MACEIÓ: Coqueiros, coqueiros e mais coqueiros

Viagem realizada em fevereiro/2020


Maceió era a última capital do nordeste que faltava ticar da minha lista. É bem difícil encontrar passagens em promoção para lá e acho que este foi o principal motivo da minha demora para ir conhecê-la. Mas quem espera sempre alcança e finalmente o grande momento chegou! Fiquei oito dias por lá e, além de conhecer a capital de Alagoas, também aproveitei para visitar outras cidades próximas (como Roteiro, Marechal Deodoro, Jequiá da Praia, Penedo, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras).

Uma das coisas que descobri nessa viagem foi que o Aeroporto de Maceió fica bem longe das praias. Táxi, Uber ou transfer de agência ia sair muuuito caro (para o meu perfil viajante econômica), então optei pelo bom e velho transporte público. Lá de dentro do aeroporto saem ônibus que passam na Pajuçara e na Ponta Verde, os dois bairros mais turísticos. E para minha sorte havia um ponto de ônibus bem em frente ao meu hotel. O trajeto é longo, mas foi bem tranquilo e econômico (eba!!!).

Tanto na orla da Pajuçara quanto em Ponta Verde há MUITAS opções de hospedagem. Foi bem difícil escolher, mas acabei reservando cinco diárias no Hotel Soft Inn (os outros três dias eu fiquei no Salinas Maceió, clique aqui para ler como foi minha experiência por lá). Foi uma excelente escolha! O hotel é super bem localizado (fica a duas quadras da orla de Ponta Verde), tem um café da manhã maravilhoso (que começa a ser servido a partir das seis da manhã, horário perfeito para os passeios), o quarto é amplo e confortável (o chuveiro é uma delícia) e o atendimento foi super simpático. Ah, e olha como fui sortuda: reservei o quarto mais simples e quando fui fazer o check in ganhei um upgrade para uma suíte com VISTA PARA O MAR!!! Foi sucesso! Muuuito sucesso!

Hotel Soft Inn (à esquerda) e vista do meu quarto (à direita)
Minha suíte
A melhor parte do dia: o café da manhã

A orla de Ponta Verde e da Pajuçara são muito bonitas e repletas de coqueiros. É coqueiro pra se perder de vista! Ah, e sabe quanto custa o coco geladinho por lá? Dois reais!!! Eu disse DOIS REAIS. É muito barato e claro que comprei vários (isso foi em 2020, provavelmente já deve ter aumentado de lá pra cá). Foi delícia! Pertinho do hotel ficava aquele famoso letreiro Eu s2 Maceió, super disputado para fotos. É bem gostoso caminhar pelo calçadão de Ponta Verde. A orla tem uma ótima infraestrutura e está sempre movimentada (tanto de dia, quanto ao anoitecer). Há quiosques, ciclovia, banquinhos, equipamentos de ginástica... Você caminha, caminha e quando vê já chegou na Pajuçara.

Letreiro "Eu s2 Maceió", na orla de Ponta Verde
Olha a quantidade de coqueiros!
Praia de Ponta Verde (à esquerda) e mais coqueiros (à direita)

É difícil identificar onde termina Ponta Verde e onde começa a Pajuçara. O que reparei é que em Ponta Verde há prédios e restaurantes um pouco mais sofisticados, enquanto que na Pajuçara tudo é um pouco mais simples. Também percebi que a Pajuçara é muito mais movimentada, principalmente a noite. O point é ali ao redor da tradicional Feira de Artesanato da Pajuçara. Esse lugar é uma perdição para quem gosta de comprinhas. Tem muitas opções de lembrancinhas! Em frente a feirinha (do outro lado da rua) tem uma espécie de galeria, que também comercializa os meus tipos de artesanato (e é um pouco menos cheio). Outra coisa que gostei bastante por ali foi da obra Sereia, do artesão alagoano Zezinho. Além dessa obra, há muitas outras espalhadas pela cidade. Achei isso muito legal, pois valoriza e divulga a obra de arte popular e a produção artesanal de Alagoas.

Tanto o calçadão quanto a Praia da Pajuçara são bastante utilizados pelos banhistas. A faixa de areia está sempre povoada. E como ali em frente ficam as Piscinas Naturais da Pajuçara é comum ver as jangadinhas estacionadas ali na areia também, deixando tudo mais colorido e alegre. Bem a cara do verão! Infelizmente, a maré estava alta nos dias em que estive em Maceió e não consegui fazer este passeio. :(

Olha a cor desse mar! 
Escultura "A Sereia" (à esquerda) e plaquinha fofa (à direita)
Feira de Artesanato da Pajuçara

Amei conhecer esse pedacinho do litoral alagoano. Não imaginei que Maceió tivesse uma orla tão bonita e praias tão perfeitas. Me surpreendi! Claro que faltou conhecer muitas coisas, principalmente a parte histórica e cultural da cidade, mas fica aí um motivo pra voltar!

Esse post acabou ficando curtinho, né? Passei cinco dias por lá e aproveitei apenas um para conhecer as praias que ficavam mais próximas do hotel (Ponta Verde e Pajuçara). Nos outros dias fiz passeios (no estilo bate-volta) para São Miguel dos Milagres, Penedo, Dunas de Marapé e Praia do Gunga e Praia do Francês. Ah, nos outros três dias que fiquei na capital, fui realizar meu sonho de me hospedar em um resort! O relato da minha experiência no Salinas Maceió (que fica na Praia de Ipioca) pode ser acessado aqui. :)


GOSTOU DE MACEIÓ?
Conheça também as praias Gunga e Francês, o complexo Dunas de Marapé e o resort Salinas Maceió. Tudo pertinho da capital alagoana!

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.