PARATY: História, arquitetura, gastronomia e praias lindas

Viagem realizada em dezembro/2008



Paraty é uma graça e tem um dos mais importantes patrimônios históricos do Brasil! Foi fundada em 1531 e cresceu durante o Ciclo do Ouro. Todo o ouro retirado de Minas Gerais era trazido pela Estrada Real até chegar no porto de Paraty para ser embarcado à Portugal. Hoje, essa cidade encantadora é um dos destinos turísticos mais concorridos do estado do Rio de Janeiro e abriga um dos festivais literários mais famosos do mundo: a Festa Literária Internacional de Paraty (mais conhecida como Flip).

Estive por lá apenas por dois dias, quando estava hospedada em Trindade. O que mais me chamou a atenção na cidade é a diversidade de coisas para se fazer. Tem praias, ilhas, passeios de barco, mergulho, cachoeiras... Sem falar do centrinho histórico, que é encantador! Conheci pouca coisa, mas gostei de tudo e fui embora com um gostinho de quero mais.

Um dia foi dedicado ao Centro Histórico, mas choveu muito, muito mesmo e quase não aproveitei o passeio. Me abriguei da chuva dentro das lojinhas ou cachaçarias e pouco andei pelas ruas. Mas o pouquinho que deu para conhecer me encantou!

Igreja de Santa Rita

Casarão colonial
O calçamento das ruas ainda é preservado
namoradeira
Rio Perequê-Açu

O segundo dia foi bem mais legal e proveitoso. O tempo estava melhor e cheguei cedinho para fazer um passeio de barco. O roteiro foi esse: Ilha Comprida (não descemos na ilha, mas deu para ver muuuuuitos peixinhos), Praia da Lula (muito bonita), Lagoa Azul (meio sem gracinha) e Praia Vermelha (muito bonita também, vi uma estrela do mar).

Vista do Centro Histórico
Uma das ilhas que vimos pelo caminho
Chegando na Ilha Comprida
Peixinhos
Praia da Lula 
Nossa escuna
Praia Vermelha
Vimos até uma estrela do mar

Como só fiquei dois dias em Paraty não deu para conhecer muitos lugares. Morri de vontade de ir à Ponta da Juatinga, Cajaiba... Taí um motivo pra voltar! rs


GOSTOU DE PARATY?
Aproveite a viagem e conheça Trindade. Fica ao lado!

ACESSE TAMBÉM:
www.paraty.tur.br
www.paraty.com.br

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.