainda em Sirinhaém. Gente, que lugar PARADISÍACO!!! Foi a primeira vez que vi um banco de areia no meio do mar e fiquei completamente encantada. Não conseguia parar de fotografar e admirar a paisagem. Este banco de areia só se forma durante a maré baixa e, por conta disso, é importante ficar atento à tábua de marés. Essa parada durou uns vinte minutos e, na sequência, seguimos para o destino final: a Praia dos Carneiros.

Chegando no banco de areia em frente à Praia de Guadalupe
Este lugar é paradisíaco!
Sensação de liberdade

A Praia dos Carneiros é considerada uma das praias mais bonitas do litoral brasileiro. Fiquei completamente apaixonada por lá assim que a avistei, quando ainda estava no catamarã. A orla possui uma imensidão de coqueiros altíssimos que fazem um contraste muito bonito com a areia branquinha e o mar azul esmeralda. O paraíso é literalmente ali. Pés na Areia garante! :D 

A praia é bastante extensa, com uma boa oferta de charmosas pousadas à beira-mar, beach clubs e restaurantes. O trecho mais movimentado é o canto esquerdo, onde o Rio Formoso desagua no mar. É por ali que está localizado um dos principais cartões-postais da região: a Capela São Benedito. Essa igrejinha super charmosa foi construída no século XVIII e é bastante concorrida, seja para casamentos, batizados ou até mesmo para uma simples foto. Como ela faz parte do roteiro da maior parte dos passeios bate e volta, está sempre cheia de turistas, se aglomerando pela selfie perfeita. Caso você queira curtir esse pedacinho da praia sem muvuca, sugiro se hospedar ali perto e frequentar o local fora do horário da parada dos passeios. Os outros trechos da praia (caminhando para o lado esquerdo) também são mais vazios.

Outra característica que torna a Praia dos Carneiros um paraíso é a calmaria de seu mar. A água é super tranquila e transparente, no estilo piscininha. Isso acontece por conta de uma barreira de corais enooorme que existe em frente à orla, impedindo as ondas mais fortes de se aproximarem da faixa de areia. Durante a maré baixa, também surgem diversas piscinas naturais deliciosas. Confesso que foi um pouco complicado andar nesses arrecifes para acessar as piscinas (encontrei muitos ouriços também). Eu estava descalça e tive que caminhar com muito cuidado para não machucar o pé. Sugiro estar com um calçado apropriado. #ficaadica Mesmo com essa dificuldade, amei as piscinas e vi muito peixinhos coloridos por lá!

Capela São Benedito na Praia dos Carneiros
Piscinas naturais em frente à Praia dos Carneiros
Muitos peixinhos coloridos

Acho que ficou bem evidente que AMEI a Praia dos Carneiros, né? Na minha opinião ela realmente merece o título de uma das praias mais bonitas do Brasil! Ela tem todas as características de uma clássica praia paradisíaca: areia fininha e branquinha, mar calmo e com um tom de azul hipnotizante e um coqueiral em toda a orla, sem falar no plus da igrejinha centenária. Um dia foi super pouco para aproveitar a região e fiquei com muuuita vontade de voltar. Mas dessa vez quero me hospedar em Tamandaré para conhecer as outras praias da cidade (que com certeza devem ser tão belas quanto Carneiros). Bora comprar a passagem!!! :)


GOSTOU DA PRAIA DOS CARNEIROS?
Conheça também Cabo de Santo Agostinho e Porto de Galinhas. Ficam na mesma região.

ACESSE TAMBÉM:
www.guiatamandare.com.br

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.