NAS ALTURAS: Cinco lugares para ver São Paulo do alto

A cidade de São Paulo impressiona! Até aí nenhuma novidade, certo? Mas é só quando a vemos "de cima" é que conseguimos ter uma noção ainda mais profunda da sua dimensão e grandiosidade. O post de hoje é exatamente sobre isso. Vamos dar cinco dicas de lugares super legais para conhecer (e se impressionar) com São Paulo vista do alto. Prepare-se, pois é bem do alto mesmo!!! Temos certeza que você também irá se surpreender!

EDIFÍCIO ALTINO ARANTES (BANESPÃO)


Um pedacinho da vista do mirante 360 graus do edifício Banespa
A linda Catedral da Sé vista lá de cima

Edifício Altino Arantes (mais conhecido como prédio do Banespa) é um dos símbolos da capital paulista. Foi construído em 1939 para sediar o Banco do Estado de São Paulo. Durante essa época foi considerado a maior construção de concreto armado do mundo!!! E o prédio mais alto de São Paulo por quase vinte anos! É muita responsabilidade, não é? Sabe de onde veio a inspiração da sua imponente arquitetura? Do famoso Empite State Building que fica em Nova York (olha que chique!). Lá no topo de sua torre há um pequeno mirante com uma vista impressionante da capital (em 360 graus). Prepare-se pois você estará a 160 metros de altura! Dá para ver muuuitas construções do centro, alguns prédios da Avenida Paulista, o Pico do Jaraguá (outro mirante que você conhecerá na sequência do texto) e até a Serra do Mar. Já visitamos esse mirante e simplesmente amamos! Ficou curioso? Vai lá conhecer! Ele fica no centro velho, na rua João Brícola n. 24, pertinho do metrô São Bento. Funciona de segunda à sexta (nem pense em ir aos finais de semana) das 10h às 15h.


PICO DO JARAGUÁ

São Paulo é mesmo cheia de contrastes: o verde e o cinza
Escadaria para chegar ao topo do pico (à esquerda) e um pedacinho da vista da subida (à direita)

Pico do Jaraguá fica na zona noroeste da capital e é o ponto mais alto da cidade (tem mais de mil metros de altitude)! Ele fica dentro do Parque Estadual do Jaraguá e, olhem que legal, é tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Há duas formas de chegar até o topo: pela estrada (para quem quer mais comodidade) ou pela Trilha do Pai Zé (para os mais aventureiros). O final do trajeto é o mesmo para as duas alternativas: você terá que encarar a subida de uma escadaria enooorme que, literalmente, lhe tirará o fôlego. Mas o esforço vale a pena!!! Pés na Areia garante! A vista é linda e temos certeza que você se apaixonará! Quer ir lá conhecer? Anota aí o endereço: rua Antônio Cardoso Nogueira n. 539. Há algumas linhas de ônibus que passam em frente ao parque (consulte o site da Sptrans). Você pode descer nesse ponto (que fica na parte baixa do parque) e depois subir a pé pela trilha. O parque fica aberto todos os dias, das 7 da manhã até às 5 da tarde. A gente tem um post completo sobre o pico aqui no blog. Acesse!


PRAÇA DO PÔR DO SOL

Skyline de São Paulo, olha que lindo!
Pôr do sol espetacular

O que dizer da Praça do Pôr do Sol? Este é mais um lugar incrível para ver São Paulo do alto. Mas não é só isso. Além da bela vista, há um plus a mais: um pôr do sol impressionante e inesquecível no meio dos arranha-céus da cidade! Pois é, a vista da praça é linda e de quebra você ainda assiste esse espetáculo da natureza. A praça em si não tem muitos atrativos (é uma praça normal, com mais de trinta mil metros quadrados de grama verdinha), o que mais chama a atenção mesmo é o belo ângulo da cidade. Aos finais de semana, no finalzinho da tarde (se o tempo estiver bom, é claro!), fica lotada (lotada meeesmo!) de casais, grupos de amigos e famílias. Quer ir curtir o sol se pondo também? A praça fica na rua Desembargador Ferreira França s/n, no bairro Alto de Pinheiros. Há várias linhas de ônibus que passam por lá (consulte o site da Sptrans).


EDIFÍCIO MARTINELLI

Belíssima fachada do Martinelli
Lá de cima dá para avistar o Edifício Banespa (à esquerda) e muitos prédios do centro (à direita)

O Edifício Martinelli foi o primeiro prédio altíssimo da América Latina! Na época em que foi construído (lá no centro da cidade, em 1929), era o único que tinha vinte andares, enquanto que as outras construções não tinham mais do que dez. Isso gerou muita polêmica, mas o Martinelli acabou ganhando fama e se tornando um ponto de encontro da alta sociedade. Também não é para menos: a arquitetura dele é linda! E no topo há um mirante aberto a visitação com uma vista belíssima. Fizemos uma visita guiada em um sábado e ficamos sabendo de várias histórias que já aconteceram no prédio. Tem até casos sobrenaturais (ai que medo)! Quer conhecer esses "causos" também? Dê uma passadinha por lá. O Martinelli fica na esquina de três ruas: Libero Badaró, São Bento e São João. É super fácil de chegar (o metrô São Bento fica pertinho). Recomendamos ligar antes para saber direitinho os horários de visitação. Clique aqui para acessar o site deles.


PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA - NÚCLEO PEDRA GRANDE

São Paulo a meus pés
Avistamos até o Pico do Jaraguá

O Parque Estadual da Serra da Cantareira - Núcleo Pedra Grande é o nosso mirante queridinho aqui na capital. Temos até um post falando sobre ele aqui no blog. O parque fica na zona norte da cidade, mas também ocupa uma parte dos municípios de Mairiporã, Caieiras e Guarulhos. Ele é tão grande que foi reconhecido como uma das maiores florestas urbanas nativas do mundo (que orgulho)! Dentro do parque há várias trilhas que podem ser percorridas. Essa do mirante é a Trilha da Pedra Grande. Após vencer uma subida íngreme (e um pouco cansativa) de três quilômetros, chega-se a uma formação rochosa que fica a mais de mil metros de altitude! A vista lá de cima é linda e o Pés na Areia simplesmente ama esse lugar e super recomenda a visita. O parque fica no bairro Tremembé, na rua do Horto n. 1799. A entrada não é gratuita. Para conhecer mais sobre a trilha, a fauna, a flora e como chegar ao parque, clique aqui e leia nossa matéria completa sobre o Parque Estadual da Cantareira.


GOSTOU DE CONHECER ESSES CINCO MIRANTES DE SÃO PAULO?
Conheça outros pontos turísticos da capital paulista.


Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.