CABO DE SANTO AGOSTINHO: Um mar azul infinito

Viagem realizada em setembro/2013


Cabo de Santo Agostinho é uma cidade litorânea da região sul de Pernambuco e é muito conhecida por suas belíssimas praias e pela cor de seu mar, um azul turquesa indescritível. Sua localização é super estratégica: ela fica exatamente entre Recife e Porto de Galinhas. O trajeto de 35 quilômetros (aproximadamente) geralmente é percorrido em menos de uma hora. Ou seja, super rapidinho! Por conta disso, acaba sendo um destino ideal para um bate e volta, caso você esteja hospedado em uma dessas cidades vizinhas. Foi exatamente dessa forma que a conheci. Estava passando uns dias em Porto de Galinhas (clique aqui para ler o post completo desse rolê) e contratei o passeio Cabo de Santo Agostinho na agência Algarve Turismo (gostei bastante deste receptivo e super recomendo).

O passeio começou bem cedinho e por volta das nove horas já estávamos na estrada com destino à primeira parada: o Engenho Massangana. Eu não sabia, mas Cabo de Santo Agostinho também é um destino rico em história e cultura. Este engenho possui um preservado conjunto arquitetônico de meados do século XIX, época áurea do cultivo da cana-de-açúcar na região. O local é enooorme e repleto de verde, além de abrigar a Casa Grande (que hoje funciona como uma casa museu) e a charmosa Capela de São Mateus. Fizemos uma visita monitorada por estes dois espaços e gostei bastante de ouvir as histórias e curiosidades que a monitora nos contou. Um detalhe bem interessante é que o abolicionista Joaquim Nabuco passou uma parte de sua infância aí neste engenho (na época em que o local era gerenciado por sua madrinha).

Casa Grande do Engenho Massangana
Mobiliários expostos no museu
A charmosa Capela de São Mateus
Maquinário utilizado para moer a cana-de-açúcar

Dali do engenho seguimos para outro atrativo histórico: a Vila de Nazaré. Esta vila é considerada um dos primeiros povoados do país e, por conta disso, todo seu belíssimo conjunto arquitetônico é tombado como patrimônio histórico e artístico pelo Iphan. Por ali é possível conhecer a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré (construída no século XVI pelos portugueses), as ruínas muito bem preservadas do Convento Carmelita (foi erguido no século XVII e ainda hoje abriga uma comunidade de frades) e o Farol do Cabo de Santo Agostinho (infelizmente não é aberto à visitação), além de coloridas casinhas super antigas também. 

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré
Ruínas do antigo Convento Carmelita
Casinhas da Vila de Nazaré

A vila está localizada em um dos pontos mais altos da cidade, o que significa que há inúmeros mirantes ali ao redor. Um deles é o Mirante Vila Velha, também conhecido como Mirante de Nazaré. A vista deste local é perfeita e uma das mais famosas de Cabo de Santo Agostinho. Por ali é possível contemplar o mar, muita vegetação, algumas falésias e as ruínas da antiga Casa do Faroleiro (do ano de 1883). Simplesmente amei essa vista! s2

Pertinho dali há um outro mirante super bonito também: o Mirante Paraíso. Dessa vez avistamos o famoso Porto de Suape (um dos mais importantes do país) e a Praia de Suape. Essa praia tem cerca de dois quilômetros de extensão e suas águas são bem tranquilas, estilo piscininha. A infraestrutura é ótima, com restaurantes, bares, pousadas e até um calçadão no trecho mais urbano. Por conta disso, costuma ficar super movimentada, principalmente aos finais de semana, feriados e na alta temporada. Se você caminhar para o lado direito, chegará na foz do Rio Massangana; já do lado esquerdo (seguindo por uma estradinha ou por uma trilha), fica a pequeníssima Praia do Paraíso.

Na sequência seguimos para o Mirante Calhetas, outro local imperdível e com uma vista belíssima! Dali do alto pudemos admirar a deliciosa e pequenina Praia de Calhetas, a mais famosa de Cabo de Santo Agostinho. Este mirante fica na estradinha que dá acesso à praia, mas também é possível chegar descendo em uma tirolesa. Sim, é isso mesmo que você leu! Dali do alto do mirante, a dezoito metros de altura, há uma tirolesa que finaliza na praia. Obviamente que não tive coragem de encará-la e acabei chegando na praia de carro mesmo, rs. A Praia de Calhetas é muito bonita e vale a visita! O azul turquesa do mar cria um contraste muito bonito com as rochas e a vegetação que emolduram a faixa de areia. Apesar de pequena, tem uma boa infraestrutura turística, com alguns restaurantes e quiosques.

Mirante Vila Velha: a vista mais famosa de Cabo de Santo Agostinho!
Ali do Mirante do Paraíso é possível contemplar a praia e o porto de Suape
Outro mirante perfeito, dessa vez na Praia de Calhetas

Ao lado da Calhetas fica a Praia de Gaibu, considerada a mais urbana da cidade. Sua faixa de areia é bem extensa e em boa parte da orla é possível encontrar restaurantes, quiosques, lojas, pousadas e muito comércio. Uma curiosidade dessa praia é que do lado direito o mar é mais agitado e perfeito para o surfe. Já do lado esquerdo, as águas são bem mais calmas e há até a formação de algumas piscinas naturais na maré baixa. Isso acontece por conta de uma barreira de corais que fica em frente à praia, impedindo que as ondas fortes cheguem. 

Caminhando para o lado esquerdo, você chegará na Praia de Enseada dos Corais, que também tem o mar bem tranquilo e é super indicada para famílias com crianças. Infelizmente não conheci essa praia e nem as outras que ficam na região norte da cidade. Faltou ir na pequena Praia Pedra do Xaréu (é emoldurada por rochas e vegetação, criando um visual bem selvagem), na Praia de Itapuama (é extensa, tem o mar bastante agitado e boa infraestrutura) e na Praia do Paiva (pertence a uma reserva ecológica e possui um belíssimo coqueiral em sua orla, em um dos trechos formam-se piscinas naturais durante a maré baixa), além de conhecer a Ilha do Amor (que não é uma ilha, mas sim uma península super isolada onde só é possível chegar de barco ou caminhando).

Praia de Gaibu
Vi macaquinhos s2

Gostei bastante de Cabo de Santo Agostinho e o que mais me impressionou por lá foi a cor do mar. É um azul tão lindo que só indo e vendo pessoalmente pra entender. Meus lugares preferidos foram a Vila de Nazaré e a vista dos três mirantes que visitei. É impossível escolher qual mirante tinha a paisagem mais impressionante. Na dúvida, recomendo todos! rs Em relação às praias, achei todas bem bonitas, mas como fiquei pouquíssimo tempo nelas, acabei não me encantando por nenhuma. Tenho muita vontade de voltar e me hospedar na cidade, para poder conhecer tudo com mais calma.


GOSTOU DE CABO DE SANTO AGOSTINHO?
Visite outras cidades da região, como RecifePorto de Galinhas e Tamandaré (onde fica a lindíssima Praia dos Carneiros).

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.