PORTO VELHO: A capital de Rondônia

Viagem realizada em março/2019


Porto Velho (a capital de Rondônia) é uma cidade nada óbvia para turistar. Aliás pouco se ouve falar de turismo por lá e tive bastante dificuldade em organizar a viagem, já que encontrei pouquíssimas informações sobre os atrativos na internet. Resumindo: fui viajar sem saber ao certo o que encontraria pela frente.

Escolhi o Hotel Ecos Conforto para me hospedar e adorei a experiência! Ele fica no centro de Porto Velho, perto de mercados e restaurantes, e com fácil acesso ao transporte público (caso precise). A recepção do hotel é muito bonita e me chamou a atenção logo de cara (tem um lustre maravilhoso). Minha suíte era bastante confortável e o café da manhã simplesmente delicioso! O atendimento também foi muuuito simpático, tanto dos atendentes da recepção, como das funcionárias da cozinha e da limpeza. Na área externa há uma piscina ótima para os dias de calor. Só senti falta de espreguiçadeiras para tomar sol... Como cheguei bem cedo na cidade, a recepção gentilmente autorizou minha entrada adiantada no quarto (inclusive para tomar café da manhã) e nem me cobrou a mais por isso. Achei esse cuidado um diferencial extremamente positivo do hotel. Super recomendo!

Hotel Ecos Confort
Minha suíte

O tempo não contribuiu muito nos três dias em que fiquei em Porto Velho. Foi uma mistura bem doida de nublado com chuva e sol. Cada hora era uma coisa! Mesmo assim, tentei aproveitar ao máximo para conhecer os atrativos da cidade.

O primeiro lugar que visitei foi o Espaço Alternativo de Porto Velho. Esse local nada mais é do que uma das avenidas que liga o aeroporto ao centro da cidade. A partir do final da tarde até o início da manhã uma das faixas é interditada e o lugar vira uma espécie de área de lazer (e vi que é bastante utilizada pelos moradores). No canteiro central há diversos atrativos como o Letreiro de Porto Velho (tem dois, um no começo e o outro no final da avenida, é super legal para tirar fotos), uma Locomotiva histórica (é do ano de 1913 e faz referência à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré), uma réplica do Portal de Entrada do Real Forte Príncipe da Beira (é simples, mas super bonito) e uma Passarela (a arquitetura é linda, super moderna). Além desses atrativos, há diversos jardins (super bem cuidados e floridos), playground, banquinhos e equipamentos para prática de atividades físicas.

Letreiro Porto Velho, super legal para tirar fotos
Amei a arquitetura dessa passarela!
Passarela vista de outro ângulo (à esquerda) e réplica do Portal de Entrada do Real Forte Príncipe da Beira (à direita)
Locomotiva do ano de 1913

Na região central de Porto Velho também há diversos espaços para se visitar. Um deles é a Igreja Matriz de Porto Velho: a Catedral Sagrado Coração de Jesus. Sua arquitetura em estilo romano é muito bonita! Li que ela começou a ser construída em 1927 e foi inspirada na Basílica de São Pedro, localizada no Vaticano. Como era feriado, a igreja não estava aberta e só pude contemplá-la pelo lado de fora. Ali pertinho fica o ponto turístico mais famoso de Porto Velho: as Três Caixas d'Água. Essas caixas d'água foram tão importantes na história da cidade que até viraram estampa da bandeira de Porto Velho (simbolizam o surgimento da capital rondoniense e também homenageiam a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré). Elas foram trazidas dos Estados Unidos no início do século XX e abasteceram a cidade durante o período de 1910 à 1950.

Catedral Sagrado Coração de Jesus
As Três Caixas d'Água

Ainda no centro, passei pelo Palácio Presidente Getúlio Vargas (a construção é do ano de 1954 e é um dos patrimônios históricos mais importantes de Porto Velho; atualmente abriga o Museu da Memória Rondoniense, mas não consegui visitá-lo pois estava fechado), o Mercado Cultural de Porto Velho (esse espaço sedia alguns eventos culturais; como era Carnaval estava cheio daquelas sombrinhas coloridas penduradas do lado de fora, super fofo) e o Mercado Central (local ótimo para degustar a culinária local e comprar temperos, legumes, verduras, frutas, farinhas, peixes e outras iguarias da região).

Por ali também fica o Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, um dos principais pontos turísticos de Porto Velho. Queria muuuito ter conhecido esse espaço, mas infelizmente ele estava interditado para obras de revitalização. A construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré está intimamente ligada ao surgimento de Porto Velho e daí vem a importância desse espaço para a capital rondoniense. O principal objetivo da ferrovia era ajudar no escoamento do látex que era extraído na região. As obras começaram no final do século XIX e foram concluídas apenas quarenta anos depois! Essa demora ocorreu por inúmeros fatores: a localização da ferrovia não ajudava (ela margeava os rios Madeira e Mamoré), a temperatura da região era altíssima e houve proliferação de doenças (como malária e tifo) e ataques indígenas. Ao final das obras, foram registradas mais de 1.500 mortes! Por conta disso, a ferrovia foi tristemente apelidada de "Ferrovia do Diabo" e foi considerada uma das obras de engenharia mais difíceis na época.

Palácio Presidente Getúlio Vargas (à esquerda) e Mercado Cultural de Porto Velho (à direita)
Mercado Central

Meu lugar preferido na capital rondoniense foi sem dúvidas o Rio Madeira. Que lugar lindo e cheio de boas energias! Fiz um passeio em um barco que saiu ali do Porto do Cai N'Água. O tour durou uma hora, mais ou menos, e percorreu um trecho do rio. Foi muito interessante ver as comunidades ribeirinhas que vivem por ali e apreciar a fauna e flora da região. Tive muuuita sorte de ver botos durante o passeio! Ah, e o sol brilhou bem forte! Foi muito especial.

Acesso ao píer (à esquerda) e Rio Madeira (à direita)
Porto do Cai N'Água
Ponte Rio Madeira
Comunidades ribeirinhas

O Parque da Cidade foi outro local que conheci, mas sinceramente não me senti muito confortável por lá. O parque possui uma grande área verde, com lago, quadras, playground, mesas e bancos, porém tudo parece abandonado e há poucos frequentadores. Enquanto eu estava tirando fotos, a segurança do local pediu gentilmente para eu ter cuidado com a câmera, pois era comum haver assaltos por ali. Fiquei com medo e acabei indo embora, sem aproveitar o local. Meu refúgio foi o Porto Velho Shopping, que fica ao lado do parque. Gostei bastante desse shopping! Há uma boa variedade de lojas e restaurantes e é bem agradável.

Entrada do Parque da Cidade
O parque possui um pequeno lago
Muita natureza!

Fui conhecer Porto Velho sem nenhuma expectativa e gostei de alguns lugares que visitei, como as Três Caixas D'Água e o Rio Madeira (que é lindo demais). Acho que a cidade possui grande potencial turístico, mas ainda está engatinhando nesse quesito. Faltam informações sobre os pontos turísticos na internet e na própria cidade. Não encontrei nenhum Centro de Atendimento ao Turista, por exemplo. Como era Carnaval, a maioria dos museus estavam fechados e não pude aproveitar tanto a viagem. Foi uma pena voltar para São Paulo sem conhecer o principal atrativo: o Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré... :(


NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.