SERRO: Um encanto de cidade!

Viagem realizada em maio/2016


Gente, já vou logo avisando: eu amei, A-M-E-I conhecer Serro!!! Você já ouviu falar nessa cidadezinha histórica de Minas Gerais, cercada pelas montanhas da Serra do Espinhaço? Ela fica na famosa Estrada Real, bem pertinho de Diamantina. São apenas noventa quilômetros de distância, ou seja, é um local perfeito para você fazer um bate-volta (caso esteja viajando pela região).

O centrinho histórico é super bem cuidado e arrumadinho
Casarões e igrejas na praça principal de Serro

Serro é uma cidade bem pequena e super aconchegante! Estive por lá durante minha viagem à Diamantina. Dediquei um dia para conhecê-la e foi ótimo! Lá da rodoviária sai um ônibus com destino à Serro. Mas prepare-se porque demora muito para chegar. Quando consultei o tempo de viagem no site da companhia do ônibus dizia que a viagem durava cerca de uma hora e meia, mas na verdade demorou muuuuito mais! Foram quase duas horas e meia! Apesar do cansaço da viagem, achei que o passeio valeu super a pena (mas é claro que é muito melhor ir de carro)!

Casarões históricos 
Detalhes que só Minas tem!

Fiquei apaixonada por Serro quando vi uma foto da Igreja Santa Rita no blog Casos e Coisas da Bonfa (o link tá no final da matéria). Essa igrejinha é um dos cartões postais da cidade e fica no alto de uma escadaria. Para acessá-la é necessário subir quase sessenta degraus de pedra! Mas o esforço (e o cansaço nas pernas) vale super a pena! Além de ver a igreja de perto, a vista lá do alto é muuuito linda! Simplesmente amei esse lugar e não conseguia parar de fotografar!

Vista do alto da escadaria (à esquerda) e Igreja Santa Rita (à direita)
A Igreja de Santa Rita fica na parte mais alta da cidade

O centrinho histórico é pequeno, mas super bem cuidado e florido! Como eu não tinha nenhum mapa dos atrativos, sai caminhando despretensiosamente pelas ruas e observando com calma cada casario colonial. É uma verdadeira viagem no tempo! Além da igrejinha de Santa Rita, há mais algumas construções religiosas espalhadas pela cidade, como a Igreja do Carmo e a Igreja de Nossa Senhora das Mercês.

Igreja do Carmo
Igreja Nossa Senhora das Mercês
Paisagem em frente à Igreja Nossa Senhora das Mercês

Apesar de Serro ser uma cidade bem pequena, gostei bastante de conhecê-la. Achei os casarões super charmosos e bem conservados. É uma delícia caminhar por lá! Ouvi dizer que nos arredores há muitas opções de atividades de ecoturismo, mas como estava a pé, fiquei apenas no centro histórico. Infelizmente não provei o famoso queijo produzido por lá, pois todo o comércio estava fechado...


GOSTOU DE SERRO?
Visite Diamantina também! Fica bem pertinho.

ACESSE TAMBÉM:
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2013/03/um-feriado-em-diamantina-e-serro-mg.html

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.