Viagem realizada em setembro/2013
Extremoz fica no litoral do Rio Grande do Norte, mais precisamente na região metropolitana de Natal. Geralmente quem vai turistar na capital potiguar acaba conhecendo essa cidade também, já que o principal atrativo da região está localizado ali. Pois é, Extremoz é dona de um dos principais cartões-postais do estado: as Dunas de Genipabu. Provavelmente você já deve ter ouvido falar nessas imensas montanhas de areia, repletas de lagoas cristalinas e paisagens incríveis. Ir embora da região sem ter feito o tradicional passeio de bugue por essas dunas, é praticamente como não ter ido ao Rio Grande do Norte! :D Além dessas dunas, Extremoz tem muitos outros atrativos que valem a visita! Caso você tenha tempo disponível e prefira conhecer tudo com calma, sugiro até passar uns dias por lá. A cidade tem uma boa infraestrutura turística, com algumas opções de hospedagens e restaurantes à beira-mar. Como eu não tinha muito tempo livre, acabei fazendo um passeio bate e volta de bugue com o receptivo Cia dos Passeios (gostei bastante dessa agência, mas não sei se eles ainda funcionam).
A primeira praia de Extremoz é a Praia da Redinha, que fica logo após a Ponte Newton Navarro (um dos cartões-postais de Natal). Ela costuma ser mais frequentada pelos moradores da região e possui uma boa estrutura, com alguns restaurantes e barracas na orla. Uma curiosidade desta praia é que o lado direito (próximo à foz do Rio Potengi) pertence à Natal e é conhecido como Redinha Velha; já o canto esquerdo pertence à cidade de Extremoz e é conhecido como Redinha Nova. É nesta parte norte da Redinha que fica o Aquário Natal, considerado o maior aquário do nordeste brasileiro. Ele foi fundado em 1990 e tem como objetivo a preservação e conscientização ambiental. Ali dentro há diversos tanques e espaços com as mais variadas espécies de peixes e outros animais aquáticos e terrestres. Tinha até um tubarão!!! Gostei bastante de conhecer este local.
O Aquário Natal é considerado o maior aquário do nordeste |
Depois da extensa Redinha, vem a Praia de Santa Rita e, na sequência, a famosa Praia de Genipabu. Essa praia é lindíssima!!! Fiquei completamente apaixonada pela cor de seu mar: um degradê com diversos tons de azul e verde. A Praia de Genipabu tem uma boa infraestrutura turística, com algumas opções de hospedagens e restaurantes. O canto direito foi o meu lugar preferido! O visual deste pedacinho da praia é ainda mais bonito e exótico por conta das dunas que existem por ali. Óbvio que eu subi até o topo e fiquei embasbacada com a paisagem dali do alto. A praia vista deste ângulo é ainda mais linda e com certeza compensa todo o esforço da subida. Depois de aproveitarmos essa paisagem, retornamos para o bugue e seguimos para a Lagoa de Genipabu, que fica ali pertinho (no meio das dunas). Essa lagoa é muito bonita também! Toda essa região de dunas que percorremos faz parte do Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu, uma área de preservação com mais de mil hectares.
Cantinho direito da Praia de Genipabu |
Olha a cor desse mar!!! |
Lagoa de Genipabu |
Seguimos de bugue por mais alguns quilômetros até chegarmos na foz do Rio Ceará-Mirim, onde desembarcamos e fizemos a travessia de balsa até a outra margem. Essa balsa era super rústica e pequena (só cabia um veículo em cada uma). Ah, e funcionava manualmente! A praia do outro lado do rio chama-se Praia da Barra do Rio e é muito bonita também. O rolê de bugue continuou por mais alguns minutos até chegarmos na nossa próxima parada: a Lagoa de Pitangui. Essa lagoa é belíssima e enooorme (é considerada uma das maiores do estado)! Em todo seu entorno há muitas dunas e vegetação nativa. O único "probleminha" era que estava L-O-T-A-D-A! E olha que fizemos este passeio em uma quinta-feira, na baixa temporada. :O Nosso ponto de apoio por lá foi Bar da Lagoa (não sei se eles ainda existem). Este local tinha uma ótima estrutura, com restaurante, mesas dentro da água, sanitários, brinquedos aquáticos... Porém, como tudo estava muito cheio, acabei não curtindo tanto e ficamos pouquíssimo tempo por lá.
Chegando na Lagoa de Pitangui |
A lagoa estava lotadaaa!!! |
Saímos da lagoa e seguimos para a melhor parte do passeio: andar de bugue nas dunas!!! Elas eram altíssimas, super íngremes e pareciam não ter fim. E eu AMEI! Foi muito, muito bom! A sensação de estar naquele lugar, contemplando toda aquela paisagem, é indescritível. Só indo pra saber. É bem tradicional o bugueiro perguntar se você quer o passeio com ou sem emoção. Na época (quando eu era jovem, rs), pedi com emoção, mas hoje optaria pelo sem emoção. O bugueiro fez muitas manobras radicais e meu coração quase saiu pela boca. Isso sem falar que bugues não possuem nenhum equipamento de segurança, então, caso aconteça algum acidente, os passageiros estarão lascados. Também é imprescindível contratar um bugueiro que tenha MUITA experiência e que seja credenciado pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte.
O bugueiro nos explicou que existem dois tipos de dunas: as móveis (possuem a areia mais fininha e mudam de posição de acordo com o vento) e as fixas (geralmente são mais duras e permanecem sempre no mesmo lugar). Passamos pelas duas e foi muito interessante ver essa diferença. Nesta parte do passeio fizemos algumas paradas. Uma delas foi na Lagoa de Jacumã (que já fica na cidade de Ceará-Mirim), onde corajosamente fiz o aerobunda e o esquibunda. Foi muuuito divertido! As dunas que percorremos nesta parte do passeio foram as Dunas de Pitangui (localizada na Praia de Pitangui, a última de Extremoz) e as Dunas de Jacumã (em Ceará-Mirim).
A melhor parte do dia: o passeio de bugue pelas dunas! |
Olha essa vista para a Praia de Pitangui! |
O famoso esquibunda |
É claro que não podia faltar o aerobunda! |
Amei conhecer todos os atrativos de Extremoz! Essa cidade está repleta de belezas naturais e é quase impossível dizer qual foi o meu lugar preferido. Tudo foi muito incrível!!! As dunas, as praias, as paisagens dos mirantes, as lagoas, a cor do mar, a emoção no passeio de bugue... Só de lembrar já sinto saudades! s2 Acho que quero voltar! :D
GOSTOU DE EXTREMOZ?
Visite outras cidades do litoral do Rio Grande do Norte, como Natal, Galinhos e Tibau do Sul. São lugares lindos que valem a visita!
MINHA AVALIAÇÃO:
Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.