TERESINA: A capital verde do Piauí

Viagem realizada em setembro/2019


Teresina foi mais uma das capitais que visitei no meu projeto de conhecer todos os estados brasileiros. Como ainda não tinha ido ao Piauí, organizei uma viagem de sete dias para lá durante minhas férias de 2019. O meu roteiro incluía Parnaíba, Barra Grande e Teresina. Como gosto muuuito de praia, privilegiei as cidades do litoral e fiquei apenas um dia em Teresina (para quem não sabe, Teresina é a única capital da região nordeste que não é banhada pelo mar). Sei que um dia é pouco para conhecer todos os atrativos turísticos da capital piauiense, mas consegui visitar alguns lugares bens legais e voltei para casa com gostinho de quero mais.

Cheguei em Teresina no começo da noite e fui direto para a pousada que eu havia reservado pelo Booking.com. A Pousada Executiva tinha uma boa avaliação no site, além de um ótimo preço. O atendimento foi excelente desde a primeira troca de e-mail e acho que esse é o ponto forte da hospedagem, juntamente com a localização estratégica. Ela fica bem no centro, pertinho de muito comércio, de transporte público e de vários lugares que eu queria visitar. A estrutura da pousada é beeem simples (é aquele tipo de local apenas para dormir), mas o simpático atendimento fez com que eu me sentisse em casa (e tivesse a melhor noite de sono de toda viagem). A diária incluía café da manhã (básico, mas gostoso) e sinal de wifi (o sinal era ótimo).

Pousada Executiva
Minha suíte

Quando o dia amanheceu, fui caminhando da pousada até o primeiro local que eu queria visitar: o Palácio de Karnak. Essa belíssima construção é do século XIX e sua arquitetura neoclássica foi inspirada nos templos gregos e romanos. O entorno do palácio também é muito bonito e bem cuidado. Há jardins, espelhos d'água e muitos passarinhos. É nesse prédio onde funciona o poder executivo do estado. Quase em frente ao palácio fica a Igreja São Benedito, uma das mais importantes da capital piauiense. Essa igreja foi construída pelo povo negro de Teresina, em 1886, e demorou doze anos para ficar pronta. Nessa época os negros eram proibidos de frequentar as outras igrejas da cidade (olha que absurdo!) e por isso sentiram a necessidade de terem sua própria igreja. Infelizmente não tirei nenhuma foto dela pois estava em reforma e cheia de tapumes na frente. :(

Palácio de Karnak
A área ao redor do palácio é muito bonita!

Continuei a caminhada pelo centro e passei por mais três construções imponentes: o Teatro 4 de Setembro (um dos principais centros culturais de Teresina, é do ano de 1894), o Palácio da Cidade (onde funciona a prefeitura, sua construção em estilo neoclássico é do ano de 1924) e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo (é a igreja mais antiga de Teresina, foi construída em 1852 e tem estilo neogótico). Também visitei o Mercado Central de São José, um ótimo local para compra de artesanatos e iguarias regionais.

Teatro 4 de setembro
Palácio da Cidade (à esquerda) e Igreja Nossa Senhora do Amparo (à direita)

O Museu do Piauí, também localizado na região central, foi um meus lugares preferidos! O museu funciona dentro de um bonito casarão de estilo neoclássico do ano de 1859. Fiz uma visita guiada que durou aproximadamente trinta minutos. O museu é enorme! São doze salas temáticas onde estão expostas mais de sete mil peças que ajudam a contar um pouco da história e da cultura do estado. Há artefatos pré-históricos (como fósseis), louças e porcelanas antigas, mobiliário do século XIX, quadros, moedas, roupas, artesanato regional (minha parte preferida), machados primitivos, arcos e flechas indígenas e até urna funerária!

Museu do Piauí
Representação de uma pintura antiga (à esquerda) e urna funerária (à direita)
Mobiliário do século XIX
Louça antiga (à esquerda) e bilro (à direita)
Artesanato regional

O Parque Ambiental Encontro dos Rios é outro lugar bem legal! Ele fica em um bairro chamado Poty Velho (é uns dez minutos de carro do centro). Nesse parque há alguns mirantes onde é possível observar o encontro dos dois rios que banham Teresina: o Poti e o Parnaíba. O parque é bem agradável e parece que foi revitalizado a pouco tempo. Além dos mirantes, há muito verde, um restaurante flutuante, lanchonete e diversos quiosques que comercializam artesanato típico da região. Na entrada do parque há uma estátua representando a famosa lenda piauiense do Cabeça de Cuia. Quem quiser conhecer a lenda pode procurar no Google ou ir ouvi-la lá no Piauí (os piauienses contam beeem melhor e com mais propriedade, rs).

Nesse mesmo bairro também está o Pólo Cerâmico do Poty Velho. Esse conjunto de lojas/ateliês fica super pertinho do parque ambiental (são apenas alguns quilômetros de distância). Aí nesses mais de 25 estabelecimentos é possível encontrar diversos objetos de cerâmica produzidos de forma artesanal (quem gosta de cerâmica vai ter um treco nesse lugar, rs). Essa tradição dos artefatos de cerâmica vem sendo passada de geração para geração desde 1964. Atualmente mais de trezentas famílias teresinenses trabalham com essa produção e exportam sua arte para todo o Brasil.

Parque Ambiental Encontro dos Rios
Pólo Cerâmico do Poty Velho

Outro lugar que me surpreendeu foi o Mirante da Ponte Estaiada. Esse mirante faz parte do Complexo Turístico Ponte João Isidoro França, localizado no bairro Fátima. Infelizmente não deu tempo de visitar todo o complexo e fui direto para o mirante. A emoção já começa na subida, pois o elevador que leva até o topo é panorâmico. Parece que ele nunca vai parar de subir, de tão alto que é. São 95 metros de altura!!! Lá no topo o mirante proporciona uma visão em 360 graus de Teresina. É muito bonito poder ver toda a cidade e perceber que ela é repleta de áreas verdes.

Entrada para o Mirante da Ponte Estaiada (à esquerda) e a ponte lá do alto do elevador panorâmico (à direita)
Vista do mirante: a cidade de Teresina em 360 graus

Gostei de conhecer Teresina! Sei que um dia foi pouco, mas felizmente consegui conhecer alguns lugares bem legais. Os meus preferidos foram o Museu do Piauí e o Mirante da Ponte Estaiada. Faltaram muitos locais (como por exemplo o Parque Potycabana que estava fechado durante minha viagem), mas quem sabe um dia eu volto! ;)


GOSTOU DE TERESINA?
Conheça o litoral piauiense também, como as cidades de Parnaíba e Barra Grande

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.