JARDIM BOTÂNICO: Um oásis verde no meio da cidade

Último passeio realizado em janeiro/2014


O Jardim Botânico de São Paulo é muuuito lindo e um dos meus lugares preferidos aqui na capital. Se você está precisando dar aquela fugidinha da correria do dia a dia, relaxe que acabou de encontrar um local excelente para isso! São mais de 360 mil metros quadrados de muito verde e tranquilidade.

Este jardim botânico foi criado em 1938 com o intuito de preservar a biodiversidade dessa região e também para levar conhecimento aos seus visitantes. Ele é tão grande, mas tão grande, que é considerado a terceira maior reserva da Mata Atlântica do estado de São Paulo! São centenas de espécies de plantas e flores, além de lagos e vários bichinhos fofos. É muito ar puro concentrado em um mesmo lugar, rs!

Uma das coisas que mais gosto de lá (além da tranquilidade e do contato com a natureza) é seu projeto paisagístico. Acho tããão lindo! Por conta disso, é muito comum ver fotógrafos fazendo ensaios de gestantes, casais e crianças. Logo na entrada, depois de passar pela bilheteria, somos recepcionados pela Alameda Fernando Costa, repleta de palmeiras imperiais, e o barulhinho delicioso do Córrego Pirarungáua. Aí nessa alameda também ficam os sanitários, uma lojinha cheia de produtos fofos e um restaurante super charmoso.

Entrada do Jardim Botânico
Alameda Fernando Costa e o Córrego Pirarunguáua
Pardalzinho

Um pouquinho adiante dessa alameda, fica outro lugar super bonito: o Jardim do Lineu, com suas famosas estufas, o Orquidário Dr. Frederico Carlos Hoehne e duas escadarias bem antigas. Esse jardim teve seu projeto paisagístico inspirado nos jardins europeus do século XVIII. As escadarias são do ano de 1928 e as estufas são feitas com estruturas de ferro inglês muito bonitas. Cada uma delas possui plantas e flores de um ecossistema diferente (cerrado e Mata Atlântica). Já o orquidário abriga uma parte da coleção de orquídeas, bromélias e palmeiras do Jardim Botânico. O Lago das Ninféias fica aí pertinho também. Ele é muito bonito e está repleto de plantas e flores aquáticas.

Orquidário
Um pedacinho do Lago das Ninféias
Escultura em um dos jardins (à esquerda) e túnel de bambu (à direita)

Este é apenas um dos jardins do local, afinal o que mais tem por lá é jardim e bosque. E flores! Muuuitas flores! Inclusive há o interessantíssimo Jardim dos Sentidos, onde o visitante terá seus sentidos super estimulados com as diversas espécies aromáticas plantadas ali. Dá para sentir o cheirinho das plantas, além de observar suas cores e tocar/sentir as texturas de suas folhagens. Ah, e ouvir o barulhinho do vento e da água! E olha que legal: esse espaço é adaptado para deficientes visuais e pessoas com dificuldade de locomoção.

Jardim dos Sentidos
Algumas flores do Jardim Botânico
Mais flores!
Borboletinha

Quem gosta de trilha ou caminhada vai curtir a Trilha da Nascente. Apesar de curtinha (não passa de quatrocentos metros) ela é muito gostosa e pode ser feita por pessoas de qualquer idade, inclusive por portadores de necessidade especiais. Todo seu percurso é feito em plataformas de madeira que terminam na nascente do Córrego Pirarungáua, um dos afluentes do Riacho do Ipiranga. Outra trilha disponível é a Trilha de Terra Batida (essa é um pouquinho maior). Pertinho da entrada da Trilha da Nascente, escondido no meio da mata, fica o Castelinho, uma construção de pau-a-pique bem interessante também e que mexe com o imaginário das crianças.

Trilha da Nascente
Aranha que avistamos durante a trilha
Castelinho

Você já deve ter percebido que o Jardim Botânico é um local para contemplação da natureza. E toda essa paz é garantida devido a algumas regrinhas de visitação impostas pela organização do parque: não pode entrar com animais de estimação, com skates, bolas, bicicletas e afins; e nem fazer barulho excessivo. Os piqueniques estão liberados e é muito comum ver famílias e grupos de amigos estendendo suas toalhas coloridas nos diversos jardins do parque.

Estes são apenas alguns dos atrativos do Jardim Botânico. Se você ficou interessado em conhecê-lo, anota aí o endereço: ele fica na Avenida Miguel Stéfano n. 3031, no bairro Água Funda, zona zul de São Paulo (ao lado do Zoológico). O acesso é super fácil tanto pra quem vem de transporte público (o ponto de ônibus fica em frente), como para quem está de carro (tem estacionamento!). Ele abre de terça à domingo, das 9h às 17h e cobra uma pequena taxa de visitação (o estacionamento é pago também). Lá dentro tem uma infraestrutura completa com sanitários, bebedouros, restaurante, lanchonete e lojinha. No site deles (tem o link aqui no final do post) você pode obter informações mais completas e atualizadas para visitação. Boa visita!


GOSTOU DO JARDIM BOTÂNICO?
Conheça outros pontos turísticos da capital paulista.

ACESSE TAMBÉM:
jardimbotanico.sp.gov.br

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.