PIRENÓPOLIS: A cidade das cavalhadas e dos mascarados!

Viagem realizada em fevereiro/2017


Pirenópolis é um charme de lugar! Confesso que nunca tinha ouvido falar dessa cidadezinha goiana, mas assim que vi a primeira foto no Google, fiquei apaixonada por suas casinhas coloridas e doida para conhecê-las pessoalmente. A oportunidade surgiu durante minha viagem à Brasília (se você não viu esse post, clique aqui). Piri fica a 150 quilômetros de distância da capital federal (e a 120 da capital goiana). É perfeita para um bate e volta, tanto para quem está em Brasília, como em Goiânia. Super pertinho!

Peguei um ônibus lá na rodoviária de Brasília e depois de quase duas horas, já estava passeando pelas ruas de pedra de Pirenópolis. Foi tranquilo ir e voltar de ônibus, mas acho muuuito melhor ir de carro, porque aí você consegue explorar toda a região (e não ficar preso apenas no centrinho). A estrada de Brasília até Piri é cheia de paisagens lindas. O ônibus passa até pelo famoso Salto do Corumbá, uma cachoeira lindíssima com mais de setenta metros de altura!

Paisagens da estrada
Salto do Corumbá
Finalmente, Pirenópolis!

A rodoviária fica bem próxima ao centro histórico e o acesso é super fácil, dá para ir caminhando tranquilamente. E por falar em caminhar, isso é uma das coisas mais gostosas para se fazer por lá. As ruas de Pirenópolis são cheias de casinhas coloridas construídas em meados do século XVIII. Esses casarões coloniais foram erguidos durante o ciclo do ouro de Goiás, época em que a cidade começou a ser povoada. A Igreja Matriz foi a primeira construção religiosa do estado e é desse período também. Felizmente, todas essas construções estão muito bem conservadas e, certamente, são elas que dão esse charme bucólico à cidade (juntamente com o calçamento de pedras típicas da região). Caminhar por lá é tipo fazer uma volta ao passado.

Olha que charme!
Os casarões foram construídos em meados do século XVIII
Detalhe da porta
Igreja Matriz

Além de ser tombada como Patrimônio Histórico Nacional, Pirenópolis é palco de uma das festas populares mais tradicionais de Goiás: a Festa do Divino. Esse festejo acontece cinquenta dias após a Páscoa e dura mais de vinte dias. Os hotéis ficam lotados e todas as ruas ganham uma decoração especial. Todo mundo quer participar e assistir as diversas manifestações folclóricas que tomam conta da cidade. Durante todo esse período da folia do Divino há apresentações das Pastorinhas (uma peça teatral encenada por jovens que conta a história de Cristo), Cavalhadas (uma encenação da batalha entre mouros e cristãos), mascarados andando pelas ruas (personagem típico da festa do Divino que representa a rebeldia), procissão, queima de fogos... Deve ser muito divertido e emocionante! Se você quiser mais detalhes sobre essa festividade, acesse o site oficial de Pirenópolis aqui.

Há muitas estátuas de mascarados espalhadas pelas ruas
Meu preferido: o mascarado viajante

Fiquei apenas um dia em Pirenópolis mas deu para perceber que a cidade tem uma ótima infraestrutura turística! São dezenas de hotéis, pousadas, restaurantes, bares, docerias, lojinhas de artesanatos, galerias de arte... Além do charmoso centro histórico, a cidade também tem alguns museus e muitos, mas muuuitos atrativos naturais! Há diversas cachoeiras, mirantes, reservas ecológicas e fazendas históricas espalhados pela região, aos pés da Serra dos Pireneus. Porém para conhecer esses atrativos é necessário estar de carro ou contratar algum dos serviços oferecidos pelas agências receptivas. Se você estiver a pé (como eu) só vai conseguir conhecer o centro histórico e um trechinho do Rio das Almas, que é muuuito frequentado pelos moradores e ótimo para se refrescar nos dias de calor.

O centro histórico é emoldurado por muuuito verde
Rio das Almas

Gostei bastante de conhecer Pirenópolis, mas como estava me locomovendo a pé e só fiquei um dia por lá, fui embora um pouco frustada... Queria muito ter explorado um pouco mais da cidade. O fato de ter ido visitá-la durante o feriado de Carnaval também me incomodou um pouco. As ruas e o comércio estavam lotados e isso tirou um pouco da tranquilidade do lugar. Quero voltar (de carro e fora de temporada) para conhecer mais detalhadamente o centro histórico e os atrativos naturais. Deve ter tanta cachoeira bonita... s2


GOSTOU DE PIRENÓPOLIS?
Aproveite que está pela região e conheça Brasília, a capital do Brasil.

ACESSE TAMBÉM:
www.pirenopolis.tur.br
casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/07/um-final-de-semana-em-pirenopolis-go.html

MINHA AVALIAÇÃO:


Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.