PENÍNSULA DE MARAÚ: Quilômetros e quilômetros de praias paradisíacas

Última viagem realizada em outubro/2022


A Península de Maraú é um dos lugares mais paradisíacos e encantadores que conheci na Bahia! Localizado a aproximadamente 130 quilômetros ao norte de Ilhéus, esse trecho do litoral sul baiano está repleto de praias lindas e praticamente desertas. Essa tranquilidade se deve ao fato do seu difícil acesso: ou você chega de barco (a partir do porto da cidade de Camamu) ou de carro (por uma estradinha de terra nada convidativa). 

Nas duas vezes em que estive por lá (no estilo bate-volta, a partir de Itacaré) fiz o trajeto via barco (por Camamu) e foi super tranquilo! As lanchas rápidas (da Associação Marítima ou da agência Camamu Adventure) saem de hora em hora ali do centrinho e demoram cerca de trinta minutos para chegar até Barra Grande, a vila com melhor infraestrutura. Também tem a opção de pegar um barco convencional de linha (bem mais barato), porém ele demora muuuuito mais tempo para chegar (algo em torno de 1h30). Na primeira vez optei em pegar esse barco (para economizar), porém da última vez fui de lancha rápida e achei bem mais prático. 

Como a Península de Maraú fica próxima à Itacaré (são apenas 66 quilômetros de distância), é muito comum as agências receptivas de Itacaré comercializarem passeios no estilo bate-volta para lá. Quando soube disso acabei me animando para conhecê-la e, após pesquisar um pouco, vi que era super possível ir por conta própria (sairia bem mais barato e eu poderia fazer o passeio no meu tempo). Lá da rodoviária de Itacaré saem ônibus com destino à Camamu (da viação Rota ou da Águia Branca) em vários horários ao longo do dia. A viagem dura apenas uma hora e o ônibus pára bem pertinho do local de onde saem as lanchas. É muito prático!

O trajeto do porto de Camamu até Barra Grande é repleto de paisagens lindas! Você nem sente o tempo passar. Quando fui no barco de linha (na primeira vez) tive a sorte dele passar próximo à Ilha da Pedra Furada (uma das ilhas mais visitadas da região, ela é famosa devido as suas formações rochosas diferentes e inusitadas) e ao vilarejo Campinho.

Saindo de Camamu
Ilha da Pedra Furada
Vilarejo Campinho

A vila de Barra Grande é uma graça e tem uma vibe super gostosa. Tudo é muito rústico e charmoso por ali. As ruas, por exemplo, não possuem calçamento e são de terra batida mesmo. Apesar da simplicidade, a vila possui uma ótima infraestrutura e tem praticamente tudo: mercados, restaurantes, farmácias, lojas e muitas opções de hospedagens. Ah, tem até uma igrejinha também: a Igreja de Santo Antônio, construída em 1952. A vila fica na praia de mesmo nome: Praia de Barra Grande. É nela onde acontece o embarque/desembarque dos visitantes que chegam de barco/lancha vindos de Camamu. Há um píer bem comprido que proporciona uma vista super bonita da praia (repleta de coqueiros). Você já chega e se impressiona com a paisagem!

Chegando em Barra Grande
A vila de Barra Grande
Igreja de Santo Antônio
Praia de Barra Grande, na maré alta

A Praia de Barra Grande é bem extensa e super convidativa para uma caminhada. Se você optar em ir para o lado direito chegará na Praia da Ponta do Mutá, um dos locais mais movimentados da península, principalmente ao entardecer. Contemplar o pôr do sol aí deste local é um dos programas mais tradicionais da região. Caso você caminhe para o lado esquerdo encontrará a Praia Boca do Rio Carapitangui. Uma dica que dou é se atentar à tábua de marés, pois a Península de Maraú é uma região MUITO influenciada pela maré. Dependendo do horário alguns trechos das praias ficam intransitáveis. 

Caminhada até a Praia da Ponta do Mutá
Coqueiros e mais coqueiros, por toda a orla
Fim de tarde em Barra Grande

Lá da vila de Barra Grande também é possível pegar transporte para outros pontos da península (caso você tenha vindo sem carro). Por ali há táxis, quadriciclos para alugar e as tradicionais jardineiras que te levam até o local mais famoso da região: a Praia de Taipu de Fora. Essa praia é muito procurada por causa das piscinas naturais que formam durante a maré baixa. Infelizmente não consegui conhecê-las, pois quando estive por lá a maré estava alta. Daí fiquei apenas na praia mesmo, que é MUITO bonita e tem uma ótima infraestrutura (com restaurantes e algumas opções de pousadas). Depois de Barra Grande e da Ponta do Mutá, este é o local mais movimentado e estruturado da península.

Estradinha de terra para Taipu de Fora
Jardineira (à esquerda) e Praia de Taipu de Fora (à direita)

Neste dia em que fui para Taipu de Fora acabei voltando para Barra Grande caminhando. Foram cerca de duas horas e meia de caminhada (uns seis quilômetros). Cansou um pouquinho (mentira, cansou bastante!!), mas o visual das praias fez tudo valer a pena! Passamos pela Praia da Bombaça (é a continuação da Praia de Taipu de Fora, ela é praticamente deserta) e pela Praia de Três Coqueiros (vizinha da Ponta do Mutá, igualmente linda e deserta). Essas duas praias ficam do lado esquerdo de Taipu de Fora. Se você for para o lado direito, encontrará a Praia do Cassange, a Praia de Saquaíra e a Praia de Algodões (essa é a primeira praia da península).

Uma das praias que passamos na volta para Barra Grande

Gostei muito da Península de Maraú! Esse pedacinho da Bahia tem uma vibe super alto astral! Também amei o estilo rústico e acolhedor da vila de Barra Grande. Quem acompanha o blog sabe que amo lugares pés na areia e Barra Grande é assim. s2 Na verdade toda a península possui essa estrutura simples, mas extremamente charmosa. Infelizmente não consegui conhecer todos os atrativos da península. Como fui no estilo bate-volta faltou visitar vários lugares como a Lagoa do Cassange, o Rio Carapitangui, a Cachoeira do Tremembé, a Trilha das Bromélias, o Farol de Taipu e as ilhas Goió e Sapinho. Tenho muita vontade de voltar e me hospedar por lá, para curtir a região com mais tranquilidade.


GOSTOU DA PENÍNSULA DE MARAÚ?
Então visite também Itacaré, Ilhéus e Morro de São Paulo. Ficam pertinho!

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.