FLORIANÓPOLIS: Sul

ILHA DO CAMPECHE
A Ilha do Campeche é uma ilhota localizada em frente à Praia do Campeche. Há três formas de chegar até ela (de barco, claro): a partir da Praia da Barra da Lagoa (mais longe, cerca de 1h30), da Praia da Armação ou da Praia do Campeche (a partir dessas duas é beeem mais perto). A única praia dessa ilha é chamada de Praia da Enseada e é ali que os barcos atracam. Essa praia é bem pequena (tem apenas quatrocentos metros de extensão), porém é muito, mas muuuito bonita. A cor da água impressiona! Super transparente e tranquila, tipo piscininha. Geralmente os passeios saem pela manhã e retornam no final da tarde. Quem não quiser passar o dia todo na praia tem a opção de fazer algumas trilhas guiadas por monitores ambientais. Por meio dessas trilhas é possível conhecer a fauna e a flora do local, já que a ilha possui um ecossistema riquíssimo. Ela também abriga um dos maiores patrimônios arqueológicos do estado. Li que no percurso dessas trilhas é possível observar inúmeras inscrições rupestres em seus costões e morros. Infelizmente não fiz essas trilhas, mas fica aí um motivo pra voltar, rs.

Chegando na Ilha do Campeche
Desembarcando
Pés na água

PRAIA DO MORRO DAS PEDRAS
A Praia do Morro das Pedras é a continuação da Praia do Campeche, que por sua vez é a continuação da Praia da Joaquina. Essa praia é super bonita e extensa, mas confesso que não fiquei muito tempo por lá (na verdade só fui até ela para conhecer o Mirante do Morro das Pedras). O mar é super agitado, principalmente próximo as pedras do canto direito. Por conta disso é bastante frequentada por surfistas.

Praia do Morro das Pedras

MIRANTE DO MORRO DAS PEDRAS
O Mirante do Morro das Pedras fica no alto do morro que separa a Praia do Morro das Pedras da Praia da Armação. Ali no alto funciona a Casa de Retiro Vila Fátima e lá do seu estacionamento é possível avistar uma das mais belas paisagens do sul da ilha. Fiquei completamente apaixonada pela vista para a Praia da Armação. É linda demais!

Vista do Mirante Morro das Pedras

LAGOA DO PERI
A Lagoa do Peri é a maior lagoa de água doce do litoral catarinense e fica atrás da Praia da Armação. O acesso principal é pela portaria do Parque Municipal da Lagoa do Peri, mas também há outras entradas "não oficiais" espalhadas ao seu redor. Gostei bastante da estrutura do parque! Há mesinhas para piquenique, playground, sanitários e um pequeno museu. Tudo muito bem cuidado! A lagoa é linda e super convidativa para um banho. Ao redor há muito verde e uma pequena praia.

Entrada da Lagoa do Peri
Cantinhos lindos na Lagoa do Peri
A água é beeem calminha

PRAIA DA ARMAÇÃO
A Praia da Armação é uma das minhas praias preferidas do sul da ilha. Ela fica em uma vila de pescadores e é considerada um dos principais núcleos pesqueiros de Floripa. A praia é bem comprida e tem um pouco mais de três quilômetros de extensão. No canto direito é onde fica o centrinho da vila e também onde desagua o Rio Sangradouro (que marca a divisa com a Praia do Matadouro). Também é neste cantinho onde fica uma charmosa passarela de madeira que dá acesso à Ponta das Campanhas, uma espécie de ilhota. Caminhar até essa ilha é um passeio imperdível e que garante uma visão privilegiada das praias Armação e Matadouro. Esse lugar é uma delícia! Tem uma grama verdinha e uma paisagem linda. Sou completamente apaixonada por lá! O nome da Praia da Armação tem uma história muito curiosa. Antigamente muitas baleias eram mortas nessa região e era nessa praia onde os pescadores instalavam armações para caçá-las. Na praia ao lado, em Matadeiro, as baleias eram mortas. Felizmente, hoje em dia, não é mais permitido caçar baleias e de toda essa tragédia ambiental só sobrou os nomes das praias mesmo. Ah, tava quase esquecendo de contar que no centrinho da vila tem uma igrejinha charmosíssima, a histórica Igreja de Santa Ana (que foi construída em 1772).

Igreja de San'Ana
Passarela na Praia da Armação
Vista para a Praia do Matadeiro

PRAIA DO MATADEIRO
A Praia do Matadeiro é outra das minhas praias preferidas no sul de Floripa. Ela fica ao lado da Praia da Armação e pode ser acessada cruzando o Rio Sangradouro (quando a maré está baixa) ou por uma ponte de madeira, seguida por uma rápida trilha. Essa praia é linda e super rústica, o que garante muita tranquilidade. É o tipo de lugar para esquecer da vida e relaxar. Ela tem quase um quilômetro de extensão e pouca infraestrutura (há apenas alguns bares beeem simples).

Início da trilha para Matadeiro
Praia de Matadeiro
Achei engraçadinho esse antigo quiosque

PRAIA DO PÂNTANO DO SUL
A Praia do Pântano do Sul também fica em um vilarejo repleto de pescadores, considerado o maior núcleo pesqueiro de Floripa. Por conta disso a gastronomia a base de frutos do mar é o grande atrativo da praia. Há muitos restaurantes e bares, incluindo o Bar do Arante (aquele super famoso cheio de papeizinhos pendurados). A praia é bem extensa (tem cerca de 2,5 quilômetros) e mais para o canto direito ela passa a se chamar Praia dos Açores.

Pântano do Sul
Gaivotas s2
Barquinhos... s2

PRAIA DOS AÇORES
A Praia dos Açores é a continuação da Praia do Pântano do Sul. Ela é muito bonita e beeem rústica, principalmente no canto direito, onde há algumas pedras que a separam da Praia da Solidão. Como fica em um bairro residencial, é bastante frequentada pelos moradores e tem um clima mais familiar.

Praia dos Açores

PRAIA DA SOLIDÃO
A Praia da Solidão é uma delícia e perfeita para quem gosta de tranquilidade e contato com a natureza. Ela tem uns oitocentos metros de extensão e é bem isolada, apesar de ter fácil acesso a partir do canto direito da Praia dos Açores. Sei que aí nesta praia há uma pequena trilha para uma cachoeira (a Cachoeira da Solidão), porém ainda não tive a oportunidade de conhecê-la.

Praia da Solidão

RIBEIRÃO DA ILHA
O bairro de Ribeirão da ilha tem muuuita história pra contar. Ele foi o segundo povoamento a se desenvolver em Floripa lá na época colonial, em meados do século XVIII. Por conta disso há muitas construções históricas espalhadas por suas charmosas ruas. Tudo herança dos colonizadores açorianos. O conjunto arquitetônico de Ribeirão da Ilha é um dos mais bem preservados de Florianópolis. É uma delícia caminhar por suas ruas e ir descobrindo uma construção mais bonitinha que a outra. Um dos grandes destaques é a Igreja Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão, construída em 1806. Essa região também é bastante conhecida pelo excelente cultivo de ostra. Ali na beira-mar há muitos restaurantes charmosos, além de lojinhas de artesanato e uma pequena praia suuuper tranquila. 

Casinhas açorianas em Ribeirão da Ilha
Detalhes fofos
Igreja de Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão
Casinhas à beira-mar