ITATIAIA: O dia em que me apaixonei pelas montanhas

Viagem realizada em janeiro/2012


A cidade de Itatiaia está localizada ali na Serra da Mantiqueira, na região sul do estado do Rio de Janeiro (mas praticamente colada em São Paulo). São apenas 260 quilômetros de distância da capital paulista. O maior atrativo de lá é o Parque Nacional do Itatiaia, o mais antigo parque do Brasil. Ele foi criado em 1937 para proteger uma região enooorme de Mata Atlântica, repleta de cachoeiras, trilhas, mirantes e o incrível Pico das Agulhas Negras (com mais 2700 metros de altitude). Sem falar nas inúmeras espécies de animais, aves e insetos que vivem por lá. Fui conhecer esse parque durante minha viagem ao vilarejo Penedo (clique aqui para ler o post completo desse rolê), que fica aí em Itatiaia também.

O parque nacional é dividido em parte baixa e parte alta. Como fiquei apenas um dia por lá, só consegui conhecer um pedacinho da parte baixa. Fiz esse passeio por meio de uma agência receptiva (não me lembro o nome), mas é possível chegar na parte baixa do parque utilizando transporte público (linha PE21 Matriz - Parque Nacional). Os ônibus partem dali do centrinho de Itatiaia e vão até o Centro de Visitantes, já dentro do parque. Apesar dos horários serem bem escassos, se organizar direitinho dá certo! Assim que chegamos ao parque já fomos recepcionados por macaquinhos e também conhecemos o Centro de Visitantes. Ali dentro há diversos painéis explicativos sobre a região e alguns animais empalhados, além de sanitários, lanchonete e lojinha de souvenirs.

Macaquinho fofo logo na entrada do parque
Entrada do Centro de Visitantes
Centro de Visitantes

Dali do Centro de Visitantes, percorremos quatro quilômetros por uma estradinha e desembarcamos da van em uma área chamada Complexo Maromba. É daí deste ponto que começavam as três trilhas que fizemos. A primeira delas foi para a Cachoeira Itaporani. Caminhamos por uns seiscentos metros e chegamos nesta bonita cachoeira, onde também havia um lago para banho. Ficamos ali por um tempo e depois retornamos na mesma trilha para o ponto inicial, ali no Complexo Maromba.

Paisagem da trilha
Cachoeira Itaporani

Na sequência entramos em uma outra trilha, dessa vez para a Cachoeira Véu de Noiva. Depois de caminhar por uns quatrocentos metros, chegamos nessa belíssima cachoeira que é considerada uma das mais bonitas do parque e tem uma queda enoooorme!!! Você nem precisa entrar embaixo dela para se molhar. O vento já vai trazer toda a água até você, rs. Como não é seguro entrar nessa cachoeira, ficamos ali apenas contemplando a paisagem e tirando algumas fotos. Retornamos para o ponto inicial e começamos a trilha para a Piscina Natural do Maromba, a última do passeio. O banho nesta piscina também não é muito recomendado, então também ficamos por lá apenas para contemplar a paisagem e fotografar. Voltamos pela mesma trilha e reembarcamos na van.

Trilha para a Cachoeira Véu de Noiva
Cachoeira Véu de Noiva
Rolou até uma escadaria e borboletas no caminho
Piscina Natural do Maromba

Antes de irmos embora, fizemos mais uma parada. O último atrativo que visitamos foi o Mirante do Último Adeus, que fica a uns três quilômetros da portaria do parque. Gente, eu AMEI a vista deste mirante! A paisagem das montanhas da Serra do Mar e do Vale do Rio Campo Belo era PERFEITA!!! E ainda tive a sorte do tempo ter colaborado e estar um super sol. Foi neste exato momento que a menina que só amava praia se apaixonou pelas montanhas (no caso eu, rs).

Mirante do Último Adeus
Me apaixonei pelas montanhas, s2

Gostei muito de conhecer o Parque Nacional do Itatiaia! As belezas naturais dessa região são incríveis e recomendo bastante a visita (caso você goste de ecoturismo). Infelizmente um dia foi super pouco para desbravar todos os cantinhos do parque. Tenho MUITA vontade de voltar para fazer as trilhas dos atrativos que não deu tempo de conhecer desta vez, como o Lago Azul, o Poço Espelho do Céu, a Cachoeira Itupi e a Pedra da Fundação, no Circuito Histórico. Já pode comprar a passagem? :D


GOSTOU DE ITATIAIA?
Aproveite e conheça Penedo. É uma vila super fofa de colonização finlandesa que também fica em Itatiaia.

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.