BENTO GONÇALVES E GARIBALDI: Vinho, vinho e mais vinho!

Viagem realizada em janeiro/2013



Bento Gonçalves e Garibaldi são vizinhas e pertencem à região serrana do Rio Grande do Sul. Tudo nessas cidades remete à cultura da uva e do vinho, pois as duas foram colonizadas por italianos, que trocaram sua terra natal com a esperança de uma vida melhor aqui no Brasil. Visitamos essas cidades durante nossa viagem à Gramado. Agendamos o passeio "Tour da Uva e do Vinho" com a agência Jardineira das Hortênsias. Eles foram ótimos desde o primeiro atendimento por e-mail até o final do passeio. Super recomendamos! O tour durou o dia inteiro (saímos às 7h30 e retornamos para Gramado às 21h).

A primeira cidade que visitamos foi Bento Gonçalves, que é conhecida como a cidade do vinho. Um dos maiores atrativos de lá é o Caminho de Pedras. Essa região é como se fosse um museu a céu aberto sobre a imigração italiana. Há muitas construções lindíssimas do início do século XIX (erguidas pelos primeiros imigrantes) que foram restauradas e transformadas em locais turísticos. Há restaurantes, cantinas, vinícolas, cafés, docerias, tecelagens, ateliês e até fazenda de ovinos! Adorei essa região e fiquei com muita vontade de conhecer cada construção. Tudo é produzido artesanalmente, como faziam os primeiros imigrantes que vieram para o Brasil. É muito interessante!

Casinhas do Caminho de Pedras

O único atrativo que conhecemos mais de pertinho foi a Cantina Strapazzon. Essa cantina é bem pequena e super familiar. Adorei esse lugar! Foi muito legal conhecer um parreiral, poder provar uvas direto do pé e acompanhar de pertinho a produção de vinhos. Além desses vinhos, a família também produz sucos, pães, doces e muitas outras delícias. E olha que coisa boa: teve degustação de alguns desses produtos! Demais, não é? Sem falar que os Strapazzons são simpaticíssimos! Fomos muuuito bem recebidos por todos seus integrantes! Ah, tava quase esquecendo de contar: algumas cenas do filme "O quatrilho" foram filmadas aí. Olha que orgulho!

Parreiral da Cantina Strapazzon
Caminhamos no meio do parreiral
Provamos uva direto do pé
Tonéis onde os vinhos são armazenados
Tonel de vinho (à esquerda) e pães assados na hora (à direita)

Saímos do Caminho de Pedras e fomos para o Vale dos Vinhedos. As paisagens dessa região são lindas! Fiquei apaixonada pelos quilômetros e quilômetros de parreirais! Lá visitamos a Vinícola Miolo. Achei essa vinícola legal e bem grande, super diferente da outra, que era pequena e familiar. Confesso que não gostei muito do atendimento, mas a infraestrutura da vinícola é de impressionar! A parte mais bonita é onde os barris são armazenados (tem uma luz amarelada linda). Também degustamos vinhos e tivemos um mini curso de sommelier.

Paisagem linda na estradinha do Vale dos Vinhedos
Entrada da Vinícola Miolo
Vinícola Miolo
Salão onde os vinhos são armazenados
Muito vinho!

Em Garibaldi (a cidade dos espumantes), conhecemos a Cooperativa Vinícola Garibaldi. A visita foi rápida e também teve degustação. Na verdade essa visita não estava no nosso roteiro, mas como o passeio de trem que faríamos depois atrasou, eles acabaram nos levando até lá para preencher o tempo livre.

De Garibaldi, seguimos para a estação de trem de Carlos Barbosa, pois é de lá que parte o famoso passeio de maria-fumaça que vai até Bento Gonçalves. Foram 1h30 de passeio (cerca de 23 quilômetros). A locomotiva, da década de trinta, é super bonita e charmosa, e chama atenção por onde passa! Mas gostei mais ou menos do passeio... As paisagens do trajeto não são bonitas e, por conta disso, tem umas atrações musicais dentro do trem para o passeio não ficar tedioso. Também teve degustação de vinho, suco e uva. Na saída da cidade de Bento Gonçalves passamos por um pórtico super legal! É um barril com dezessete metros de altura. Muito bonito!

Maria-fumaça
Estação de Garibaldi
É um passeio bem tranquilo, quase sem paisagens
O pórtico de Bento Gonçalves (à esquerda) e a maria-fumaça (à direita)

Das duas cidades que conhecemos nesse dia, Bento Gonçalves foi a que mais me chamou a atenção. O Caminho de Pedras é lindo, assim como as paisagens do Vale dos Vinhedos! Adorei conhecer as vinícolas e os diversos tipos de uvas produzidos. Foi muuuito legal! A única coisa que atrapalhou um pouquinho esse dia foi a chuva. rs


GOSTOU DE BENTO GONÇALVES?
Visite outras cidades da Serra Gaúcha, como Gramado e Canela!

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.