PICO DO JARAGUÁ: O ponto mais alto de São Paulo

Último passeio realizado em julho/2014


O Pico do Jaraguá é um local que faz parte da minha infância! Meu pai sempre nos levava para passear por lá, depois da missa de domingo. Era muuuito legal e guardo ótimas recordações desse lugar! Para quem não conhece, o pico (como a gente carinhosamente o chama) é um dos maiores cartões postais de São Paulo e também o ponto mais alto da cidade: tem 1.135 metros de altitude! Ele fica dentro do Parque Estadual do Jaraguá, que por sua vez está localizado na região noroeste de São Paulo. Essa é uma das poucas áreas que restaram da Mata Atlântica aqui na capital paulista. Todo o parque tem proteção ambiental e foi tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1994.

Bom, apresentações feitas, vamos ao que interessa: como faz para ver essa belezura de perto. Há duas maneiras de chegar até o topo: pela Estrada Turística do Jaraguá (que pode ser percorrida de carro ou a pé) ou pela Trilha do Pai Zé (que começa lá dentro do Parque Estadual do Jaraguá). Já fui das duas formas e não tenho nenhuma preferida, afinal o importante é ir! Quem optar subir a pé pela estrada deve estar bem preparado fisicamente, pois são quase cinco quilômetros bem puxados!

Estrada Turística do Jaraguá
Paisagens da caminhada pela estrada

Já quem prefere ter um contato maior com a natureza, certamente optará pela Trilha do Pai Zé. Já fiz esse percurso duas vezes e achei bem tranquilo, mas talvez quem não esteja acostumado com trilhas sinta mais dificuldade. A trilha tem 1,8 quilômetros de extensão e a maior parte do trajeto é feito na sombra. No início, há um calçamento de pedras, mas depois a caminhada é feita em chão de terra (bem demarcado). Demorei quase uma hora para subir. É muito gostoso caminhar dentro da Mata Atlântica e ouvir o barulho dos passarinhos. Também vimos muuuitas borboletas e até macaquinhos! A parte que achei mais tensa foi o último trecho da trilha. A vegetação muda e não há mais árvores para fazer sombra e o terreno fica mais arenoso (lembrou um pouco o clima do cerrado). Nessa parte da trilha já dá para ter uma dimensão da altura que estamos. Basta olhar para trás e apreciar a vista! O finalzinho da trilha é uma escadaria que termina em uma plataforma de madeira. Esse é o primeiro mirante do pico. Prepare-se que tem mais dois pela frente!

Macaco-prego que avistamos pelo caminho
Finalzinho da Trilha do Pai Zé

Não pense que a caminhada terminou por aí, rs. Quem vem de carro ou a pé chegará nesse mesmo ponto, porém o topo do pico só é alcançado subindo outra escadaria, com mais de duzentos degraus! É isso mesmo! São 242 degraus para sermos mais exatos! Quem não tem fôlego ou possui algum problema de locomoção pode se deliciar no mirante intermediário que tem logo ali, perto do estacionamento. A vista é lindíssima também! Aproveite essa parte do parque para recarregar as energias! Há sanitários, barraquinhas que vendem quitutes e bebedouro.

Plaquinha no mirante intermediário
O topo do Pico do Jaraguá fica logo ali (à esquerda) e sagui (à direita)
Um pedacinho da vista do mirante intermediário

Agora vamos para a parte mais legal do passeio: subir a escadaria gigantesca que te leva até o topo, onde fica o mirante principal! Não precisa ter pressa para subir, é muito importante que cada pessoa vá no seu ritmo e respeite seu corpo. A vista lá de cima é maravilhosa! Dá para ver todas as regiões de São Paulo e um pedacinho de Osasco. É muito lindo! E outra coisa super legal desse passeio é que ele é gratuito!!! Não precisa pagar nada para entrar no parque, fazer a trilha ou visitar os mirantes. Uhúúú!

A escadaria que parece não ter fim (à esquerda) e um pedaço da paisagem do mirante principal (à direita)
Olha minha casa ali, rs!

O Pico do Jaraguá faz parte da minha história e adoro esse lugar, e suuuuper recomendo a visita!!! Porém, por conhecê-lo e frequentá-lo há tantos anos, pude perceber que sua infraestrutura degradou-se com o passar do tempo e nada foi reformado. Antigamente (lá pela década de noventa), a lanchonete funcionava a todo vapor e tinha até uma feirinha muito legal de artesanato (com artesanatos de verdade). Atualmente, a lanchonete está abandonada e restaram apenas algumas barraquinhas que vendem bugigangas, comidinhas e bebidas. Acho isso triste porque o pico é um dos maiores cartões postais de São Paulo e poderia ter uma infraestrutura melhor (e mais bem cuidada) para receber os turistas.


GOSTOU DO PICO DO JARAGUÁ?
Conheça outros pontos turísticos da capital paulista.

ACESSE TAMBÉM:
http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-estadual-do-jaragua/

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.